Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

O pior do pior


O pior do pior - Gente de Opinião
O presidente Jair Bolsonaro tem a capacidade de surpreender negativamente mesmo aqueles que têm a pior expectativa sobre ele. O pior da véspera é superado pelo pior do dia seguinte. Como o de ontem, quando ele vetou a lei, aprovada pelo Congresso, que obrigava o uso de máscaras no comércio, em escolas, universidades, igrejas e templos, num total de 17 pontos.

Se seu veto for mantido, a obrigação se aplicará apenas ao transporte público coletivo, veículos de transporte, como aplicativos e táxis, ônibus, aviões e embarcações. Bolsonaro justificou a sua atitude alegando que esse item da lei poderia ser considerado violação de domicílio, porque inclui um entendimento amplo de locais não abertos ao público.

Bolsonaro também vetou a obrigação de o poder público distribuir máscaras de graça para a população pobre, fazer campanhas sobre a necessidade da máscara e multar quem não usar máscara.

Sua decisão foi adotada exatamente quando a televisão exibia cenas chocantes de aglomerações de pessoas sem máscara em bares da zona sul do Rio de Janeiro, contrariando todas as normas de proteção aplicadas pelo mundo afora.

O presidente da república se comporta dessa maneira para provocar os seus adversários ou para demonstrar seu poder? É para poder continuar a debochar de todos, abusando irresponsavelmente do seu próprio poder, voltando a andar sem máscaras quando quiser e por onde quiser?

O PDT foi à justiça imediatamente. Acionou o Supremo Tribunal Federal, que, em abril, reconheceu a competência dos estados e municípios de estabelecer regras sobre a pandemia. Pode voltar a lembrar que o cidadão deve seguir o que está determinado no local onde mora, sobretudo se a norma municipal ou estadual for mais rigorosa.

O PDT quer que o STF determine a obrigatoriedade do uso de máscaras no comércio, templos, escolas e indústrias. Criticando a decisão de Bolsonaro por seu “caráter permissivo para que as pessoas não utilizem máscara em locais de grande circulação, descumpram normas locais, o que poderá intensificar o contágio do novo coronavírus nos rincões do País".

Mas o próprio Congresso pode dar o troco, derrubando o veto do presidente – o mais rapidamente que puder para impedir mais contaminação e defender a vida.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O legado de Guedes é o estado (2)

O legado de Guedes é o estado (2)

Graças às diretrizes do ex-governador Humberto Guedes, o penúltimo do Território Federal de Rondônia, o antigo Ministério do Interior e a Superinten

Feira e Festival do IFRO mostram produtos do campo e divulgam conhecimento científico

Feira e Festival do IFRO mostram produtos do campo e divulgam conhecimento científico

Amostras da produção de pequenos produtores do campo rondoniense serão vistas de 26 a 28 deste mês, junho, das 8h às 22h, durante a III Feira da Agr

O legado do ex-governador Guedes é o estado (1)

O legado do ex-governador Guedes é o estado (1)

Duas décadas após deixar o cargo, o ex-governador do extinto Território Federal de Rondônia, Humberto da Silva Guedes caminhava lentamente pelo terr

No debate da saúde pública, servidor continua “saco de pancadas”

No debate da saúde pública, servidor continua “saco de pancadas”

Tudo passado a limpo, o Conselho Municipal de Saúde debateu hoje (16) a conhecida série de problemas que afligem o setor, elegendo 12 delegados para

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)