Sábado, 25 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Morre Altenísio, 61, engenheiro florestal, farmacêutico e mestre na UDV


Morre Altenísio, 61, engenheiro florestal, farmacêutico e mestre na UDV - Gente de Opinião

PORTAL DA UDV
e AMAZON SAT

Vítima de parada cardíaca que o levou ao internamento hospitalar no domingo passado, o engenheiro florestal e farmacêutico Altenísio Albuquerque, 61 anos, faleceu na tarde de terça-feira. Seu corpo foi sepultado na tarde desta quarta-feira, em Porto Velho. O mestre central do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, Donizete da Silva, escreveu este texto no portal da UDV
.

"Desde cedo, nas florestas que circundavam a cidade de Tarauacá, no Estado do Acre, onde nasceu, em 30 de dezembro de 1957, o menino Altenísio José de Albuquerque gostava de andar na floresta, conhecer plantas e saber de sua utilidade.

Talvez por isso o costume local de beber o “cipó”, nome dado ao Vegetal na região, lhe chamou tanto a atenção. Ao longo da vida, tornou-se Engenheiro Florestal e farmacêutico, com profundo conhecimento da fitoterapia brasileira e das propriedades químicas do Mariri e da Chacrona.

Veja entrevista de Altenísio Albuquerque a Moacir Biondo (Amazon Sat),
no Parque da Cidade, em Porto Velho:

Aos 18 anos de idade teve a sua primeira experiência com a burracheira*, com uns caboclos num dos muitos seringais próximos à cidade. Pouco tempo depois, no ano de 1978, em Manaus-AM, onde estudava, levado pelo amigo Sérgio Mello, bebeu o chá misterioso, desta vez, na sociedade dirigida pelo Sr. Augusto Jerônimo da Silva, onde permaneceu até 1991.

Dali, com companheiros que o acompanharam até o fim da vida, criou a Ordem do Templo Universal de Salomão, conhecida por OTUS, conduzindo um rebanho de quase 500 pessoas de diversos locais do Brasil até o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, no acontecimento ocorrido em 27 de setembro de 2003, no Núcleo Mestre Gabriel, em Porto Velho-RO, e que ficou conhecido por “integração”.

Na UDV, foi sócio fundador do Núcleo Templo de Salomão, onde recebeu das mãos do Mestre Paixão a Estrela de Mestre no dia 22 de julho de 2004. Na sequência, ocupou a Representação, de 2009 a 2012.

De 2015 a 2018 foi Mestre Central da 1ª Região (foto), onde realizou um trabalho inovador e de renovação, consolidando uma liderança que o manteve como integrante do Colégio Eleitoral do Mestre Geral Representante desde a primeira vez em que foi feita eleição para escolha dos integrantes daquele colegiado. Por aclamação, foi reconduzido à Representação do Núcleo Templo de Salomão para o triênio 2018/2021.

O destino, porém, decidiu interromper sua brilhante trajetória neste Plano. No domingo, dia 03 de junho, sofreu uma parada cardíaca. Foi socorrido pela esposa, que é enfermeira, e pelo filho mais velho, que é médico. Internado desde então no Hospital Central, em Porto Velho, estando consciente e reativo emocionalmente à presença de sua companheira e filhos, sendo mantido por todo esse período sob o efeito de medicamentos, vindo a falecer na tarde do dia cinco de junho.

Deixa esposa, a Sra. Lúcia de Araújo Albuquerque, Conselheira Lúcia, cinco filhos – três homens e duas mulheres (todos seguindo na União, sendo dois integrantes da Direção) –, e cinco netos – quatro meninos e uma menina, além de uma enormidade de amigos em todo o Brasil, dentro e fora da UDV.

Nunca deixou de manifestar o seu amor ao Vegetal e sua confiança e respeito ao Mestre Gabriel, em quem depositava extrema confiança. Amigo de todas as horas, deixa uma enorme saudade, mas a certeza de que se mais não fez foi porque não teve tempo, mas a sua obra jamais será esquecida.

Rogamos ao Divino Mestre que lhe conceda a Paz em uma de suas moradas e que o Divino amor ampare o coração de todos os seus familiares e amigos.

Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"


*burracheira – palavra como é conhecido o efeito do chá hoasca.

Morre Altenísio, 61, engenheiro florestal, farmacêutico e mestre na UDV - Gente de Opinião
Altenísio Albuquerque, 61 anos, faleceu na tarde de terça-feira - Gente de Opinião
Altenísio Albuquerque, 61 anos, faleceu na tarde de terça-feira

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 25 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho já recuperava locomotivas na década de 1940

Porto Velho já recuperava locomotivas na década de 1940

Porto Velho salva locomotivas desde o início do Território Federal do Guaporé, em 1943. A mecânica com a utilização de mão de obra local vem de long

Ditadura deu cadeia a militar que governou Rondônia duas vezes, operando milagres

Ditadura deu cadeia a militar que governou Rondônia duas vezes, operando milagres

A história do tenente-coronel paraquedista Abelardo e Alvarenga Mafra, ex-governador do extinto Território Federal do Guaporé não aparece em livros, t

Bacellar agrada no 1º ano de governo

Bacellar agrada no 1º ano de governo

Em 1º de janeiro de 1918, passados 107 anos, a edição nº 65 do jornal Alto Madeira via "tudo azul", ou seja, o Estado do Amazonas estava bem em sua gi

Gênese rondoniense (4 - final) - Aos olhos de observadores, William Curi foi “vítima de conspiração do partido do governo”

Gênese rondoniense (4 - final) - Aos olhos de observadores, William Curi foi “vítima de conspiração do partido do governo”

O agrônomo William Curi teve efêmera passagem pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, onde ensaiou seus passos políticos, sem obter o mes

Gente de Opinião Sábado, 25 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)