Quarta-feira, 14 de dezembro de 2016 - 05h11
Acessível a todos e dividido em categorias, está na internet o novo site da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam): www.sedam.ro.gov.br
A nova ferramenta atende a diversos públicos, especialmente empreendedores, produtores rurais, universitários, cientistas e ambientalistas em geral.
Nele estão armazenados estudos técnicos e científicos que orientam projetos de atividades econômicas em todas as regiões do estado, conforme anunciou na segunda-feira (12) o secretário estadual do Desenvolvimento Ambiental, Vilson Machado.
Dois anos depois do início da organização, dados e informações do site aparecem em tela mais clean [limpo]. Nele há relatórios diversos e o novo módulo do zoneamento socioeconômico e ambiental do estado (ZSEE), com o arquivo shapefile [formato popular de arquivo contendo dados geoespaciais em forma de vetor usado por Sistemas de Informações Geográficas também conhecidos como SIG].
Usando o portal, o empreendedor evita entrar em unidades ambientais ou parques. O site tem todas as feições e áreas do zoneamento. “Nesse sistema, o usuário poderá ter a confirmação da zona em que se encontra o lote rural onde ele pretende iniciar sua atividade”, explicou o secretário.
“As coordenadorias apresentam todo o instrumental necessário para o bom andamento dos processos administrativos, o que facilita ao usuário a otimização no momento em que licencia a sua atividade”, comentou Vilson Machado.
PROGRAMAS
São acessíveis também os programas de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), Desenvolvimento Socioeconômico Ambiental Integrado (PDSEAI), cujos recursos não reembolsáveis são do Fundo Amazônia, e Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas, Pro-Gestão.
Também estão disponíveis endereços, nomes de responsáveis e contatos (por e-mail e telefone) dos 15 escritórios da Sedam no interior do estado.
“Este novo site é o primeiro passo para oferecer, em médio prazo, todos os serviços online”, disse o secretário.
O usuário fará seu cadastramento e protocolos no formato digital, obtendo toda documentação necessária para o cadastro ambiental rural, plano de manejo, outorgas diversas e licenciamento para atividade de piscicultura.
Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Ademilson Knightz
Secom - Governo de Rondônia
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
O garoto que caminhava nos arredores do Centro de Triagem de Migrantes (Cetremi), em Vilhena, não teve dificuldade para ver de perto o cadáver no chão

Direita chama esquerda na USP, e o parto urbanístico de Rondônia saiu muito bem
Saudoso geógrafo Milton Santos, da Universidade de São Paulo (USP), é um personagem pouco conhecido na história de Rondônia. Pudera, ele trabalhava

Da infância à beira do Rio Madeira, Ana Mendes mostra hoje a luta de comunidades tradicionais
Ana Mendes, filha da jornalista Cristina Ávila e do falecido professor Valter Mendes (do Colégio Carmela Dutra), expõe “Quem é pra ser já nasce”, co

Bons ares para 2026 se devem a modelo que deu certo na Biblioteca Francisco Meirelles
A equipe da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles ingressou com muito ânimo em 2026. Apesar do avanço voraz das tecnologias digitais, ainda prosp
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)