Terça-feira, 11 de dezembro de 2007 - 17h14
Morre um dos últimos governadores nomeados pelo governo militar para o extinto Território Federal
AGÊNCIA AMAZÔNIA
contato@agenciaamazonia.com.br
BOA VISTA e BRASÍLIA – Às vésperas de completar 78 anos (em janeiro), o governador de Roraima, Ottomar Pinto (PSDB), morreu no início da tarde de hoje no Instituto do Coração, em Brasília, vítima de problema cardíaco. Reeleito nas últimas eleições, ele teve passagens pelo PTB. Era político há três décadas.
O governo roraimense decretou luto oficial por três dias. As mesas da Câmara e do Senado fizeram um minuto de silêncio em homanegem ao governador. Ottomar exerceu o cargo de governador por três vezes, duas das quais por eleição direta e deputado estadual. Faleceu enquanto exercia o seu terceiro mandato como governador.
Na semana passada, no encerramento do 1º Encontro de Governadores da Frente Norte do Mercosul, em Belém (PA), Ottomar criticou o projeto de integração sul-americana, que segundo ele, "até hoje não contemplou os Estados da Amazônia".
Ex-prefeito de Boa Vista, foi um dos últimos governadores nomeados pelo regime militar para o então Território Federal de Roraima.
Seu primeiro mandato ocorreu na metade da década de 80 como nomeado do antigo território de Roraima e, em seguida, ele se elegeu primeiro governador do Estado, em 1990. Em 10 de novembro de 2004, reassumiu o cargo por decisão judicial que cassou o mandato de Flamarion Portela, então no PT.
A mulher de Ottomar, Marluce Pinto, foi senadora pelo PMDB na 52ª legislatura (1999-2002). A filha, Otília Pinto, já foi prefeita de Roraimópolis. Outra filha, Marília Pinto, é é deputada estad ual.
Fonte: Montezuma Cruz - Agênciaamazônia é parceira do Gentedeopinião
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Já sob a direção do médico baiano Joaquim Augusto Tanajura, em 19 de janeiro de 1922, ano do centenário da Independência do Brasil, o jornal Alto Ma

Este é o patrimônio verde rondoniense em tempos de COP-30
Estão em Rondônia dez das 805 Reservas Naturais do Patrimônio Natural (RPPNs) do País. Elas são áreas protegidas, de acordo com o Sistema Nacional d

Já se passam 82 anos, desde o incentivo do Banco da Borracha à presença da VERT
Porto Velho ainda pertencia ao Amazonas no final de fevereiro de 1943, quando o diretor do Banco de Crédito da Amazônia), Ruy Medeiros, visitava a Ass

Porto Velho já recuperava locomotivas na década de 1940
Porto Velho salva locomotivas desde o início do Território Federal do Guaporé, em 1943. A mecânica com a utilização de mão de obra local vem de long
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)