Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Simetrias no poder. Bebiano é o Pallocci do PSL?


Simetrias no poder. Bebiano é o Pallocci do PSL? - Gente de Opinião

Carlos Bolsonaro parece uma pessoa desarvorada, sem senso de equilíbrio. Mas não é ele o problema. O problema é o pai. Jair Bolsonaro usa o filho como instrumento. "É assustador".“Perdi a confiança no Jair. Tenho vergonha de ter acreditado nele. É uma pessoa louca, um perigo para o Brasil”.


“Preciso pedir desculpas ao Brasil por ter viabilizado a candidatura de Bolsonaro. Nunca imaginei que ele seria um presidente tão fraco”.

Diversos jornalistas – Lauro Jardim e Gerson Camarotti entre eles – têm publicado essas declarações nos últimos dias, atribuindo-as a ninguém menos do que o (ainda) ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno. 

Há mais de uma semana uma onda de fuxicos, transmitidos principalmente pelas redes sociais da internet, vem reduzindo o governo a um disse-me-disse desgastante. A pequenez dessas sucessivas declarações contrasta com os graves momentos vividos pelo país, dando uma sensação de que o Brasil está sem comando efetivo.

O que surpreende e até choca é a autoria das confidências. Bebianno foi um dos aliados de primeira hora de Bolsonaro na campanha eleitoral do ano passado. O que parecia iniciativa do filho mais novo e mais próximo do presidente, que envenenava a situação para atacar Bebiano, mostrou sua face real quando Bolsonaro criticou pela internet o ministro porque ele marcara uma reunião com o vice-presidente de relações institucionais do grupo Globo, Paulo Tonet Camargo, no Palácio do Planalto.

“Como você coloca nossos inimigos dentro de casa?”, questionou o presidente, segundo a revista Veja. Bebianno tentava abrir um canal de diálogo com a emissora, colocada no índex pelo clã Bolsonaro e atacada diretamente por ele. O presidente e os filhos enquadraram a Globo, Veja e a Folha de S. Paulo dentre seus principais inimigos, adotando como modelo de ataque os procedimentos de Donald Trump nos Estados Unidos. Bebiano estaria vazando informações para a imprensa, incluindo a revista Antagonista.

O governo Bolsonaro, quem diria, tido como beneficiado pela grande imprensa, agora se parece aos governos do PT, sempre vendo uma conspiração por trás das notícias e iniciativas da mídia. Bebiano, nesse paralelo, poderia ser candidato a Palocci do PSL?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A maneira como os anúncios atraíam a freguesia, um século atrás

A maneira como os anúncios atraíam a freguesia, um século atrás

Passados 105 anos, vamos conhecer um pouco da publicidade da década de 1920 por aqui? Os anúncios eram detalhados, algo que veio se repetindo nas dé

A terra treme em Porto Velho

A terra treme em Porto Velho

Já sob a direção do médico baiano Joaquim Augusto Tanajura, em 19 de janeiro de 1922, ano do centenário da Independência do Brasil, o jornal Alto Ma

Este é o patrimônio verde rondoniense em tempos de COP-30

Este é o patrimônio verde rondoniense em tempos de COP-30

Estão em Rondônia dez das 805 Reservas Naturais do Patrimônio Natural (RPPNs) do País. Elas são áreas protegidas, de acordo com o Sistema Nacional d

Já se passam 82 anos, desde o incentivo do Banco da Borracha à presença da VERT

Já se passam 82 anos, desde o incentivo do Banco da Borracha à presença da VERT

Porto Velho ainda pertencia ao Amazonas no final de fevereiro de 1943, quando o diretor do Banco de Crédito da Amazônia), Ruy Medeiros, visitava a Ass

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)