Porto Velho (RO) sexta-feira, 5 de junho de 2020
×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Resenha política 05/07/10



 

Resenha política 05/07/10 - Gente de Opinião

 
 

Barrado

Gente de OpiniãoDepois de discursar na convenção tucana com adjetivos acerbos contra o ex-governador e candidato a senador pelo PP (Ivo K-Sol) e, em seguida se unir ao desafeto, o pretenso candidato a senador pelo PHS, Melki Donadon, é considerado persona não grata na coligação. De acordo com o presidente do PPS, Donadon vai ser barrado no palanque e ficará sem o tempo de TV e rádio da coligação.

 

Ausência

Resenha política 05/07/10 - Gente de OpiniãoDurante a passagem da comitiva de João Cahulla e K-Sol na festa de abertura da Feira Agropecuária de Vilhena, sexta-feira passada, a ausência de Melki Donadon não passou despercebida. Aliás, alguns dos candidatos a deputado estadual e federal da coligação e presentes ao evento não escondiam o constrangimento do ingresso de Melki no palanque dos candidatos do PP e PPS. 

 

Comitiva

Gente de OpiniãoJoão Cahulla (PPS) foi recebido no aeroporto de Vilhena por um número expressivo de populares e partidários, o que indica que sua pretensão em se manter no cargo não pode ser subestimada pelos adversários, pois o “cabra” aprendeu os caminhos das pedras políticas com muita rapidez e arredondou o discurso.

 

Solitário

Gente de OpiniãoJá K-Sol (PP) não recebeu o mesmo tratamento caloroso do pupilo em Vilhena. No parque de exposição, o ex-governador caminhava sem empolgar os transeuntes nem com o cortejo de aliados de outrora. É a prova cabal de que rei morto é rei posto. Isso não significa que sua influência política no estado diminuiu. Ao contrário, continua sendo um forte candidato. E cabo-eleitoral. Mas não é imbatível.

 

Alvo

Gente de OpiniãoQuem continua no périplo pelos municípios é o peemedebista Valdir Raupp. Em três dias visitou doze municípios e concedeu inúmeras entrevistas nas mais diversas rádios e sites por onde passou. Ele tem consciência de que a disputa vai ser dura e sabe que os adversários vão usar de todos os tipos de expedientes para tentar criar dificuldades e constrangimentos na sua campanha pela reeleição.  Aliás, já vem sendo alvo da base aliada do Planalto.

 

Fôlego

Gente de OpiniãoO candidato a governador pelo PSDB, Expedito Júnior, também é rápido e percorre os municípios para evitar queda, em especial para os ex-aliados palacianos. Os tucanos saíram da convenção com baixas ao perder o apoio do PHS e PMN, além do PSB. Como JR é ágil, escolheu um vice com rapidez para conter qualquer desgaste. Por enquanto sua campanha está redonda. É difícil prever qual fôlego que possui ($) para mantê-la nos atuais patamares. 

 

Saldo

Gente de OpiniãoO candidato do PT, Eduardo Valverde, conseguiu finalmente produzir um fato novo ao atrair para seu palanque o PSB do Dr. Mauro. Saiu do isolamento e busca espaço para empinar a candidatura que se encontrava em total obscurantismo. E o PSB saiu no saldo (?) mesmo depois de dormitar no ninho tucano e amanhecer no petista. 

 

Constrangimento

Numa inauguração de um centro de apoio ao pecuarista (Centro Moisés Freitas) dentro do parque de exposição em Vilhena, o governador João Cahulla ficou constrangido quando a pecuarista Carla Freitas (anfitriã) cumprimentou todas as autoridades que compunham a mesa e esqueceu exatamente dele (Cahulla). O constrangimento aumento depois que o cerimonial do palácio alertou a anfitriã sobre a gafe cometida, obrigando-a a se desculpar pelo lapso cometido. E o fez piorando a situação quando revelou que não sabia de quem se tratava. Não fosse o excesso de zelo do cerimonial a gafe teria passado despercebida.

 

Gentleman

Ao discursar o governador relegou a gafe e foi de uma elegância incomum ao tecer loas à anfitriã e à família Freitas. Aproveitou a oportunidade para defender os feitos do governo e alfinetar com sutileza os adversários.

 

Civilidade

Gente de OpiniãoO cumprimento mais observado foi o do deputado estadual Tiziu Jidalias ao senador Valdir Raupp. Foi um cumprimento respeitoso e protocolar de ambos, visto que nenhum deles se atura desde que romperam as relações políticas.

 
 

Suplentes

Gente de OpiniãoO suplente ao Senado de Valdir Raupp é o ex-deputado estadual e ex-prefeito da capital Tomás Correia. De Ivo Cassol é o ex-deputado estadual e federal Reditário Cassol e de Fátima Cleide é o ex-deputado federal Eurípedes Miranda. Todos estão sem mandatos e tentam retornar a ribalta política no banco de reserva de titulares craques de votos.

 

IBOPE

Gente de OpiniãoEstá programada a divulgação oficial de três pesquisas do IBOPE para as candidaturas majoritárias de Rondônia. Ainda sem data marcada para divulgação nem para a apuração dos dados. Uma coisa é certa: os comitês vão aguardar os números nervosos porque a disputa tente a ser acirrada pela primeira e segunda vaga no turno final das eleições.

 

Fofoca

Gente de OpiniãoNa solenidade de posse de Wilber Coimbra no cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas o deputado estadual afirmava categoricamente que o candidato a governador Expedito Junior havia desistido da candidatura. A fofoca se espalhou que nem vento por todo Estado, o que obrigou o comitê eleitoral de JR soltar uma nota negando a fofoca.

Posse

Resenha política 05/07/10 - Gente de OpiniãoUma liminar requerida pelo PSB impediu a posse de David Chiquilito na vaga deixada na Assembléia Legislativa pela renúncia de Wilber Coimbra. O PSB alegou a regra da infidelidade partidária para evitar a pose de Chiquilito porque ele trocou a legenda pelo PCdoB. Uma pena que a melhor revelação da política da capital seja duas vezes penalizada (também teve o mandato de vereador tomado pelo mesmo motivo), mas dificilmente vão conseguir impedir a trajetória promissora do rapaz que tem tudo para ser vencedora. 

 

Ilustre

Os vilhenenses desfrutaram da presença do ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues, que participou ativamente da feira agropecuária. O ex-ministro fez generosos elogios aos parlamentares rondonienses Moreira Mendes e Valdir Raupp.

 

Sova

O ex-governador do Paraná e candidato ao Senado, Roberto Requião, levou um soco na fuça neste domingo no aeroporto de Campo Mourão. O golpe foi desferido pelo presidente do PPS paranaense, Rubens Bueno. Após o murro o ex-governador cantou de galo e disse que daria facilmente uma surra do agressor, mas não é isso que se espera de alguém que quer ser senador da república. Então ta.    

 

Adin

Os partidos nanicos estão sendo acionados para ingressarem com ações de inconstitucionalidades contra a lei ficha limpa. Resenha política 05/07/10 - Gente de OpiniãoOs grandes estão receosos de ingressarem com ADIn para evitar um desgaste junto à opinião pública.

 

Princípios

A verdade é que a nova regra viola frontalmente princípios constitucionais a exemplo da presunção da inocência até o trânsito em julgado de ação condenatória e o princípio da anualidade, que impede alteração no processo eleitoral a menos de um ano das eleições. Abrir mão dessa seguridade jurídica é pior do que abrir a porteira e deixar os fichas suja passarem. Cada vez que a constituição é relativizada quem perde é o país. Mesmo sendo por uma causa nobre.  

 

Incoerência

Pior é ver a OAB defender uma aberração jurídica. A aplicação da lei imediata, mesmo sendo uma necessidade premente, é uma incoerência para uma instituição indispensável à distribuição da justiça e uma forte defensora do Estado Democrático de Direito. Em nome do clamor muita aberração jurídica tem sido criada ao arrepio da nossa carta magna. Esse filme já assistimos e o epílogo não foi feliz.

 

Registro

De passagem por Vilhena reencontramos o grande advogado Carlos Eduardo Pietrobom. O velho jurista continua com a sabedoria de sempre e um humor cada vez mais afinado.  

Fonte:  Robson Oliveira
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Robson Oliveira

Promessas + Mentira + Recursos + Atenções estarão voltadas ao TSE

Promessas + Mentira + Recursos + Atenções estarão voltadas ao TSE

PROMESSASO número enorme de pessoas infectadas e mortas pelo COVID 19 em Guajará-Mirim é uma prova indelével da incompetência das autoridades estadu

Marcos Rocha e as sinecuras + Ilhado + Ostracismo + Absurdo + Recomendação

Marcos Rocha e as sinecuras + Ilhado + Ostracismo + Absurdo + Recomendação

SINECURADepois de vinte anos o Governo de Rondônia decidiu recriar a Secretaria de Estado de Obras, que havia sido fundida há duas décadas ao Depart

Ideologização + Contaminação + Infecção + Tragédia + Gambiarra

Ideologização + Contaminação + Infecção + Tragédia + Gambiarra

IDEOLOGIZAÇÃODesde que a pandemia do Covid 19 se instalou no país, ceifando vidas em todos os estados e no mundo, os grupos que se rivalizam nas red

Energisa e o perdão de dois bilhões de reais + Pecaminoso + Pavão misterioso

Energisa e o perdão de dois bilhões de reais + Pecaminoso + Pavão misterioso

ENERGISAO deputado federal Mauro Nazif (PSB) foi no ponto certo: “governador tome vergonha na cara”. O desabafo do parlamentar foi ao abordar o proj