Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Misto Porto Velho-Extrema vence o Campeonato dos Hoasqueiros


Time campeão é formado por jogadores de Porto Velho e Extrema - Gente de Opinião
Time campeão é formado por jogadores de Porto Velho e Extrema

Com a goleada de 7 x 1, o Oito de Dezembro venceu o Palmeiral, vice-campeão, na decisão do 5º Campeonato de Futebol Society da 1ª Região promovido pela Irmandade do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV), sábado e domingo, na Toca do Urubu, zona leste de Porto Velho.

O time vitorioso é formado por jogadores dos Núcleos Mestre Bartolomeu e Mestre Pojó, respectivamente, de Porto Velho e Distrito de Extrema; o Palmeiral é de Guajará-Mirim, na fronteira brasileira com a Bolívia.

São eles: Alisson. m. Magno, Oliver, Wendsuel, Deigmar, Álvaro, Anastácio, Wesley,  João Victor, Weverton,  Fabrício, José Borges, Ivan, e Leandro.

Dez equipes participaram da competição que acontece desde 2016 e só foi interrompida no biênio 2020-2021, devido à pandemia do coronavírus. São elas: Arvoredo (núcleo do mesmo nome, de Cuiabá-MT), Canário Verde (Núcleo Mestre Gabriel), Erunaiá FC (núcleo do mesmo nome, de Candeias do Jamari),  Oxente FC (Núcleo M. Pernambuco), Oito de Dezembro (misto Porto Velho e Distrito de Extrema), Palmeiral F.C. (Guajará-Mirim), Sororoca F.C (N.M.Iagora), Porto FC (N. M. São Miguel), Talismã Futebol Clube (Núcleo M. Pequenina), e União das Barquinhas (núcleo do mesmo nome, da Capital).

Na semifinal, o Talismã (derradeiro campeão) venceu o Arvoredo por 2 x 0, classificando-se em 3º lugar.

“Este campeonato fortalece os vínculos de amizade, incentiva a prática do esporte e o espírito competitivo entre os irmãos”, disse o mestre Fabiano Pegoraro Franco (Núcleo Mestre Iagora), que é juiz de direito em Porto Velho.

“Cuidamos do espiritual e do físico das pessoas”, comemorou o m. Felipe (União das Barquinhas). “Basta ver que todos têm oportunidade de jogar, inclusive mestres representantes e outros mais”, emendou lembrando a participação dele e do m. Júnior; do mestre central da 1ª Região, Carmiro Gabriel Júnior (M.Pequenina), e do m. Jair (N.Palmeiral).

O campeonato tem perspectivas de expandir ainda mais, observaram os coordenadores mestres Felipe Braga e Júnior Quinhones, e irmão Ivan Júnior. Lembram que os atletas do Arvoredo, por exemplo, viajaram 1.500 quilômetros de carro para chegar a Porto Velho, o que leva a crer que a organização de um calendário preciso ofereceria oportunidade de participação de equipes dos estados Acre e até do Amazonas, e aí o certame uniria Amazônia e Centro-Oeste.


Os jogos foram apitados pelos árbitros Erismar Ferreira e Hamilton França, da Federação de Desportos de Rondônia. O Departamento Médico Científico da UDV montou uma barraca para atendimento dos contundidos. Lá estavam os irmãos: Alex Sakai, Geisa, Gicely, Vanúsia, e Anderval.

“Todos com boa vontade e esforço para trazer até aqui: acupuntura, enfermagem e fisioterapia”, destacou Sakai.

A conselheira Rosimeire (N.M. Pernambuco), monitora da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, liderou a equipe de limpeza do terreno, recolhendo plásticos e papéis.

Troféus e medalhas foram entregues aos vencedores, entre eles, Alfredo Feijó (União das Barquinhas), melhor goleiro, e Anastácio Cintra da Silva (Oito de Dezembro), artilheiro com 5 gols.

Wesley Santos (8 de Dezembro), 4 gols
Agostinho Quinhones Jr. (União das Barquinhas), 4
Walter Santana (Porto F.C.), 4
Victor Vinícius Paz (Arvoredo FC), 4
Wewerton Matheus Correia (8 de Dezembro), 3
José Felipe Jr. (Canário Verde FC), 3
Iago Cardoso (Canário Verde), 3
Herman Teschi (Oxente), 3
Samuel Duarte (Arvoredo), 3

 

Um gol: Gilson Santos (Talismã), Jean Santos (Talismã), Vinícius Almeida (Palmeiral), Wewerton Correia (8 de Dezembro), Ivan Santos (8 de Dezembro), e João de Lima (8 de Dezembro).

O campeonato foi acompanhado pelo diretor regional da Diretoria Geral do Centro Espírita União do Vegetal, Wagner Antero.

“No ano do Centenário de Nascimento do Mestre Gabriel nos juntamos com alegria a todos que apoiam a realização deste encontro esportivo da 1ª Região, tendo como objetivo a sadia prática esportiva, a cultura e o lazer junto às nossas famílias, em clima de paz e harmonia”, escreveu em sua mensagem o presidente da Associação Beneficente Casa da União Novo Horizonte, Walteir Costa.

Ele lembrou que no capítulo III, inciso IX, o Estatuto da entidade enfatiza a importância social da sadia prática esportiva, com o propósito de atuar nas áreas de educação, cultura, lazer, esporte, educação ambiental, e reinserção social de presos e menores infratores, com o desenvolvimento de programas nessas áreas.

“Valeu a pena, precisamos disso. A União do Vegetal está no seu lugar, mas o seus membros merecem e precisam se envolver com a sociedade em geral”, elogiou a conselheira Eva Costa (N.M.Gabriel).

“Fui o que mais gritou pelo Oito de Dezembro”, alegrou-se o irmão Aroldo Costa. Ele manifestou alegria e gratidão por rever irmãos, atletas ou não, e conhecer outros. “Importante disso são os laços de fraternidade entre os irmãos da UDV”, ele acrescentou.

Não apenas o futebol uniu comunidades hoasqueiras*. No domingo também houve competições dominó. Em três disputas (sete pedras, com validação de duzentos pontos), Sandro Maciel Marques e Hudson Damião, ambos do N. M. Gabriel, sagraram-se campeões. Jogaram com Adriano e Denis (N.Erunaiá), Raimundo e m. Rossano, (União das Banquinhas).

E de voleibol com quatro equipes mistas. O troféu de campeã foi entregue à equipe Elite, assim constituída: Ariadne (MP), Fernando (UB), Guilherme (Arvoredo), Felipe (MP), Maria (MP).

Estrela, do N. Erunaiá, ficou em 2º lugar com: André, Cláudia, Esthela, e Fernando.

A UDB jogou com Paulo, Patrick, Samira, e Samuel.

____ 

* Hoasqueiros é o termo usado no âmbito da União do Vegetal, e também externamente, para designar aqueles que comungam o chá hoasca, sacramento nessa religião. 

Galeria de Imagens

  • No início da competição, equipes perfiladas ao lado do Talismã, derradeiro campeão
    No início da competição, equipes perfiladas ao lado do Talismã, derradeiro campeão
  • Lucas Benhur, goleiro da União das Barquinhas, jogou de óculos
    Lucas Benhur, goleiro da União das Barquinhas, jogou de óculos
  • Torcida do Erunaiá, de Candeias do Jamari
    Torcida do Erunaiá, de Candeias do Jamari

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

Filhos lembram de Salma Roumiê, primeira advogada e fundadora da OAB

A exemplo de outras corajosas juízas e promotoras de justiça aqui estabelecidas entre 1960 e 1970, a paraense Salma Latif Resek Roumiê foi a primeir

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)