Porto Velho (RO) sábado, 6 de junho de 2020
×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Resenha política 21/06/10


 
 

Coligado

Resenha política 21/06/10 - Gente de Opinião
PMDB, PDT e PCdoB fecharam o acordo e vão as urnas coligados na chapa majoritária com Confúcio Moura e Airton Gurgacz. As articulações começaram ainda em abril com os presidentes dos partidos conversando entre si.

Articulador

Gente de Opinião
O PDT somente decidiu entrar na coligação peemedebista depois que os dirigentes do PCdoB, Manoel Carlos e Magno Guedes, fizeram uma ponte entre Raupp e Gurgacz. O senador pedetista ainda não havia diluído a traição peemedebista (liderada pelo então senador Amir Lando) a sua candidatura a governador nas eleições de 2002.

Protagonista

Gente de Opinião
Os comunistas ganharam espaço na coligação pelo papel exercido nos bastidores e pela capacidade que demonstraram de agregar os partidos nessa coligação. Confúcio Moura formou um conselho político com cinco nomes para alinhavar um programa de governo coordenara campanha.

Diferença

Gente de Opinião
Coube a PCdoB indicar um nome para o conselho política da campanha de Confúcio, bem diferente do que ocorreu na primeira campanha de Roberto Sobrinho quando os comunistas indicaram o vice e foram impedidos de palpitar. Aliás, a relação entre o prefeito da capital o os comunistas nunca foram boas.

Constrangimento

Gente de Opinião
Os petistas Roberto Sobrinho, Fátima Cleide e Tácito Pereira tentaram convencer o PCdoB a apoiar a candidatura de Eduardo Valverde. O trio agendou uma reunião com o Renato Rabelo, presidente do Comitê Central, na esperança de que a direção nacional da legenda interviesse em Rondônia. Para surpresa dos três, ao entrar na reunião, encontraram o presidente do PCdoB de Rondônia, Manoel Carlos ao lado de Rebelo. O constrangimento foi enorme e ainda foram avisados que em Rondônia o partido tinha liberdade para se coligar com qualquer partido da base aliada de Lula, inclusive o PMDB.

Desdém

Gente de Opinião
A verdade é que o PT local imaginava que poderia contar com o PCdoB por bem ou mal, ou seja, que o Comitê Central terminaria impondo em Rondônia o apoio a Valverde. Esqueceram de um detalhe: Manoel Carlos é membro do Comitê Central e mantinha os demais membros informados das negociações com o PMDB. O desdém custou aos petistas o isolamento.

Rapidez

Gente de Opinião
Ao contrário do PT, o PMDB procurou a direção estadual do PCdoB desde o ano passado e chegou a convidar o ex-vereador David Chiquilito para vice de Confúcio. Em fevereiro, no gabinete do senador Valdir Raupp, Confúcio se reuniu com os comunistas Renato Rebelo, Manoel Carlos Néri, Magno Guedes e o senador cearense Inácio Arruda (entusiasta da coligação rondoniense). A rapidez de Raupp rendeu hoje o apoio do PCdoB ao PMDB.

Lucro

Gente de Opinião
Valverde não contará com PDT nem PCdoB, mas a senadora Fátima Cleide terminou recebendo o apoio declarado dos pedetistas a sua campanha a reeleição. Vários membros do PCdoB também já declararam que vão cravar o segundo voto na senadora, visto que a militância vai de Raupp como primeira opção. Saiu no lucro.

Exigência

Gente de Opinião
A única exigência dos comunistas aos peemedebistas é que Confúcio inclua em seu programa de governo propostas claras de melhoria da educação, saúde e valorização dos servidores públicos. O partido prometeu apresentar algumas delas nos próximos dias para serem incluídas no programa. Óbvio que o PMDB acatou o pedido.

Dividido

Gente de Opinião
Já o PSB ainda não definiu com quem vai se coligar. Os ‘socialistas’ estão divididos em três: a primeira liderada pelo deputado federal Mauro Nazif não esconde o desejo de apoiar O PSDB de Expedito Junior; a segunda, liderada por um dezena de diretórios do interior quer se juntar ao PT de Eduardo Valverde e, a terceira, liderada pelo ex-vereador Alan Queiroz, luta para que o partido opte pelo atual governador João Cahulla.

Conversa

Gente de Opinião
Mauro Nazif também conversou hoje com o senador Valdir Raupp (PMDB). A tarde se reúne com João Cahulla (agendada pelo deputado federal Moreira Mendes). Ele pode não aderir à coligação peemedebista, mas adiantou que vai apoiar a candidatura de reeleição do senador Raupp. O apoio do PSB é disputado por todos os candidatos, inclusive do PT.

Dentro

Gente de Opinião
“A despeito de uma informação de um jornalão paulista de que o ex-senador Expedito Junior (PSDB) estaria fora da disputa por ser alcançado pela lei ‘Ficha Limpa”, é quase zero que esta possibilidade ocorra porque o ex-senador já cumpriu a pena que lhe foi imposta. Aumenta-la depois de cumprida nos parece juridicamente impossível. A não ser decida concorrer na Correia do Norte.

Fora

Gente de Opinião
Quanto as pretensões de Amaury Santos, João da Muleta, Marco Donadon, Carlão de Oliveira, Ronilton Capixaba, Natan Donadon, Ernandes Amorim, Helia Amorim, Milton Capixaba, entre outros, devem ser barrados da disputa pela nova regra.

Pedido

Gente de Opinião
Encontra-se sobre a mesa do Corregedor da Câmara Federal, ACM Neto, um pedido para a cassação do deputado federal Ernandes Amorim. Apesar do pedido o parlamentar continua batendo duro no MPF, na PF do BNDS e no governo Lula. Confusão é o que não vai faltar ao deputado.


 

 Fonte: Robson Oliveira
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Robson Oliveira

Promessas + Mentira + Recursos + Atenções estarão voltadas ao TSE

Promessas + Mentira + Recursos + Atenções estarão voltadas ao TSE

PROMESSASO número enorme de pessoas infectadas e mortas pelo COVID 19 em Guajará-Mirim é uma prova indelével da incompetência das autoridades estadu

Marcos Rocha e as sinecuras + Ilhado + Ostracismo + Absurdo + Recomendação

Marcos Rocha e as sinecuras + Ilhado + Ostracismo + Absurdo + Recomendação

SINECURADepois de vinte anos o Governo de Rondônia decidiu recriar a Secretaria de Estado de Obras, que havia sido fundida há duas décadas ao Depart

Ideologização + Contaminação + Infecção + Tragédia + Gambiarra

Ideologização + Contaminação + Infecção + Tragédia + Gambiarra

IDEOLOGIZAÇÃODesde que a pandemia do Covid 19 se instalou no país, ceifando vidas em todos os estados e no mundo, os grupos que se rivalizam nas red

Energisa e o perdão de dois bilhões de reais + Pecaminoso + Pavão misterioso

Energisa e o perdão de dois bilhões de reais + Pecaminoso + Pavão misterioso

ENERGISAO deputado federal Mauro Nazif (PSB) foi no ponto certo: “governador tome vergonha na cara”. O desabafo do parlamentar foi ao abordar o proj