Terça-feira, 21 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Hospital militar dará assistência médica a soldados da borracha


 Hospital militar dará assistência médica a soldados da borracha  - Gente de Opinião

MONTEZUMA CRUZ
Amazônias

Soldados da borracha e seringueiros amazônicos ganharão assistência médica no Hospital da Guarnição, em Porto Velho, informou esta semana a direção do Sindsbor, que representa a categoria. A decisão foi tomada depois de uma reunião, no final do ano passado, na sede da 17ª Brigada e Infantaria de Selva, entre o vice-presidente, entre o vice-presidente da entidade, George Telles), o deputado federal Carlos Magno Ramos (PP-RO), e o comandante dessa unidade militar, general Ubiratan Poty.
 

O atendimento será extensivo às mulheres de seringueiros soldados da borracha ou remanescentes. Essa categoria foi constituída por cerca de 50 mil homens de estados nordestinos, que foram extrair látex na floresta amazônica durante a 2ª Guerra Mundial (1939-1945). Nos primeiros dois anos, pelo menos 30 mil morreram em consequência de doenças endêmicas e tropicais.  
 

O atendimento médico às famílias começará ainda este mês. Hoje (6), o secretário municipal de saúde de Porto Velho, Domingos Sávio, firmou parceria com o hospital militar, para os serviços de exames ambulatoriais. Participaram dessa segunda reunião o vice-presidente do Sindsbor, George Teles, o secretário Sávio e o dirigente do hospital, tenente-coronel Franco.
 

“É uma vitória da classe”, disse o presidente do sindicato, José Romão. Ele lembrou que os soldados da borracha foram recrutados no governo do ex-presidente Getúlio Vargas, com a promessa prometera apoio e assistência médica aos trabalhadores, entretanto, isso nunca ocorreu.
 

Em Brasília, com apoio do deputado Carlos Magno, está em fase de elaboração um convênio de atendimento médico a toda categoria em quatros estados da Região Norte (Acre, Amazonas, Pará e Rondônia).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 21 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ditadura deu cadeia a militar que governou Rondônia duas vezes, operando milagres

Ditadura deu cadeia a militar que governou Rondônia duas vezes, operando milagres

A história do tenente-coronel paraquedista Abelardo e Alvarenga Mafra, ex-governador do extinto Território Federal do Guaporé não aparece em livros, t

Bacellar agrada no 1º ano de governo

Bacellar agrada no 1º ano de governo

Em 1º de janeiro de 1918, passados 107 anos, a edição nº 65 do jornal Alto Madeira via "tudo azul", ou seja, o Estado do Amazonas estava bem em sua gi

Gênese rondoniense (4 - final) - Aos olhos de observadores, William Curi foi “vítima de conspiração do partido do governo”

Gênese rondoniense (4 - final) - Aos olhos de observadores, William Curi foi “vítima de conspiração do partido do governo”

O agrônomo William Curi teve efêmera passagem pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, onde ensaiou seus passos políticos, sem obter o mes

Gênese rondoniense (3) – No xadrez sucessório, a continuidade de Cury espremeu Teixeirão

Gênese rondoniense (3) – No xadrez sucessório, a continuidade de Cury espremeu Teixeirão

Depois da exoneração de William Cury e do êxito do Polonoroeste, o INCRA daria conta de titular 3,4 milhões de hectares de terras em Rondônia, somando

Gente de Opinião Terça-feira, 21 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)