Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

MANDIOCA - especial



Mandioca 
pode impulsionar
a economia da Amazônia


MONTEZUMA CRUZ
Agência Amazônia 

CRUZ DAS ALMAS, BA – Completou cem dias o périplo do deputado Fernando Melo (PT-AC) por unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro de Raízes e Amidos Tropicais da Universidade Estadual Paulista e agroindústrias do setor, em busca do resgate da mandiocultura na Amazônia e da instalação do Pólo Sociomandioqueiro do Chandless, na região do Purus. Melo esteve em Cruz das Almas (BA). O deputado foi recebido no final da semana passada pela direção do Centro Nacional de Pesquisa de Mandioca e Fruticultura Tropical em Cruz das Almas, 54 mil habitantes, a 146 quilômetros de Salvador, no Recôncavo Sul Baiano. O que liga a Bahia ao Acre? A transferência de tecnologia.

O Pólo Sociomandioqueiro nasce com o envolvimento de cerca de duzentas famílias, em Sena Madureira, onde o perfil de propriedade varia entre oito e dez hectares em média e a safra ultrapassa 20 toneladas e em algumas áreas alcança 30 t/ha. A Bahia poderá fornecer tecnologia e ajudar a transformar esse sonho em realidade.

MANDIOCA - especial - Gente de Opinião
Nascimento, chefe da Embrapa Mandioca, recebeu Fernando Melo /M.CRUZ


Pelo centro fundado em 1975 no governo militar do general Ernesto Geisel transitam diariamente cerca de 500 pessoas, entre servidores, pesquisadores, bolsistas, estagiários e terceirizados. Trabalham ali 76 pesquisadores com cursos de mestrado e doutorado em universidades brasileiras e estrangeiras. Esse indicador justifica as mais de 20 parcerias internacionais, das quais, seis em pesquisa e desenvolvimento e duas em transferência de tecnologia. Entre 2004 e 2007 o centro recebeu dez missões estrangeiras.

Momento importante

"Com certeza, eu e minha comitiva tomamos um banho de informações da mais alta qualidade", afirmou o parlamentar. Melo esteve na instituição às vésperas da chegada de uma delegação com 27 técnicos de extensão rural representando 20 municípios do Estado do Pará, e da viagem da pesquisadora Wânia Gonçalves Fukuda para Angola. Agraciada com o Prêmio Frederico Vega de 2008, Wânia desenvolveu um trabalho com base na inclusão de agricultores e extensionistas de forma mais ativa no processo de melhoramento genético da mandioca. 

MANDIOCA - especial - Gente de Opinião
No Mercado Municipal: fartura de farinha, araruta e uma variedade de bijus / M.CRUZ
A aplicação deste modelo facilitou o entendimento das vantagens e desvantagens da adoção do produto originado da pesquisa, levando agricultores de base familiar a adotar variedades melhoradas. 

As palestras especiais para o deputado foram feitas com o uso de audiovisuais. Das consultorias prestadas em Cruz das Almas, atualmente o centro dá treinamento a cubanos e moçambicanos. No ano passado ali estiveram técnicos africanos e timorenses. Melo elogiou o vasto banco de dados da instituição, responsável pela média de 13 teses de dissertação por ano. O centro totalizou 219 eventos e 896 palestras em quatro anos. A visita coincidiu ainda com o anúncio do lançamento de três novas variedades de mandioca melhorada: verdinha, tapioqueira e caipira. Será no próximo dia 27 em Aracaju (SE), numa parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros. 
MANDIOCA - especial - Gente de Opinião
Sérvulo Costa (c) se entusiasmou com as palestras técnicas /M.CRUZ


"Honram o País" 

O empresário Sérvulo Costa, diretor da MOA Manutenção e Operação Ltda, em São Paulo, expressou a Nascimento o seu contentamento pela receptividade. "Fiquei impressionado com as palestras assistidas, bem como, pelo preparo de toda equipe de Cruz das Almas, que honra o nosso País e nos faz acreditar que estamos no caminho certo", ele disse. Segundo Costa, que é nascido no Acre, as informações transmitidas pelos pesquisadores serão valiosas para colocar em prática suas aspirações empresariais, "com foco social no carente e longínqüo Estado do Acre". "Esse sonho não se realizará se não pudermos contar com a inteligência e auxílio luxuoso da equipe da Embrapa Cruz das Almas", assinalou. 

MANDIOCA - especial - Gente de Opinião
Loyola: 4 prioridades
Prioridades e alternativas
para mandioca e fruteiras

●O chefe-adjunto de Comunicação e Negócios Jorge Luiz Loyola Dantas descreveu as quatro prioridades na área de mandioca e fruteiras tropicais: caracterização de recursos genéticos; geração, adaptação e tecnologias inovadoras; agregação de valor e transferência de tecnologia. Segundo ele, o centro executa seis macroprogramas, entre os quais, o de agricultura familiar e sustentável. De 2004 a 2007 se manteve com 27% de recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; 22% da Fundação de Pesquisas da Bahia; 20% do Banco do Nordeste Brasileiro; 9% de ministérios, 9% de financiamentos internacionais; e 9% de outras fundações.

● A mandiocultura no Extremo Sul da Bahia é quase totalmente praticada por agricultores familiares. O cultivo intensivo, sem adubação e rotação de culturas, e o uso do fogo como forma de limpeza das áreas levaram a solos degradados. Além da baixa produtividade, um reflexo da degradação da fertilidade dos solos é o amarelecimento das plantas, com definhamento e morte. "Com este problema, também conhecido como amarelão da mandioca e suspeita de ser uma deficiência em micronutrientes, muitos produtores abandonaram áreas dentro de suas propriedades por não conseguirem mais produzir mandioca", afirma a pesquisadora Arlene Maria Gomes Oliveira.

● O Brasil é o terceiro produtor mundial de frutas, participando com cerca de 10% da produção global, com 43 milhões de toneladas/ano. As fruteiras representam o segmento que mais cresceu no setor agrícola, constituindo-se importante alternativa para produtores e agroindústrias. Abacaxi, acerola, banana, citros, mamão, manga e maracujá estão na lista das frutas irrigadas e estudadas desde os anos 1990.

Fonte: Montezuma Cruz - Agênciaamazônia é parceira do Gentedeopinião.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Disputa de poder no Fórum Rui Barbosa põe juízes nas manchetes

Disputa de poder no Fórum Rui Barbosa põe juízes nas manchetes

A disputa de poder no Fórum Rui Barbosa vazou para os jornalistas em julho de 1981. O juiz da 1ª Vara Augusto Alves, de nacionalidade portuguesa, es

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)