A cidade de Betânia ficava perto de Jerusalém - uns três quilômetros, apenas. Muitos judeus tinham ido à casa de Marta e Maria para consolá-las por causa do irmão. Quando Marta ouviu que Jesus estava chegando, foi ao encontro dEle. Maria, porém, ficou sentada em casa.
Então Marta disse a Jesus:
- “Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas, ainda, agora, eu sei: tudo o que pedires a Deus, ele te dará”.
Jesus disse: “Teu irmão vai ressuscitar”.
Marta disse: “Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia”.
Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em mim, mesmo que morra, viverá”.
Lenda, ou história
Uma antiga tradição oriental afirma que São Lázaro foi bispo de Chipre. No século X, no ano 900, o imperador Leão VI teria feito transportar suas relíquias de Chipre para Constantinópla.
Também, os franceses afirmam ter sido ele bispo de Marselha e martirizado durante a perseguição de Nero.
Festa de São Lázaro
A Festa de São Lázaro é dessas coisas que só acontecem no Brasil. Em alguns terreiros, era oferecido um almoço para os cachorros no dia de São Lázaro, 11 de fevereiro.
- Almoço para os cachorros?
O culto
Supõe-se que a origem do culto é européia, embora não se tenhamos notícia desse ritual na Europa. São Lázaro tinha um ferimento que foi curado pelas lambidas de um cachorro. Inclusive, algumas imagens do santo têm um cachorro que lambe suas feridas.
Crença
No Brasil, a figura de São Lázaro é sincretizada com entidades afro-brasileiras, que, também curam doenças de pele. Geralmente, a pessoa que está doente faz uma promessa ao santo. Obtendo a cura, oferece um banquete para os cães, geralmente nos terreiros de mina. Pode ser um almoço ou jantar. Os convidados, sempre em número ímpar - são os cachorros!
Ritual
Nos terreiros, a comida é preparada desde cedo, com muito capricho. Uma toalha de renda decora a mesa, no chão. Chegada a hora, aparecem os cachorros, trazidos pelos donos.
Às vezes, há um anfitrião que está pagando promessa. É gente que se curou de uma doença de pele, ou teve problema com seu cachorrinho: se ele sumiu e foi encontrado com ajuda de São Lázaro, é essa a hora de agradecer.
Cá com meus botões
Verdade, ou imaginação; real, ou mitologia; fé, ou crendice. Não importa. O importante é que São Lázaro – pelo menos aquele do tempo de Jesus Cristo – continua espertando esperança nos necessitados. E, com fé, muitos recebem suas bênçãos.
- O importante é a devoção.
Fonte: Antonio Roque Ferreira

Sábado, 2 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)