Porto Velho (RO) sexta-feira, 20 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Resenha política 01/10/10


 

Pesquisa

Resenha política 01/10/10 - Gente de Opinião
Os meios políticos foram surpreendidos neste final de semana com a procrastinação da divulgação dos números da última pesquisa do IBOPE para governador e senador em Rondônia. A pesquisa foi contratada pela TV-RO e registrada no Tribunal Regional Eeleitoral no início da semana. Muito tititi passou a rondar a demora pela divulgação.

 
 

Justificativa


Resenha política 01/10/10 - Gente de OpiniãoA direção da TV Rondônia, em contato que esta coluna fez, justificou a demora pela divulgação ao atraso da tabulação dos dads colhidos. Disse ainda que hoje ou amanhã (02) é que os percentuais vão ser divulgados pela emissora. A explicação é coerente, mas a demora causou estranheza e muito tititi. Isso porque em nenhuma outra eleição em Rondônia este atraso aconteceu. Ademais, no termo compromissos recíprocos que a emissora fez os partidos assinarem confirmando a presença dos candidatos no debate do dia 28, consta o dia 30 de setembroi como data limite em que a última pesuisa do Ibope seria divulgada.


Tendência


Resenha política 01/10/10 - Gente de OpiniãoIndependente do que vão revelar os percentuais, os números divulgados até o momento indicam um segundo turno entre os candidatos Confúcio Moura e João K-Ula. A tendência é que os números a ser divulgados em cima da hora mantenham a disputa pelas duas vagas entre os dois. Isso não significa que a fatura esteja consumada, pois até domingo uma parcela indecisa do eleitores pode perfeitamente mudar esta tendência. Ou não.


Tsumani


Resenha política 01/10/10 - Gente de OpiniãoCaso não ocorra nenhum tusinami político de hoje à domingo, ou um fenômeno eleitoral que nenhuma pesquisa conseguiu detectar, Valdir Raupp e Ivo Cassol tendem a levar as duas vagas senatoriais neste domingo. Ninguém se surpreenda se o resultado final mostrar a classificação nesta ordem.


Reação


Resenha política 01/10/10 - Gente de OpiniãoA candidata a senadora Fátima Cléide reagiu no principal colégio eleitoral (Porto Velho) e recuperou a primeira posição. Ocorre que os dois principais concorrentes diretos também oscilaram pra cima na capital e no interior. O que impediu que a reação da senadora fosse devastadora como ocorreu oito anos atrás. A explicação é simples: nestas eleições, ela não gozou da exclusividade da ‘onda Lula’ e foi obrigada a dividir o apoio do presidente da República com o peemedebista Valdir Raupp.

Ataque


Resenha política 01/10/10 - Gente de OpiniãoA Polícia Federal deu um flagrante no Comitê Eleitoral do candidato a deputado federal Israel Xavier (PT) e apreendeu caixas de material apócrifo contra o candidato a senador pelo PMDB, Valdir Raupp. O meterial estava pronto para ser jogado nas principais avenidas de Porto Velho, como ocorreu em outros municípios. O ataque ao ex-aliado não foi uma obra articulada pelo candidato petista, segundo apurou a coluna. Tudo indica que a idéia partiu dos aloprados petistas do andar de baixo que apostavam no desgaste do senador para favorecer a sua candidata. Um erro bobo.


Nota


Resenha política 01/10/10 - Gente de OpiniãoPior do que a ‘alopragem’ foi uma Nota cretina publicada pelo Comitê de Israel Xavier sugerindo que o material preso pela PF teria sido uma armação dos adversários. Conversa fiada! Foi coisa de aloprado. Ou é uma armação com cheiro de ‘fogo amigo’... Aliás, não é segredo que as disputas internas nas hostes petistas são ensandecidas.


Digitais


Resenha política 01/10/10 - Gente de OpiniãoMesmo os petistas negando que não são responsáveis pelo material apócrifo contra Valdir Raupp apreendido pela PF nas dependências de um Comitê do PT, é difícil acreditar diante das evidências. Exemplo disso é um email com o mesmo material criminoso que está sendo postado aos jornalistas por um graduado advogado militante do partido. Este escriba também recebeu o email que foi postado com as digitais do endereço do causíadico. Salvei a mensagem para comprovar numa eventual hipótese de desmentido.


Irretroatividade


Resenha política 01/10/10 - Gente de OpiniãoO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (30), à noite, que a lei 'Ficha Limpa' não retroage para aumentar um prazo de inelegibilidade já cumprido. A decisão foi proferida no caso do candidato a governador de Alagoas, Ronaldo Lessa (PSB). A decisão está sendo comemorada por outros candidatos encalacrados que aguardam julgamento, como é o caso concreto de Expedito Junior, candidato pelo PSDB ao Governo de Rondônia.


Desgaste


Resenha política 01/10/10 - Gente de OpiniãoOs partidários de Expedito Junior comemoram nesta sexta-feira (01) a decisão do TSE, mas não escondem a decepção pela demora do julgamento, visto que o candidato foi prejudicado na campanha pela indecisão do TSE. Em agosto o tucano aparecia na frente dos concorrestes em todas as pesquisas apuradas, mas despencou para terceiro devido ao desgate que colheu com a impugnação da candidatura e pela indecisão de julgamentoes no STF e no TSE.

Trama


Resenha política 01/10/10 - Gente de OpiniãoApesar da boa notícia, o Comitê eleitoral do tucano foi pego de surpresa com uma matéria nacional envolvendo Junior a uma trama jurídica com o genro de um ministro do STF.


Tarde


Resenha política 01/10/10 - Gente de OpiniãoExpedito Junior tem se envolvido em enrascadas jurídicas desde as eleições passadas, quando teve seu mandato de senador passado à lâmina por crime eleitoral. A tempestade ainda paira sobre sua cabeça, o que refletiu negativamente em sua candidatura a governador. A notícia de que pode escapar da “Lei da Ficha Limpa” pode ter sido tarde para recuperar o dano sofrido com o desgaste.


Vítima


Resenha política 01/10/10 - Gente de OpiniãoUm fato ninguém pode negar: a impugnação com a indecisão do julgamento da 'Lei da Ficha Limpa” foram os principais motivos pelos quais a candidatura de Expedito Junior desmilinguiu. Ele foi vítima da própria circunstância. Mais assim é a lei: Dura lex, led lex. E os adversários aproveitaram o fato para depenar o tucano.


Sem votos


Gente de OpiniãoVários candidatos impugnados que conseguiram liminares para se manter na disputa não vão ter os votos apurados e divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral neste domingo. São eles: Miguel Sena, Carlinhos Camurça,Marcos Donandon, Kaká Mendonça, Natan Donadon, Melki Donandon, Sueli Aragão, Ernandes Amorim e Daniela Amorim, entre outros menos famosos.


 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



 Fonte:  Robson Oliveira - robsonoliveirapvh@hotmail.com
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube / Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Robson Oliveira

Bipolaridade do governo + Operação com a Polícia Federal + Os conflitos agrários

Bipolaridade do governo + Operação com a Polícia Federal + Os conflitos agrários

BIPOLAR – A bancada do PSL - partido da família Bolsonaro – passa por dois dilemas difíceis de resolver: o primeiro na Câmara Federal - é contra a ins

Os estúpidos! + Lorota  + gasoduto para abastecer Rondônia + Marcos Rocha e os madeireiros

Os estúpidos! + Lorota + gasoduto para abastecer Rondônia + Marcos Rocha e os madeireiros

ESTÚPIDOS – Embora os seguidores (cegos) do bolsonarismo não vejam os danos causados às exportações brasileiras pelas besteiras e pelos impropérios

Secretário néscio + Boquirroto + Garimpo é um desastre + Ufanismo

Secretário néscio + Boquirroto + Garimpo é um desastre + Ufanismo

NÉSCIO – Ao propor a extinção do Incra para que o estado avoque as funções fundiárias desenvolvidas pelo órgão federal, Evandro Padovani, Secretário d

Bazar da Solidariedade + Exagero em relação ao projeto de abuso de autoridade + As declarações destemperadas do presidente

Bazar da Solidariedade + Exagero em relação ao projeto de abuso de autoridade + As declarações destemperadas do presidente

BAZAR – O evento “Bazar da Solidariedade”, de iniciativa do Procurador Federal Reginaldo Trindade, ocorrido sábado passado na capital para arrecadar f