Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Morre Altenísio, 61, engenheiro florestal, farmacêutico e mestre na UDV


Morre Altenísio, 61, engenheiro florestal, farmacêutico e mestre na UDV - Gente de Opinião

PORTAL DA UDV
e AMAZON SAT

Vítima de parada cardíaca que o levou ao internamento hospitalar no domingo passado, o engenheiro florestal e farmacêutico Altenísio Albuquerque, 61 anos, faleceu na tarde de terça-feira. Seu corpo foi sepultado na tarde desta quarta-feira, em Porto Velho. O mestre central do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, Donizete da Silva, escreveu este texto no portal da UDV
.

"Desde cedo, nas florestas que circundavam a cidade de Tarauacá, no Estado do Acre, onde nasceu, em 30 de dezembro de 1957, o menino Altenísio José de Albuquerque gostava de andar na floresta, conhecer plantas e saber de sua utilidade.

Talvez por isso o costume local de beber o “cipó”, nome dado ao Vegetal na região, lhe chamou tanto a atenção. Ao longo da vida, tornou-se Engenheiro Florestal e farmacêutico, com profundo conhecimento da fitoterapia brasileira e das propriedades químicas do Mariri e da Chacrona.

Veja entrevista de Altenísio Albuquerque a Moacir Biondo (Amazon Sat),
no Parque da Cidade, em Porto Velho:

Aos 18 anos de idade teve a sua primeira experiência com a burracheira*, com uns caboclos num dos muitos seringais próximos à cidade. Pouco tempo depois, no ano de 1978, em Manaus-AM, onde estudava, levado pelo amigo Sérgio Mello, bebeu o chá misterioso, desta vez, na sociedade dirigida pelo Sr. Augusto Jerônimo da Silva, onde permaneceu até 1991.

Dali, com companheiros que o acompanharam até o fim da vida, criou a Ordem do Templo Universal de Salomão, conhecida por OTUS, conduzindo um rebanho de quase 500 pessoas de diversos locais do Brasil até o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, no acontecimento ocorrido em 27 de setembro de 2003, no Núcleo Mestre Gabriel, em Porto Velho-RO, e que ficou conhecido por “integração”.

Na UDV, foi sócio fundador do Núcleo Templo de Salomão, onde recebeu das mãos do Mestre Paixão a Estrela de Mestre no dia 22 de julho de 2004. Na sequência, ocupou a Representação, de 2009 a 2012.

De 2015 a 2018 foi Mestre Central da 1ª Região (foto), onde realizou um trabalho inovador e de renovação, consolidando uma liderança que o manteve como integrante do Colégio Eleitoral do Mestre Geral Representante desde a primeira vez em que foi feita eleição para escolha dos integrantes daquele colegiado. Por aclamação, foi reconduzido à Representação do Núcleo Templo de Salomão para o triênio 2018/2021.

O destino, porém, decidiu interromper sua brilhante trajetória neste Plano. No domingo, dia 03 de junho, sofreu uma parada cardíaca. Foi socorrido pela esposa, que é enfermeira, e pelo filho mais velho, que é médico. Internado desde então no Hospital Central, em Porto Velho, estando consciente e reativo emocionalmente à presença de sua companheira e filhos, sendo mantido por todo esse período sob o efeito de medicamentos, vindo a falecer na tarde do dia cinco de junho.

Deixa esposa, a Sra. Lúcia de Araújo Albuquerque, Conselheira Lúcia, cinco filhos – três homens e duas mulheres (todos seguindo na União, sendo dois integrantes da Direção) –, e cinco netos – quatro meninos e uma menina, além de uma enormidade de amigos em todo o Brasil, dentro e fora da UDV.

Nunca deixou de manifestar o seu amor ao Vegetal e sua confiança e respeito ao Mestre Gabriel, em quem depositava extrema confiança. Amigo de todas as horas, deixa uma enorme saudade, mas a certeza de que se mais não fez foi porque não teve tempo, mas a sua obra jamais será esquecida.

Rogamos ao Divino Mestre que lhe conceda a Paz em uma de suas moradas e que o Divino amor ampare o coração de todos os seus familiares e amigos.

Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"


*burracheira – palavra como é conhecido o efeito do chá hoasca.

Morre Altenísio, 61, engenheiro florestal, farmacêutico e mestre na UDV - Gente de Opinião
Altenísio Albuquerque, 61 anos, faleceu na tarde de terça-feira - Gente de Opinião
Altenísio Albuquerque, 61 anos, faleceu na tarde de terça-feira

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)