Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Vinde e desfrutai, a “nova” Biblioteca Pontes Pinto está muito top


Vinde e desfrutai, a “nova” Biblioteca Pontes Pinto está muito top - Gente de Opinião

Já funciona na Biblioteca Estadual Dr. José Pontes Pinto, em Porto Velho, a Sala de Informática com 32 computadores instalados e com acesso à internet. Seis desses PCs estão disponíveis para pesquisa híbrida* baseada em novas tecnologias de informação e comunicação, visando à promoção da acessibilidade documentária em rede.

“Com a reabertura e a chegada de modernos equipamentos, somadas à reorganização de todos os departamentos, estamos na expectativa de oferecer o melhor”, diz a diretora Júlia Cristina Meinhardt.

Para a gestora da Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), Simone Bitencourt, essas melhorias são essenciais para a busca de conhecimentos e facilidade de pesquisas ao público em geral.

O cadastro do usuário é feito on-line pelo Genuteca, um sistema para automação de todos os processos de uma biblioteca, independente do tamanho de seu acervo ou da quantidade de usuários.

Em seguida, a pessoa ganha o direito ao empréstimo domiciliar: três títulos são válidos por sete dias, e pelo sistema ela pode renová-los por mais sete, sem precisar ir à biblioteca.

A Pontes Pinto possui um dos maiores acervos infanto-juvenis de Rondônia, com 2,1 mil exemplares. Divididas em tarjas coloridas nas prateleiras, as publicações aguardam a visitação que devem normalizar após as piores fases da covid-19.

Tarja verde indica livros recomendados para idades até dez anos; amarela, de dez a 13; vermelha, de 13 a 16.

Atualmente, a biblioteca oferece ao público rondoniense 20 mil livros diversos. Todos os livros possuem tarjas de identificação, explica Aline Schulmann, que trabalha na organização do acervo.

Dentro de 90 dias, Júlia Meinhardt previu, será entregue a brinquedoteca, cujas obras estão em andamento. Crianças de cinco a dez anos poderão frequentar o espaço, acompanhadas de um profissional em Educação da própria Funcer.

Enquanto os pais leem ou consultam o acervo, os filhos ficarão sob cuidados dele. Terão a oportunidade de participar de jogos lúdicos e desenvolver a motricidade, tudo com foco na leitura.

No momento, trabalham na Biblioteca Dr. José Pontes Pinto: duas bibliotecárias, duas auxiliares administrativas, quatro estagiários de biblioteconomia, e três recepcionistas.

____

* Esse modelo apresenta breve revisão de literatura sobre o conceito de biblioteca híbrida e expõe as diretrizes de acervamento e serviços de informação na Web da Biblioteca Nacional de Brasília, como parte de um projeto de pesquisa em andamento, com recursos do MCT/Ibict [Ministério da Ciência e Tecnologia e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia].

 

FAÇA O SEU CADASTRO NA GENUTECA

Clique aqui

A Biblioteca Estadual Dr. José Pontes Pinto fica na Avenida Farquhar nº 1793. Atende o público das 8h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira.

Galeria de Imagens

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)