Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

O ministro do TSE apenas impediu a antecipação da diplomação do segundo colocado...


Robson Oliveira

 

Liminar

O ministro do TSE apenas impediu a antecipação da diplomação do segundo colocado... - Gente de OpiniãoO governador Confúcio Moura (PMDB) conseguiu uma liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira, para permanecer no cargo até o julgamento final da decisão que o cassou no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia. Esta coluna já havia antecipado que em casos similares (Paraíba e Maranhão) o TSE havia concedido, embora o julgamento não tenha sido concluído pelo pedido de vistas feito pelo juiz Delson Moreira. Por falta de conhecimento jurídico houve quem interpretasse equivocadamente (?) que a liminar havia anulado a cassação, o que não é o caso. O ministro do TSE apenas impediu a antecipação da diplomação do segundo colocado antes do trânsito e julgado da ação. Algo previsível nos meios forenses.
 

Cassação

Gente de OpiniãoNa próxima sessão a corte eleitoral retomará o julgamento, mas três votos contra aos embargos do governador já foram anunciados e apenas um favorável. O juiz José Robles optou em aguardar o pedido de vistas para anunciar o voto. No entanto, a tendência pela manutenção da cassação está formada.  

 

Pauta

Gente de OpiniãoDurante a sessão desta quinta-feira os advogados de Expedito Junior requereram à corte que seja pautada imediatamente mais uma ação de investigação judicial eleitoral com outro pedido de cassação contra o governador Confúcio Moura e o vice, visto que o relator já comunicou à secretaria do TRE que a ação está conclusa pra julgamento. Isto depois que MPE e partes acordaram sobre um incidente pendente. Há uma enorme expectativa em relação aos fatos que fundamentam esta investigação porque são tão ou mais graves quantos aqueles que motivaram a primeira cassação.

 

Comemoração

Gente de OpiniãoA liminar que o Confúcio Moura conseguiu no Tribunal Superior Eleitoral amenizou o clima pesado que recaiu sobre o governo, os auxiliares e os asseclas desde o final do ano passado com as operações policiais. Embora uma boa notícia num rio de manchetes ruins, a liminar mantém o governador no cargo até que seja julgado o mérito da ação e não há nada que garanta que consiga reverter à cassação.

 

Perfunctória

Gente de OpiniãoA assessoria de Confúcio Moura aproveitou uma frase contida na liminar relativa à suposta fragilidade das provas para desdenhar a decisão da corte local. Mas escondeu o contexto em que foi formulada, ou seja, de forma perfunctória. E o que significa este termo tão utilizado no mundo jurídico? Segundo nossos filólogos, perfunctório é o mesmo: pouco útil, passageiro, superficial; aquilo que se pratica sem uma finalidade definida ou apenas para cumprir uma obrigação.  Tiraram do contexto por razões óbvias visando minimizar os estragos da cassação. Ademais, o ministro que concedeu a liminar (esperada pelas duas partes), não analisou ainda os autos (já que estão em Rondônia) para firmar convicção das provas. O que fez foi antecipar a tutela o que corriqueiramente ocorre em casos similares. Como tem perdido todas, a liminar serve de alento para um governo paralisado e juridicamente no limbo.

 

Desprezo

Um amigo paranaense que retornou à capital rondoniense depois de dez anos para visitar familiares na páscoa, em contato com este cabeça chata, se disse abismado com o desprezo de nossas autoridades municipais para com a cidade. Para o amigo, apesar do crescimento, Porto Velho está pior que a década em que residiu aqui. E é verdade, pois a atual gestão se notabilizou com uma competência inigualável em derrubar árvores e destruir calçadas. Trabalhar em prol do munícipe e embelezar a cidade não é a sua especialidade.

 

Humilhação

O ministro do TSE apenas impediu a antecipação da diplomação do segundo colocado... - Gente de Opinião

O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente “Maria dos Anjos”Cedeca/RO -ingressou com ação civil pelo fim da revista vexatória e obrigatória pela qual passam crianças e adolescentes em visita a familiares internos no sistema penitenciário e os próprios familiares de adolescentes em unidades socioeducativas, no estado de Rondônia. É uma questão que gera muita polêmica, mas o cerne do problema é a inércia das autoridades estaduais em adquirir equipamentos eletrônicos para realizar as revistas sem causar humilhação com verificações constrangedoras.

 

 

Exemplo

Gente de OpiniãoDias atrás autoridades do governo passado, a exemplo de Ivo K-Sol, passaram a responder por improbidade administrativa exatamente porque descumpriram normas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente no interior da unidade de internação da capital. Para quem acreditava que não dava em nada, está aí um exemplo a não ser seguido.

 

CAARO

Não é de hoje que os planos de saúde aprontam contra os seus associados. Este cabeça chata adquiriu um plano de saúde conveniado com a Caixa de Assistência da OAB local e, ao tentar utilizar, foi surpreendido com o descredenciamento do único hospital (Central) que oferece os serviços médicos com a especialidade que necessitava. Na hora de vender o plano (não é barato) o vendedor fez exatamente propaganda do convênio (SulAmérica) com o hospital para convencer este cabeçudo a adquirir. Apesar de estar inclinado a mudar, vou antes exigir o ressarcimento. E registro aqui meu descontentamento para alertar os colegas.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: é uma possibilidade ainda distante a candidatura de Fernando Máximo pelo PL

Eleições 2024: é uma possibilidade ainda distante a candidatura de Fernando Máximo pelo PL

JIPANão causou nenhuma surpresa à coluna a nova operação da Polícia Federal no município de Ji-Paraná que apura supostos desvios de conduta do prefe

Ivo Cassol, retomando a elegibilidade, é um forte postulante ao Governo de Rondônia

Ivo Cassol, retomando a elegibilidade, é um forte postulante ao Governo de Rondônia

FICHA SUJACom a inelegibilidade de oito anos em razão de condenação penal que o inabilitou pela lei da ficha limpa, Ivo Cassol está de volta. Pelas

OAB-RO promoveu um evento sobre o caos aéreos

OAB-RO promoveu um evento sobre o caos aéreos

PREDADORESFinalmente a OAB-RO promoveu um evento sobre o caos aéreos e suas consequências que merecem elogios. Bem diferente de outros que não passa

Fernando Máximo surgiu na política como uma enorme surpresa eleitoral

Fernando Máximo surgiu na política como uma enorme surpresa eleitoral

ESCÁRNIONão pegou de surpresa apenas a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Rondônia o falso diploma de doutora que a professora Viviane

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)