Segunda-feira, 6 de setembro de 2021 - 15h59
De que transporte dispomos em Rondônia? A resposta está nas estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran): a relação entre automóveis e habitantes é de 58,6%. A motocicleta é o veículo mais utilizado no estado, perfazendo 70% da frota em algumas cidades de Rondônia. No estado circulam 1 milhão 73 mil 340 veículos, dos quais, 550,07 mil motos.
A população estadual dispõe apenas do ônibus [intermunicipal e interestadual] como meio de transporte acessível. Conexões interestaduais com maior frequência de passageiros ocorrem entre o estado com cidades e capitais dos vizinhos estados do Acre, Amazonas e Mato Grosso.
Sete aeroportos do interior de Rondônia ganharam investimentos do governo, com obras executadas pelo Departamento de Infraestrutura Aeroportuária do DER: Ariquemes, Cacoal, Costa Marques, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena. Todos eles têm postos de abastecimento de aeronaves.
A Capitania Fluvial de Porto Velho, subordinada ao Comando do 9º Distrito Naval, em Manaus, fiscaliza empresas de navegação fluvial que fazem semanalmente o percurso entre os terminais hidroviários de Porto Velho e da Capital amazonense.
“Criação do Polonoroeste foi minha, e pessoal”
A Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de Rondônia (Codaron) durou até 1983. Até ali o Programa Integrado de Colonização do Noroeste Bras
Gênese rondoniense (1): Marcha para o Oeste desembocou nos NUARs
Existem outros grandes atores na ocupação e elevação de Rondônia a estado, mas a história oficial ainda fecha os olhos ao ex-governador Humberto da
Mader ajudou mineração que ainda desconhecia a “pedra da cura”
O negócio mineral começou a prosperar no final da década de 1960, quando já se detectava a presença da pedra topázio em Monte Negro. Em seu governo,
Histórias que a transparência não conta – nem faz questão
É por demais conhecida a história mineral rondoniense, mas a sua parte oculta atual segue inalterada. Nunca interessou à Transparência Governamental