Porto Velho (RO) sábado, 6 de junho de 2020
×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Há quem prometa 300 mil reais promessas por cada voto



Eleição

As atenções agora estão voltadas para a escolha da nova mesa diretora para o próximo biênio legislativo. Neodi Carlos, Valter Araújo (PTB), Adelino Follador (DEMO), Hermínio Coelho (PT) e Saulo da Renascer (PRP) são alguns dos nomes especulados para presidir a Assembleia Legislativa. Outro nome que começa a surgir com certa força é o de David Chiquilito Erse.

Mala

Ninguém confirma publicamente, mas uma fonte privilegiada informou à coluna que um dos postulantes à presidência tem abordado os novos colegas eleitos com propostas financeiras para conseguir o voto. De acordo com a fonte, há quem prometa imediatamente trezentas mil reais promessas por cada voto. A 'mala preta' voltou.

Agiotagem

Os escritórios dos agiotas estão sendo visitados por pretensos postulantes à presidência da Assembleia Legislativa. Qual seriam os motivos e quais os acordos futuros a serem honrados?

Audacioso

O deputado estadual Valter Araújo (PTB), por exemplo, é o que está com a campanha mais audaciosa e tem abordado os pares nesse sentido. Um parlamentar informou (pediu sigilo no nome) que o colega já conta com algumas adesões e saiu na frente dos demais postulantes, o que não significa que a fatura esteja liquidada. Pelo contrário, está apenas começando. E Valter Araújo vai ter que gastar mais, digamos, lábia para vencer. Não pode ser subestimado porque sabe manusear as cartas do poder como a mesma desenvoltura com que professa a fé de 'dizimista'.

Jogador

Hermínio Coelho (PT) também tem procurado os colegas, a exemplo de Valter Araújo, com a mesma lábia e com os mesmos propósitos. Já conseguiu reunir quatro seguidores, por enquanto. É o atual presidente da Câmara dos Vereadores de Porto Velho com uma administração contestada por vários colegas. É um nome criticado inclusive no seu partido pelos métodos heterodoxos que utiliza para fazer as suas apostas. Mas está no jogo.

Zap

Adelino Follador é um nome ligado ao governador eleito, Confúcio Moura, mas não conseguiu até o momento o apoio do aliado para entrar na disputa. É confiável do futuro inquilino do Palácio, o que não implica que vai conseguir aglutinar os pares em torno do seu nome. Conspira contra ele a desconfiança que paira no meio da maioria dos eleitos que a coluna ouviu. Entra no jogo com pinta de favorito, mas no momento não possui nenhuma carta na manga pra ganhar a mesa. O favoritismo é só aparente porque precisa que banquem sua mão.

Blefe

Já Saulo da Renascer não esconde a ambição pelo cargo maior do Poder Legislativo. Joga o próprio jogo e não aceita palpite de ninguém. É um jogador nato que muda conforme as cartas postas na mesa. Dizem que é blefe a sua postulação para constranger os colegas com os quais acompanhou em palanque. Aliás, no primeiro turno estava na coligação de Confúcio Moura e isso não o impediu de andar nos arredores dos palanques adversários.

Novidade

A boa novidade é a possível entrada no jogo do ex-vereador David Chiquilito Erse (PCdoB). Um jovem político em ascensão e com bons propósitos. Aí reside o seu principal obstáculo, pois os jogadores veteranos não gostam de dividir o bolo da mesa com novatos, especialmente quando não têm os mesmos vícios das cartas marcadas. Uma eleição do rapaz seria hoje uma zebra. Mas seria um bom começo para uma nova Rondônia que o eleitor expressou nas urnas.

Mistério

Enquanto as articulações pela presidência da Assembleia Legislativa estão a pleno vapor, um dos candidatos viajou para Manaus. Dizem as más línguas que ele teria ido ao encontro de um proprietário de uma 'factoring'. Hummm...

Inacreditável

Numa conversa amistosa com este escriba o deputado Valter Araújo (PTB) negou que vá disputar a mesa da ALE. Justificou que ao apostar as fichas na reeleição de K-Ula perdeu a oportunidade. “Não sou candidato. Perdi as eleições de governador. Caso K-Ula ganhasse, o presidente do Poder Legislativo seria eu”, disse. Registro feito, mas a cautela manda este cabeça-chata não acreditar imediatamente nas juras do parlamentar.

Transição

Confúcio Moura já decidiu alguns nomes que vai indicar para compor a equipe de transição. Ainda não foram divulgados porque o Governo de Rondônia ainda não sinalizou a forma com que vai disponibilizar os dados e a infraestrutura para a comissão trabalhar. Os nomes do Coronel Carvalho, Benedito Alves (Bené), Assis Oliveira, Luiz Guilherme Erse e o professor Mário Jorge são os mais cotados para figurarem na lista.

SEBRAE

Em surdina começam as articulações por um filé e objeto de desejo de algumas figuras do mundo político. Trata-se do SEBRAE, órgão que pouca gente conhece na intimidade, mas é disputado de forma voraz. As eleições para a escolha das diretorias estão marcadas. Voltaremos ao tema com boas revelações.

Substituição

Como Michel Temer ainda não completou a metade do mandato na presidência do PMDB, o seu vice-presidente, Valdir Raupp, não assume ao cargo definitivamente. O estatuto diz que nesse caso é feita uma nova eleição entre os membros do Diretório Nacional para a vaga. Mas, na hipótese de apenas afastamento, o vice substitui normalmente.

Preconceito

Mais uma vez nós, NORDESTINOS, somos alvos de preconceitos de uma jovem (pasmem) que pretende jurar cumprir o Código de Ética dos Advogados (ela é acadêmica de direito). Nem mereceria um repúdio desta coluna as asneiras assina sob as digitais da moça paulistana. Sugiro a moçoila preconceituosa transferir a proposta de afogamento de um de nós da água para sufocar nos seus braços. Juro que ela mudaria de opinião e perceberia o valor de um cabeça-chata.


 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



 Fonte:  Robson Oliveira - [email protected]
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Robson Oliveira

Promessas + Mentira + Recursos + Atenções estarão voltadas ao TSE

Promessas + Mentira + Recursos + Atenções estarão voltadas ao TSE

PROMESSASO número enorme de pessoas infectadas e mortas pelo COVID 19 em Guajará-Mirim é uma prova indelével da incompetência das autoridades estadu

Marcos Rocha e as sinecuras + Ilhado + Ostracismo + Absurdo + Recomendação

Marcos Rocha e as sinecuras + Ilhado + Ostracismo + Absurdo + Recomendação

SINECURADepois de vinte anos o Governo de Rondônia decidiu recriar a Secretaria de Estado de Obras, que havia sido fundida há duas décadas ao Depart

Ideologização + Contaminação + Infecção + Tragédia + Gambiarra

Ideologização + Contaminação + Infecção + Tragédia + Gambiarra

IDEOLOGIZAÇÃODesde que a pandemia do Covid 19 se instalou no país, ceifando vidas em todos os estados e no mundo, os grupos que se rivalizam nas red

Energisa e o perdão de dois bilhões de reais + Pecaminoso + Pavão misterioso

Energisa e o perdão de dois bilhões de reais + Pecaminoso + Pavão misterioso

ENERGISAO deputado federal Mauro Nazif (PSB) foi no ponto certo: “governador tome vergonha na cara”. O desabafo do parlamentar foi ao abordar o proj