Quinta-feira, 2 de janeiro de 2014 - 13h56

MONTEZUMA CRUZ
Conhecemos excelentes repórteres fotográficos no Estado do Acre: uns são profissionais do batente. Parece que nasceram com a câmera nas mãos. Odair Leal, Sérgio Vale, Ângela Peres, Gleilson Miranda, Marcos Vicentti, entre outros. Amantes da fotografia, alguns não necessariamente dependentes 24h do cotidiano da lente, eles comparecem às páginas de sites, jornais, blogs e redes sociais.
Mostrar o Acre implica conhecer sua gente. Esse conhecer não se resume ao bom dia, boa noite e tudo bem? Impõe momentos de reflexão para capturar imagens que retratem o dia a dia em suas agruras e no seu esplendor.
É com esse olhar que Odair Leal percebe a terra em que nasceu, colhendo os frutos das melhores imagens. Ele lançou um blog bem legal. Sua fala: “O Acre é um dos Estados da Federação que tem uma história bem diferenciada. Foi território da Bolívia, território do Brasil que por força da luta armada conquistou sua independência. Para ser um estado brasileiro, tornou-se de fato um Estado federativo do Brasil continental. Como na vida, temos de estar sempre buscando incessantemente dias melhores”.
“Tenho orgulho de ser acreano e de morar em partícula no sul da Amazônia. Nas viagens ou feedback em rede social muitos usam a expressão: Como é longe o Acre! Minha resposta é sempre a mesma e bem coerente: o centro do mundo é o Acre, no ponto de vista geográfico ou virtual”, ele acrescenta.
Odair Leal é um viajante. E se disse que o Acre é o centro do mundo, tem lá suas razões.
Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Velho já recuperava locomotivas na década de 1940
Porto Velho salva locomotivas desde o início do Território Federal do Guaporé, em 1943. A mecânica com a utilização de mão de obra local vem de long

Ditadura deu cadeia a militar que governou Rondônia duas vezes, operando milagres
A história do tenente-coronel paraquedista Abelardo e Alvarenga Mafra, ex-governador do extinto Território Federal do Guaporé não aparece em livros, t

Bacellar agrada no 1º ano de governo
Em 1º de janeiro de 1918, passados 107 anos, a edição nº 65 do jornal Alto Madeira via "tudo azul", ou seja, o Estado do Amazonas estava bem em sua gi

O agrônomo William Curi teve efêmera passagem pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, onde ensaiou seus passos políticos, sem obter o mes
Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)