Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Centro de Defesa tem acesso negado mais uma vez em unidade socioeducativa de Porto Velho


Centro de Defesa tem acesso negado mais uma vez em unidade socioeducativa de Porto Velho - Gente de Opinião 

Pela segunda vez em um mês, o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente “Maria dos Anjos”- Cedeca/RO teve o acesso negado em uma unidade socioeducativa, pela Secretaria de Estado de Justiça – Sejus, através de documento expedido que limita a entrada nas unidades. Desta vez, a negativa ocorreu na manhã desta quinta-feira (9), na Unidade Masculina Sentenciados I, na Rua Rio de Janeiro, bairro Lagoa, em Porto Velho.

Apesar de estar composta pelos advogados, Vinicius Valentin Raduan Miguel e Aline Almeida, categoria que por lei tem garantido o acesso em unidades do sistema penitenciário e socioeducativo, além da representante Ana Karla Feitosa do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente – Conedca, a comissão permaneceu por mais de duas horas na unidade, aguardando a liberação para inspecionar a unidade.

Somente após a convocação de representantes da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados – OAB/Seccional Rondônia, Amadeu Machado e Natália Garzon Delboni e reunião com o coordenador Magno de Andrade Moura e do gerente Antonio Francisco Gomes da Silva, ambos da Coordenadoria de Atendimento ao Adolescente (C.A.A) da SEJUS, a entrada foi permitida aos dois advogados do Cedeca.

A negativa de acesso aos advogados nas unidades do sistema socioeducativo foi tema de audiência na ultima terça-feira (7), no Tribunal de Prerrogativas da OAB/Seccional Rondônia. Na sessão, a comissão aprovou por 15 votos favoráveis contra um contrário, a representação do Cedeca contra a restrição de acesso.

Projeto Fazendo a Diferença

A inspeção nas unidades tem o objetivo de resguardar a integridade físico-psíquica e a dignidade humana de adolescentes privados de liberdade. A ação faz parte das atividades do Projeto Fazendo a Diferença, que prevê o acompanhamento e monitoramento das unidades socioeducativas de internação de adolescentes, em Porto Velho.

O Projeto Fazendo a Diferença é desenvolvido pelo Cedeca com recursos do Fundo Brasil de Direitos Humanos, por meio do edital “Litigância estratégica, advocacia e comunicação para promoção, proteção e defesa dos direitos humanos”, com o apoio da Fundação Ford.

Mais sobre o Cedeca

O Cedeca Rondônia atua há 21 anos com ações de intervenção jurídico-social voltada para a promoção e garantia de direitos humanos de crianças e adolescentes no estado. A instituição é associada à Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente – Anced e integrante da Rede Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Porto Velho.


Fonte: Rosiane Vargas

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde

Comissão de Saúde condiciona votação da LOA 2026 a avanço no PCCR dos servidores da saúde

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) discutiu, mais uma vez, a atualização do Plano

STF atende pedido da Casa de Leis e suspende operações federais em reservas estaduais

STF atende pedido da Casa de Leis e suspende operações federais em reservas estaduais

O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou um pedido da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) e determinou a suspensão de operações de órgãos fede

Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

Deputada federal Cristiane Lopes fortalece políticas sociais com entrega de caminhonete em Cacaulândia

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cacaulândia (RO) recebeu, após 18 anos de espera, uma caminhonete totalmente equipada para fortalece

Assembleia Legislativa inicia elaboração de planejamento estratégico e convida sociedade a participar

Assembleia Legislativa inicia elaboração de planejamento estratégico e convida sociedade a participar

A Assembleia Legislativa de Rondônia está lançando, por meio da Comissão de Trabalho Temporária Para Elaboração do Planejamento Estratégico da Casa

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)