Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Morre um dos últimos governadores nomeados pelo governo militar



Morre um dos últimos governadores nomeados pelo governo militar para o extinto Território Federal

AGÊNCIA AMAZÔNIA
contato@agenciaamazonia.com.br

BOA VISTA e BRASÍLIA – Às vésperas de completar 78 anos (em janeiro), o governador de Roraima, Ottomar Pinto (PSDB), morreu no início da tarde de hoje no Instituto do Coração, em Brasília, vítima de problema cardíaco. Reeleito nas últimas eleições, ele teve passagens pelo PTB. Era político há três décadas.

O governo roraimense decretou luto oficial por três dias. As mesas da Câmara e do Senado fizeram um minuto de silêncio em homanegem ao governador. Ottomar exerceu o cargo de governador por três vezes, duas das quais por eleição direta e deputado estadual. Faleceu enquanto exercia o seu terceiro mandato como governador. 

Na semana passada, no encerramento do 1º Encontro de Governadores da Frente Norte do Mercosul, em Belém (PA), Ottomar criticou o projeto de integração sul-americana, que segundo ele, "até hoje não contemplou os Estados da Amazônia".

Ex-prefeito de Boa Vista, foi um dos últimos governadores nomeados pelo regime militar para o então Território Federal de Roraima. 

Seu primeiro mandato ocorreu na metade da década de 80 como nomeado do antigo território de Roraima e, em seguida, ele se elegeu primeiro governador do Estado, em 1990. Em 10 de novembro de 2004, reassumiu o cargo por decisão judicial que cassou o mandato de Flamarion Portela, então no PT. 

A mulher de Ottomar, Marluce Pinto, foi senadora pelo PMDB na 52ª legislatura (1999-2002). A filha, Otília Pinto, já foi prefeita de Roraimópolis. Outra filha, Marília Pinto, é é deputada estad ual. 

Fonte: Montezuma Cruz - Agênciaamazônia é parceira do Gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Já se passam 82 anos, desde o incentivo do Banco da Borracha à presença da VERT

Já se passam 82 anos, desde o incentivo do Banco da Borracha à presença da VERT

Porto Velho ainda pertencia ao Amazonas no final de fevereiro de 1943, quando o diretor do Banco de Crédito da Amazônia), Ruy Medeiros, visitava a Ass

Porto Velho já recuperava locomotivas na década de 1940

Porto Velho já recuperava locomotivas na década de 1940

Porto Velho salva locomotivas desde o início do Território Federal do Guaporé, em 1943. A mecânica com a utilização de mão de obra local vem de long

Ditadura deu cadeia a militar que governou Rondônia duas vezes, operando milagres

Ditadura deu cadeia a militar que governou Rondônia duas vezes, operando milagres

A história do tenente-coronel paraquedista Abelardo e Alvarenga Mafra, ex-governador do extinto Território Federal do Guaporé não aparece em livros, t

Bacellar agrada no 1º ano de governo

Bacellar agrada no 1º ano de governo

Em 1º de janeiro de 1918, passados 107 anos, a edição nº 65 do jornal Alto Madeira via "tudo azul", ou seja, o Estado do Amazonas estava bem em sua gi

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)