Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Escolas estaduais distribuem mudas de plantas medicinais


Gente de Opinião

Em 2015, a distribuição foi feita em frente à Escola Estadual Murilo Braga

Mudas e sementes de acerola, beribá, caju, ingá, limão, pinha e outras frutíferas, mais babosa, boldo do Chile, erva cidreira, hortelã, quiabo, pepino, tomate e outras hortaliças, serão distribuídas a partir das 8h30 desta quinta-feira (22) na Escola Estadual Murilo Braga, em Porto Velho. O ato se dará em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado anualmente em 21 de setembro. A maior parte das mudas é cultivada na própria horta escolar.

Alunos integrantes da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com Vida) são responsáveis pelo evento, conforme a coordenadora, professora Carmen Sílvia.

“Esta é a terceira doação. Os alunos anotam nomes e endereços das pessoas, e fazem o mapeamento para acompanhar o desenvolvimento da planta”, disse a coordenadora.

“A fruta que você gosta”. Este é o mote lançado pela direção do Colégio Tiradentes, no Distrito de Jacy-Paraná, para incentivar e organizar seus alunos ao plantio de árvores na próxima quarta-feira.

O Dia da Árvore começará com o plantio de mudas frutíferas nos jardins desse estabelecimento a 90 quilômetros de Porto Velho. “As pessoas deste distrito, até então silencioso, estão agora estimuladas a melhorar”, comentou a diretora do colégio, tenente Erika Josiani Ossuci.

A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no Hemisfério Sul.

O Colégio Tiradentes tem papel importante nessa mudança. Alunos do período da manhã juntaram-se aos que frequentam aulas à tarde para o transplante de cajueiros e bananeiras cuja primeira safra ocorrerá em 2017.

O campo de futebol teve poda no gramado, o jardim e o bicicletário ganharam pneus reciclados, destacando-se juntamente com a fonte d’água artificial.

Na extensão da cerca, os alunos construíram outro jardim com pneus coloridos. Tudo a custo zero, na base de doações e mutirões. “As pessoas notam o que passa aqui dentro e se animam a colaborar conosco e para si próprias”, observou a diretora.

Concluída há dois meses, a pista de atletismo construída pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) ganhará árvores ao redor. “Diariamente, das 8h às 16h, um professor caminha com as pessoas”, disse Erika Ossuci.

Um projeto de jardinagem contempla o entorno da pista, no qual alunos e professores plantarão mudas de flores que levarão de casa. Ao mesmo tempo, a horta faz parte da revitalização, com o plantio de 80 pés de abacaxi, 120 pés de banana, abóboras, cajus, mamão, melão, melancia e mandioca.

“O complemento da merenda escolar está garantido, e ainda recebemos doações”, disse a tenente Ossuci.

 Leia mais:
Murilo Braga distribui mudas de frutíferas à população


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A maneira como os anúncios atraíam a freguesia, um século atrás

A maneira como os anúncios atraíam a freguesia, um século atrás

Passados 105 anos, vamos conhecer um pouco da publicidade da década de 1920 por aqui? Os anúncios eram detalhados, algo que veio se repetindo nas dé

A terra treme em Porto Velho

A terra treme em Porto Velho

Já sob a direção do médico baiano Joaquim Augusto Tanajura, em 19 de janeiro de 1922, ano do centenário da Independência do Brasil, o jornal Alto Ma

Este é o patrimônio verde rondoniense em tempos de COP-30

Este é o patrimônio verde rondoniense em tempos de COP-30

Estão em Rondônia dez das 805 Reservas Naturais do Patrimônio Natural (RPPNs) do País. Elas são áreas protegidas, de acordo com o Sistema Nacional d

Já se passam 82 anos, desde o incentivo do Banco da Borracha à presença da VERT

Já se passam 82 anos, desde o incentivo do Banco da Borracha à presença da VERT

Porto Velho ainda pertencia ao Amazonas no final de fevereiro de 1943, quando o diretor do Banco de Crédito da Amazônia), Ruy Medeiros, visitava a Ass

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)