Porto Velho (RO) sábado, 21 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Resenha política 17/11/10


 Resenha política 17/11/10 - Gente de Opinião



Adágio

Algo que deveria ser apenas mais uma rotina administrativa, a transição entre o governo que sai e o que entra não está sendo com a civilidade e o espírito republicano que deveriam nortear as ações dos eventuais detentores de mandato eletivo. Diz o adágio: “O poder é efêmero”. Alguns que saem não entenderam o espírito que permeia o ditado. O pior é que, uns que tentam entrar na nova leva, querem repetir o erro. Hummm!

Subterrâneo

Resenha política 17/11/10 - Gente de OpiniãoContinua a luta subterrânea pela presidência da Assembleia Legislativa. Depois que a imprensa trouxe a lume alguns 'entendimentos' preliminares, as conversas entabuladas passaram a ser feitas de forma mais discreta. O que indica que a peleja vai ser mesmo empurrada mais pra frente, em especial quando o Natal chegar e as atenções do eleitor estiverem voltadas para os presentes de final de ano.

Enigma

'Alguns privilegiados' não terão do que reclamar com as festas de final de ano. Nem com as despesas velhas e novas. É que papai Noel já está com o saco cheio para sobrevoar a Arigolândia e visitar suas chaminés na calada da madrugada.

 

Inovando

Resenha política 17/11/10 - Gente de OpiniãoO governador eleito Confúcio Moura inovou sua comunicação e tem pautado a imprensa através de seu Twitter. Adepto das ferramentas das Redes sociais, durante a campanha Moura acordava cedinho para 'tuitar' e navegar na rede mundial. É um bom instrumento de comunicação, mas suscetível aos problemas inerentes ao mundo digital. Ainda vai colher dissabores.

Aviso

Resenha política 17/11/10 - Gente de OpiniãoNas últimas mensagens postadas em sua página Confúcio Moura mandou um recado curto e objetivo aos 'amigos' de campanha, avisando que a 'viúva' não têm como acomodar todos em suas tetas (não foi com estas palavras). O curioso é que a mensagem é destinada apenas aos correligionários do PMDB, o que provocou lamúrias nos ouvidos dos parlamentares da legenda.

Sinal

Resenha política 17/11/10 - Gente de OpiniãoO recado dado pelo twitter aos peemedebistas acendeu o sinal amarelo nas legendas que ajudaram a eleger o novo governador, pois seus militantes aguardam uma oportunidade para ocupar os cargos.

Decifrando

Resenha política 17/11/10 - Gente de OpiniãoUma coisa ninguém pode negar e Confúcio Moura tem toda razão: não há espaço para acomodar tanta gente e tanto interesse. E muitos vão parar no sinal vermelho da ante sala palaciana. Isso se conseguirem subir as escadas após a posse. Nem todos entenderam. Outros fizeram cara de paisagem para driblar as inconveniências. Já os acostumados a decifrar as mensagens palacianas entenderam o aviso e submergiram. O sinal foi dado.

Ungido

Pelas movimentações nos bastidores políticos, o advogado e ex-procurador da Prefeitura de Ariquemes, Ricardo de Sá, vai colaborar na operação política do novo governo. Ele tem conversado com parlamentares eleitos com muita desenvoltura e tem sido um interlocutor privilegiado. É um profissional da melhor qualidade e uma pessoa com credibilidade para as funções designadas. É pule de dez no novo governo. Assim como Ângelo Angelim.

Experiências

Resenha política 17/11/10 - Gente de OpiniãoConfúcio está percorrendo Estados e verificando as experiências bem sucedidas nas diversas áreas para macaquear pra Rondônia. Ele tem consciência do tamanho do desafio que vai encarar e os problemas que vão surgir, mas sabe que não será capaz de resolvê-los com a rapidez que a população almeja. Como é um político visionário e qualificado, é possível que consiga implementar algumas dessas experiências com sucesso e com celeridade.

Gargalo

Resenha política 17/11/10 - Gente de OpiniãoA área da Saúde é o maior gargalo. Quem visita o hospital João Paulo II toma um susto com o que vê e fica indignado com a forma indigente com que é tratada nossa população mais humilde esparramada pelo chão sujo. Moura já detectou o problema e promete contratar emergencialmente leitos particulares para atender a população.

Emergência

Resenha política 17/11/10 - Gente de OpiniãoA contratação de leitos na rede privada é uma boa saída emergencial, mas pode virar um problema caso o governador não estabeleça critérios, pois os políticos adoram transportar seus 'doentes' e vão querer tratamento diferenciado para eles. Não esqueçamos que vem por aí uma nova eleição municipal.

Leão

Depois de quatro anos de correção na tabela de imposto de Renda da Pessoa Física, o benefício chegou ao fim. Termina este ano, segundo informa a jornalista Martha Beck, o compromisso do governo de repor parte das perdas provocadas pela inflação na renda dos trabalhadores que precisam acertar as contas com o Leão. Caso não seja prorrogado o benefício com a correção da tabela, a mordida do Leão em 2011 vai ser muito maior.

Romaria

Resenha política 17/11/10 - Gente de OpiniãoOs corredores do Congresso Nacional estão abarrotados de prefeitos de todo país em busca nos últimos nacos no orçamento da União que vão à análise e aprovação nos próximos dias. Este escriba encontrou com alguns alcaides rondonienses nos gabinetes da bancada federal.

Romaria II

O gabinete do senador Valdir Raupp virou acampamento dos prefeitos rondonienses. Muitos deles ficaram felizes com as emendas destinadas pelo senador para suas cidades, mas a deputada federal Marinha Raupp é a campeã em assegurar emendas orçamentárias para os municípios de Rondônia, o que justifica o aumento de sua votação.

Resenha política 17/11/10 - Gente de OpiniãoLibelo

Está equivocada a maioria das leituras do libelo do jornalista Paulo Queiroz em busca de receber o que lhe é devido. Se bem o conheço, o apelo por empréstimos e/ou doações é, quando muito, um recurso de retórica para conferir dramaticidade ao texto. Ou seja, não está na miséria que a leitura apressada pode sugerir.

Cerco

Aliás, ele diz isso lá - que não está “na iminência do desabastecimento doméstico, ou seja, ameaçado pela fome”. Mas a ressalva só aparece depois que o leitor está inteiramente tomado pelo drama do endividado sob o cerco furioso dos credores.

Ator

A essa altura, até a inépcia empresarial para montar o negócio do site – que é a causa principal da insolvência do jornalista – passa despercebida pela carga emotiva da história do profissional sem receber salários há um ano. Para quem não está informado, Paulo Queiroz já fez teatro. Sabe, portanto, mexer com o interlocutor pela teatralização do texto. Azar de quem for o seu alvo.

Estrelado

Somos amigos há muitos anos e nos conhecemos desde a Paraíba, quando ele já assinava seus excelentes textos no jornal O NORTE (já havia nele a vontade intrínseca de vir para estas paragens). Aliás, não era raro ler textos com suas digitais sobre arte e teatro paraibano. Poucos sabem, mas ele estreou nas telas ao lado de Valderedo Paiva no filme “O Salário da Morte”, do cineasta Linduarte Noronha. Quase ninguém sabe, mas nessa fita contracenaram com a hoje global Eliane Giardini, então em seu primeiro e juvenil papel na telona.

Avençado

Trabalhei ao seu lado em vários momentos, inclusive na última campanha. No primeiro turno fiquei responsável pela quitação dos salários dos colegas no comitê do senador Raupp. Todos os salários tratados pelo senador com os profissionais da área foram honrados antes do avençado, inclusive o dele, como reconhece na cobrança.

Débito

No segundo turno, a quitação dos salários ficou a cargo de outra pessoa, visto que eram débitos da campanha de governo. E ele, exatamente o melhor de nós, não recebeu. Lamento o ocorrido e me solidarizo ao seu libelo.

Provocação

A dramaticidade do texto, assim como gosta o governador eleito, é parte da alma artista do nosso decano maior. Já a forma provocativa de receber os numerários devidos pode não ter sido a mais adequada, mas vai surtir o efeito desejado, haja vista que os responsáveis em quitá-los não retornavam as ligações.

Gravação

O prefeito de Alvorada, Laerte Gomes, cobrou a este colunista a fita com eventuais gravações que supostamente teria levado a desistir da candidatura a deputado estadual. Esta coluna havia informado em março passado a existência da fita. A verdade é que uma fonte até então confiável mentiu para o escriba e deu a 'informação' com interesses inconfessáveis. Mesmo não justificando a barrigada, a coluna está mais atenta com suas fontes. As gravações não existem. Registro feito. E o prefeito ainda me fez gozação. Bem feito...

Reunião

A bancada federal de Rondônia se reuniu hoje (quarta-feira), à tarde, na Câmara Federal e discutiu os critérios para as emendas ao orçamento da União destinado aos municípios rondonienses. O presidente da Associação dos Prefeitos, Laete Gomes, encaminhou os pleitos dos alcaides.

Paz

Resenha política 17/11/10 - Gente de OpiniãoA reunião serviu também para que os parlamentares federais fizessem as pazes com o Executivo Estadual (o próximo governador) e ficou definido que vão destinar recursos federais diretamente para o Estado. Antes somente os municípios recebiam a premazia devido os problemas políticos causados pelo mandatário estadual com a bancada. A paz foi selada após uma visita de Confúcio Moura aos gabinetes.

Conversação

Resenha política 17/11/10 - Gente de OpiniãoConfúcio Moura e Valdir Raupp almoçaram hoje num conhecido restaurante da capital federal. O cardápio não foi revelado, mas quem assistiu a tudo disse que foi uma conversa amistosa de dois líderes que combinaram arregaçar as mangas por Rondônia. Ambos estreitaram o relacionamento no decorrer do segundo turno e mantiveram a relação após as urnas abertas. O senador adiantou que não vai opinar sobre o secretariado do governador e que apoiará aqueles eventualmente convidados. Ressaltou que somente emitirá opinião quando consultado. E mesmo assim quando achar necessário.

Livre

Resenha política 17/11/10 - Gente de OpiniãoRaupp avisou aos mais próximos que não vai se prestar a cavar espaço pessoal para ninguém e que Moura tem o direito de escolher livremente aqueles que vão implementar as suas propostas de campanha. Cabendo aos aliados ajudar e evitar constranger o governador. Está correto a postura do senador.

Secretariado

Resenha política 17/11/10 - Gente de OpiniãoO governador Confucio Moura revelou hoje pela manhã no gabinete do senador Valdir Raupp que anuncia os secretários até o próximo dia 10 de dezembro. Disse ainda que para a pasta da Educação procura alguém com o perfil da empresária Viviane Sena. Continua um sonhador nosso governador.

Inclusão

Moura voltou a prometer a implantação da Universidade Estadual. Ressaltou, porém, que vai começar com o método de educação a distância, ou seja, cursos virtuais. Uma modalidade que vem crescendo em topo país e que consegue socializar o conhecimento.

Anel

Resenha política 17/11/10 - Gente de OpiniãoO senador Raupp defendeu junto aos membros da bancada uma emenda para a construção do Anel Viário de Porto Velho. Depois de receber uma votação expressiva na capital o senador passou a defender com mais afinco os interesses dos portovelhenses.


 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



 Fonte:  Robson Oliveira - robsonoliveirapvh@hotmail.com
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube / Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Robson Oliveira

Bipolaridade do governo + Operação com a Polícia Federal + Os conflitos agrários

Bipolaridade do governo + Operação com a Polícia Federal + Os conflitos agrários

BIPOLAR – A bancada do PSL - partido da família Bolsonaro – passa por dois dilemas difíceis de resolver: o primeiro na Câmara Federal - é contra a ins

Os estúpidos! + Lorota  + gasoduto para abastecer Rondônia + Marcos Rocha e os madeireiros

Os estúpidos! + Lorota + gasoduto para abastecer Rondônia + Marcos Rocha e os madeireiros

ESTÚPIDOS – Embora os seguidores (cegos) do bolsonarismo não vejam os danos causados às exportações brasileiras pelas besteiras e pelos impropérios

Secretário néscio + Boquirroto + Garimpo é um desastre + Ufanismo

Secretário néscio + Boquirroto + Garimpo é um desastre + Ufanismo

NÉSCIO – Ao propor a extinção do Incra para que o estado avoque as funções fundiárias desenvolvidas pelo órgão federal, Evandro Padovani, Secretário d

Bazar da Solidariedade + Exagero em relação ao projeto de abuso de autoridade + As declarações destemperadas do presidente

Bazar da Solidariedade + Exagero em relação ao projeto de abuso de autoridade + As declarações destemperadas do presidente

BAZAR – O evento “Bazar da Solidariedade”, de iniciativa do Procurador Federal Reginaldo Trindade, ocorrido sábado passado na capital para arrecadar f