Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Renato Gomez

Educação: pior que ta, fica!


 
Recentemente vi veiculada nas mídias sociais uma proposta do Senador Cristovão Buarque, na qual propunha que todo político fosse obrigado a ter os filhos matriculados na escola pública, e achei simplesmente brilhante. Um povo com educação de qualidade é um povo com a criticidade elevada, e conseqüentemente, um povo que contesta e muda se precisar. Talvez por isso os políticos, salvo raras exceções, não achem muito interessante desenvolver uma educação pública de qualidade.

Com a obrigatoriedade de ter os filhos na rede pública de ensino, os representantes políticos terão que acelerar o desenvolvimento educacional do país se quiserem que os filhos tenham um ensino de qualidade. É óbvio que muitos vão questionar quanto à legalidade de tornar isso obrigatório, mas no mínimo já é imoral e contraditório que nossos representantes não acreditem na capacidade do sistema educacional pela qual são responsáveis.

A educação precisa ser melhorada. Seja de baixo pra cima, priorizando o nível fundamental e médio para depois chegar ao nível superior, fazendo com que os universitários do futuro já estejam mais capacitados formando profissionais mais capacitados. Seja de cima para baixo, formando profissionais mais capacitados, que de imediato ajudarão a formar os níveis fundamental e médio para o futuro. A forma de mudança precisa ser discutida, porém é o que menos importa, o importante é que haja uma mudança, pois um país que vislumbra o desenvolvimento e a emergência à potência mundial precisa de educação de qualidade, precisa erradicar o analfabetismo, inclusive o funcional.

Algumas mudanças vêm acontecendo, porém não levam em conta prioridades. Por exemplo, é inegável que aumentou a oferta de vagas nas universidades federais, porém a necessidade é de melhora da infra-estrutura e da qualidade do ensino, não adianta entupir as universidades de alunos e o ensino continuar deficiente. Precisamos valorizar os profissionais da educação, capacitá-los, se nem o governo os respeita como podemos esperar que os alunos respeitem? Precisamos acabar com as badernas que as salas de aula se tornaram. Do bullying aos atiradores loucos, da falta de material didático a qualidade do mesmo. Do contrário, veremos situações piores.

Agora, alguém poderia propor um projeto que obrigasse os políticos a voltar para sala de aula, pois muitos precisam aprender ou relembrar de alguns conceitos básicos sobe ética, cidadania, e até mesmo serem alfabetizados novamente. Talvez esse projeto fosse uma boa para aquele que muitos julgavam ser analfabeto, e cogitaram até que não assumisse o mandato pela “palhaçada” que fora sua eleição, mas que agora dá aula sobre nepotismo para os demais. Pior que tá, fica.

 

Gente de Opinião

Fonte: Renato Gomez - [email protected] / Twitter: @Renato_Gomez
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

I Sarau Poetas de Porto Velho

I Sarau Poetas de Porto Velho

Com o intuito de unir e fortalecer o movimento literário da cidade de Porto Velho, em 28 de janeiro de 2015, foi criado o grupo Poetas de Porto Velho

POEMUSIC

POEMUSIC

  Domingo, 29 de maio, às 20h, no Grego Original, acontecerá o Poemusic. O evento traz apresentações das bandas portovelhenses Tuer Lapin e Prognoise,

O POETA RENATO GOMEZ LANÇA SEU 3º LIVRO

O POETA RENATO GOMEZ LANÇA SEU 3º LIVRO

  LANÇAMENTO Sábado, às 19 horas, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, o poeta Renato Gomez lançará sua 3ª obra, o livro de poemas Versos Naturais. O eve

Crônicas da Nova Terra: A emboscada

Crônicas da Nova Terra: A emboscada

Por que esperar se podemos começar tudo de novo Agora mesmo A humanidade é desumana Mas ainda temos chance O sol nasce pra todos Só não sabe quem não

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)