Porto Velho (RO) sábado, 30 de maio de 2020
×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Resenha política 31/08/10


Robson Oliveira

 

Expectativa

Resenha política 31/08/10 - Gente de OpiniãoAmanhã, pela TV Rondônia, o Ibope divulga a segunda rodada de pesquisa para o Governo de Rondônia e para o Senado Federal. Nos comitês dos candidatos a expectativa é imensa pelos estragos que os percentuais podem provocar.

Julgamento

Gente de OpiniãoO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga na próxima terça-feira o processo de apelação do candidato a Governador de Rondônia pelo PSDB, Expedito Junior. O tucano tem consciência de que será dificílimo conseguir reformar a sentença do TRE-RO que o enquadrou no rol dos candidatos denominados 'ficha sujas”. Hoje quem sobe ao cadafalso para a degola é Joaquim Roriz, candidato a governador do DF. É pule de dez quem apostar que o TSE mantenha Roriz barrados das eleições.

Abalo

Resenha política 31/08/10 - Gente de OpiniãoA tendência do TSE sobre o caso concreto de Expedito Junior é mantê-lo impugnado nas eleições, isso não significa que fique fora do pleito imediatamente porque há possibilidades recursais para procrastinar o processo. Mas a possibilidade de ganhar e não levar (devido à impugnação) tem provocado abalos irremediáveis na campanha de Junior. Já há quem aposte que o candidato não consiga passar para o segundo turno, algo inimaginável até semanas atrás.

Esperança

Gente de OpiniãoOs candidatos alimentam a esperança do Supremo Tribunal Federal (STF) declarar inconstitucional a nova regra. Os palpiteiros de plantão fazem suas apostas, mas quem conhece os bastidores das cortes superiores sabe o quanto é imprevisível hoje o resultado. Existe uma divisão clara de opiniões sobre a constitucionalidade no âmbito do STF. Pela formação da corte hoje, o empate é o melhor palpite. Caberia ao presidente desempatar.  

Engano

Gente de OpiniãoQuem apostar que o STF vai colocar em pauta para votação antes das eleições a lei 'ficha limpa' vai quebrar a cara. Primeiro porque não é conveniente colocar em julgamento imediato uma matéria dessa natureza e com repercussão popular tão forte. Segundo, com a aposentadoria do ministro Eros Grau, a licença médica do ministro Joaquim Barbosa e a licença do ministro  Celso Melo fica impossível alcançar o quorum para votar algo tão significativo. Portanto, o risco de ganhar e não levar é dos candidatos. E eles sabem disso. 

Agressividade

Gente de OpiniãoTem partido da campanha da senadora Fátima Cleide (PT) os principais ataques a campanha de reeleição do senador Valdir Raupp (PMDB), ambos aliados de Dilma Rousseff e membros da base do governo no Senado Federal. A agressividade é óbvia: o senador tem aparecido na frente em todas as pesquisas da senadora. Apesar dos ataques, inclusive com site apócrifos, a coordenação de Raupp decidiu que não vai responder.

Perda

Gente de OpiniãoMuitos seguidores do senador Valdir Raupp que tem a senadora Fátima Cleide como segundo opção começa a avaliar a possibilidade de mudar o voto devido à forma agressiva dos petistas. O curioso é que contra os demais concorrentes a 'companheira' não faz nada. Especialmente contra aqueles que a acusa de defender apenas a lei da homofobia.

Inconformismo

Gente de OpiniãoOs petistas rondonienses estão inconformados com a gravação veiculada no programa eleitoral com Lula e Dilma pedindo votos para Valdir Raupp. Teve um que apressadamente postou comentário sustentando que o depoimento do presidente era uma montagem. Bobagem, Lula gravou para todos os candidatos da base aliada. Vão ficar mais irritados quando virem que outros 'cardeias' do PT também gravaram pedindo votos para Raupp. Até o prefeito da capital Roberto Sobrinho havia prometido gravar, mas recuou devido à pressão. Não recuou de dar o segundo voto. Aliás, esta briga só interessa a K-Sol.

Crescimento

Gente de OpiniãoÉ inegável o avanço da candidatura e K-Ula. O candidato governista começou a crescer na hora certa, pois é agora que o eleitor indeciso define o voto. E em quase todas as regiões. Ele enfrenta o maior obstáculo na capital e na região de Ariquemes, localidades onde o candidato do PMDB e do PT possuem raízes.

Suplício

Gente de OpiniãoA candidata a deputada federal pelo PMDB, Léa Leandro, faz exatamente o contrário do que indica os manuais de marketing político: começa a fala dizendo que já perdeu 22 vezes. E pede uma oportunidade. Pela apresentação da candidata no programa eleitoral a tendência é ela amargar a 23ª derrota. Léa já colocou as tetas as vistas, já fez campanha de charrete, se vestiu de forma inusual, enfim, procurou se destacar dos demais concorrestes e não logrou sucesso. O que não se pode negar é a persistência e a obstinação da candidata.

Animado

Gente de OpiniãoJá o ganhador da mega sena e candidato a deputado federal pelo PDT, Roberto Kuppê, está animado com a campanha e acredita que tem chance de chegar lá. Ele tem marcado presença nos bairros da capital e promete surpreender nas urnas. Uma tarefa hercúlea, mas nada impossível para quem já acertou sozinho os números da mega. Em tempo: ele bem que podia sugerir uns números para este escriba fazer uma fezinha hoje. 

Soberba

Gente de OpiniãoCarlinhos Camurça, candidato a deputado estadual, deveria puxar as orelhas dos seus liderados antes que seja tarde. Tudo por causa da soberba dos cabos eleitorais que propagam por aí que o candidato já estaria negociando a presidência da Assembléia  Legislativa. Além de ser obrigado a conseguir uma excelente votação, Camurça terá que bater concorrentes da coligação bons de urnas. Portanto, cautela e caldo de galinha é indicado para os boquirrotos.

Avaliados

Gente de OpiniãoAs sondagens indicam que os nomes mais bem avaliados para deputado estadual são: Jesualdo Pires, Jaques Testone, Davi Chiquilito, Valter Araújo, Rafael Santos, Epifânia do PT, Edvaldo Soares, Edson Martins, Adelino Follador, Neodi Oliveira, Zequinha Araújo, Alexandre Brito, Brito do Incra, Sueli Aragão, Neri Firigolo, Luizinho Goebel e Ernandes Amorim. Exatamente nesta sequência. Isso não significa que vão se eleger. Mas é um indicativo.

Avaliados II

Gente de OpiniãoPara deputado federal aparecem os nomes de Marinha Raupp, Carlos Magno, Natan Donadon, Lindomar Garçom, Mauro Nazif, Moreira Mendes, Milton Capixaba, Val Ferreira e Doutora Raquel. Na ordem. 

Teto

A cada dia que se aproxima das eleições Dilma Rousseff cresce nas pesquisas na proporção que Serra encolhe. Os engajados contrários falam que ela atingiu o teto. Eu desconfio que o céu é o limite...


Em tempo: aviso aos leitores que esta coluna nunca escondeu a preferência pela candidata, antes que algum engraçado escreva insulto; aliás, a votação dela é um insulto ao tucanato.


 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



 Fonte:  Robson Oliveira - [email protected]
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Robson Oliveira

Marcos Rocha e as sinecuras + Ilhado + Ostracismo + Absurdo + Recomendação

Marcos Rocha e as sinecuras + Ilhado + Ostracismo + Absurdo + Recomendação

SINECURADepois de vinte anos o Governo de Rondônia decidiu recriar a Secretaria de Estado de Obras, que havia sido fundida há duas décadas ao Depart

Ideologização + Contaminação + Infecção + Tragédia + Gambiarra

Ideologização + Contaminação + Infecção + Tragédia + Gambiarra

IDEOLOGIZAÇÃODesde que a pandemia do Covid 19 se instalou no país, ceifando vidas em todos os estados e no mundo, os grupos que se rivalizam nas red

Energisa e o perdão de dois bilhões de reais + Pecaminoso + Pavão misterioso

Energisa e o perdão de dois bilhões de reais + Pecaminoso + Pavão misterioso

ENERGISAO deputado federal Mauro Nazif (PSB) foi no ponto certo: “governador tome vergonha na cara”. O desabafo do parlamentar foi ao abordar o proj

Roleta russa + Lero lero de Fernando Máximo + Rocha culpou a imprensa

Roleta russa + Lero lero de Fernando Máximo + Rocha culpou a imprensa

ROLETA RUSSAA decisão de prefeitos e governadores de flexibilizar o isolamento na maioria das cidades do país pode custar ainda à população em geral