Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Sim, Porto Velho tem peteca!


Sim, Porto Velho tem peteca! - Gente de Opinião

De uns tempos para cá, tudo é eletrônico, muitas vezes sem graça. Competições que marcaram a infância de sessentões agora caminham para o baú de brincadeiras não mais praticadas: peteca, amarelinha, pião e bolinhas de gude, especialmente.

Originária de Minas Gerais, a peteca era praticada entre indígenas que utilizavam tocos de madeira e palha amarrados em penas de aves. Eles arremessavam o artefato entre si como forma de diversão.

Há coisas que ficaram lá na infância, sepultadas definitivamente da modernidade avassaladora em termos de diversões.

Por esse motivo, alegro-me ao ler edital assinado por Lucas Pereira Ramos, publicado na página a9 do Diário da Amazônia desta quinta-feira, no qual a Federação de Peteca do Estado de Rondônia convoca atletas e clubes associados para assembleia extraordinária eletiva no dia 31 de janeiro, às 20h, no Colégio Padre Mário Castagna.

Sabendo que o Areal é palco de uma dos maiores campos de areia da cidade, no qual competidores empinam pipas em diferentes períodos do ano, passo a conhecer o bairro, também, por conservar uma brincadeira tão antiga no País.

A Wikipedia ensina: a peteca é posta em jogo através de um saque, no qual o jogador a golpeia com a mão para que passe por cima da rede. A peteca deve ser jogada para a outra metade da quadra com um único toque, sem que tenha tocado o chão.

Utiliza-se o sistema de vantagens para contagem de pontos. Outro detalhe importante é que após o saque, o ponto deverá ser finalizado em 24 segundos, ou senão a vantagem será revertida.

Regras básicas: s duração de um jogo é variável: cada set dura 16 minutos cronometrados de peteca em jogo, entretanto, caso uma equipe consiga conquistar 25 pontos antes desse tempo, é declarado o fim do set.

As partidas de peteca são, em geral, disputadas em melhor de três sets. Sendo assim, se uma equipe ganhar os dois primeiros é considerada a vencedora da partida. A forma de início do jogo é semelhante à do vôlei. Alô, alô, Lúcio Albuquerque.

ERÁRIO

Alguns auditores, outros executivos e parlamentares precisam zelar pela fala e pela escrita: erário público é redundância; todo erário é público. Basta escrever: erário.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)