Domingo, 24 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Focos de calor em Rondônia são quase iguais aos de 2010


 Focos de calor em Rondônia são quase iguais aos de 2010 - Gente de Opinião

Montezuma Cruz
Em Porto Velho

Enquanto o município de Cacoal, a 500 quilômetros de Porto Velho, teve apenas dez incêndios, no mês de julho, só no sábado (8) o Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBM-RO) recebeu 40 chamadas telefônicas da Capital, denunciando queimadas em diferentes bairros.
 

“Este ano o município aproxima-se dos números ruins de 2010, e pode até superá-los”, previu segunda-feira, o coordenador do Comitê de Prevenção e Combate a Queimadas, o comandante do CBM-RO, coronel Sílvio Rodrigues.

A capital de Rondônia totalizou 477 focos de calor, até o final do mês de julho, e contabilizava 539 até o início desta semana.
 

Nos primeiros dez dias de agosto, o vertiginoso aumento das ocorrências [estimado em 600%] obrigou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a escalar 34 brigadistas em Porto Velho e 52 no Estado. As operações do órgão federal são feitas em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam).
 

Em um ano, o número de focos de calor em Rondônia quase dobrou: de 582 em 2014, ano de enchentes, para 1.217. O município de Porto Velho lidera em queimadas urbanas e rurais, seguido de Candeias do Jamari, com 178; e Nova Mamoré, com 167.
 

Para socorrer a zona rural do município de Porto Velho, [34 mil Km²], o CBM-RO escalará um sargento e dois soldados, que farão vistorias numa caminhonete.
 

Para o coronel Rodrigues, a situação piora a cada dia. “Esse agravamento demonstra que a grande maioria dos casos ocorridos em área urbana é intencional”, lamentou Rodrigues.
 

A fumaça já polui os céus nesta parte da Amazônia Ocidental. O Grupamento de Operações Aéreas (GOA) colocará seu avião Cessna 2010 à disposição das operações de reconhecimento de focos de queimadas e, eventualmente, transportar pessoas em extrema necessidade, na rota Porto Velho-Humaitá (AM).

Efeito estufa
 

“O governo de Rondônia está preocupado com a seca e atuará em todo o Estado, especialmente nos municípios onde houver maior índice de focos de calor do que no ano passado”, informou a coordenadora de Educação Ambiental da Sedam, Maria do Rozário Almeida da Silva.
 

Em campanha com o tema “Queimada, apague essa ideia!”, a Sedam advertirá a população para o perigo de Rondônia contribuir com o aumento dos problemas ambientais enfrentados pelo Brasil. 
 

Estudos da secretaria indicam que 95% das queimadas são causadas por atividades humanas e apenas 5% por fenômenos naturais.
 

“Emissões resultantes da queima de biomassa vegetal colocam o País entre os principais responsáveis pelo aumento dos gases de efeito estufa do planeta”, assinalou Maria do Rozário, acrescentando que a culpa não é do período seco, mas da população.
 

“O que vemos são pessoas querendo tocar fogo, sem medir consequências graves advindas dessa cultura, que é antiga. E só choverá em setembro”, complementou o superintendente adjunto do Ibama, Roberto Fernandes Abreu, advertindo para que as pessoas “parem de acender fósforo e isqueiro. Quem põe fogo pode matar”.
 

Relatórios elaborados pelo CBM-RO revelam: em vez de as pessoas contratarem limpadores de terrenos, preferem atear fogo no mato e nos entulhos. “As pessoas pouco se preocupam com crianças e idosos”, queixou-se o comandante Rodrigues.

COMO ESTÁ
 

❶ Respaldada pelo Comitê e pela Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, a prefeitura Porto Velho pela primeira vez conseguiu unir o decreto de situação emergencial à contratação de bombeiros civis. “Eles atuarão como brigadistas”, confirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Edjales Benício.
 

A portaria nº 42 permitiu a contratação, o plantão de atendimento e a fiscalização passou a ser feita diariamente, das 8h às 20h. O Disque Queimadas 0800, que no ano passado recebeu apenas 160 chamadas, alcançou 304 até julho deste ano.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Histórias que a transparência não conta – nem faz questão

Histórias que a transparência não conta – nem faz questão

É por demais conhecida a história mineral rondoniense, mas a sua parte oculta atual segue inalterada. Nunca interessou à Transparência Governamental

Oitavo torneio hoasqueiro da amizade será neste fim de semana, no Aluizão

Oitavo torneio hoasqueiro da amizade será neste fim de semana, no Aluizão

Neste fim de semana, o 8º Torneio da Amizade, de Futebol Society promovido pela Associação Casa da União Novo Horizonte, com apoio da Superintendênc

Hospital São José socorria o povo doente, quase um século atrás

Hospital São José socorria o povo doente, quase um século atrás

Só o Hospital São José tratava 169 casos de paludismo em 1934. A malária, doença infecciosa causada por parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos p

Lodi, mestre das letras, lança “Varadouro”, contando a história de Maria da Onça

Lodi, mestre das letras, lança “Varadouro”, contando a história de Maria da Onça

Ao longo de duas décadas o escritor, jornalista e poeta Edson Lodi Campos Soares vem resgatando notáveis personagens da Amazônia Brasileira, cuja vi

Gente de Opinião Domingo, 24 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)