Terça-feira, 12 de agosto de 2014 - 05h03
MONTEZUMA CRUZ
Porto Velho deverá ganhar um Memorial dos Seringueiros e Soldados da Borracha, no Parque Circuito. A área escolhida tem muitas seringueiras.
Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros do Estado de Rondônia, George Telles de Menezes, paralelamente a esse memorial, será resgatado o marco da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na Praça dos Engraxates, no centro histórico da Capital.
Sofrendo ainda as consequências da cheia do Rio Madeira, que invadiu as dependências da extinta Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Porto Velho (480 mil habitantes) é uma cidade carente da lembrança de seus principais ícones. Suas praças em homenagem a Aluízio Ferreira (presidente da ferrovia e governador territorial) e ao Marechal Rondon (patrono das comunicações na Amazônia) sofreram alterações. A segunda foi tomada por ambulantes.
Assim, o surgimento do memorial em homenagem aos heróis da floresta amazônica entre 1937 e 1945 (período da Segunda Guerra Mundial) contribuirá para o resgate do marco abandonado no cenário da Praça dos Engraxates. Atualmente, o local é frequentado por mendigos e usuários de drogas.
“Nesse local os mais velhos poderão transmitir conhecimentos à juventude, a respeito do passado desta terra”, destaca George Telles. Ele pretende elaborar o projeto em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Exército Brasileiro.
Histórias que a transparência não conta – nem faz questão
É por demais conhecida a história mineral rondoniense, mas a sua parte oculta atual segue inalterada. Nunca interessou à Transparência Governamental
Oitavo torneio hoasqueiro da amizade será neste fim de semana, no Aluizão
Neste fim de semana, o 8º Torneio da Amizade, de Futebol Society promovido pela Associação Casa da União Novo Horizonte, com apoio da Superintendênc
Hospital São José socorria o povo doente, quase um século atrás
Só o Hospital São José tratava 169 casos de paludismo em 1934. A malária, doença infecciosa causada por parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos p
Lodi, mestre das letras, lança “Varadouro”, contando a história de Maria da Onça
Ao longo de duas décadas o escritor, jornalista e poeta Edson Lodi Campos Soares vem resgatando notáveis personagens da Amazônia Brasileira, cuja vi