Sábado, 23 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Em Rondônia, 550 mil motos batem recorde no transporte de pessoas


Em Rondônia, 550 mil motos batem recorde no transporte de pessoas - Gente de Opinião

De que transporte dispomos em Rondônia? A resposta está nas estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran): a relação entre automóveis e habitantes é de 58,6%. A motocicleta é o veículo mais utilizado no estado, perfazendo 70% da frota em algumas cidades de Rondônia. No estado circulam 1 milhão 73 mil 340 veículos, dos quais, 550,07 mil motos.

A população estadual dispõe apenas do ônibus [intermunicipal e interestadual] como meio de transporte acessível. Conexões interestaduais com maior frequência de passageiros ocorrem entre o estado com cidades e capitais dos vizinhos estados do Acre, Amazonas e Mato Grosso. 

Sete aeroportos do interior de Rondônia ganharam investimentos do governo, com obras executadas pelo Departamento de Infraestrutura Aeroportuária do DER: Ariquemes, Cacoal, Costa Marques, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena. Todos eles têm postos de abastecimento de aeronaves.

A Capitania Fluvial de Porto Velho, subordinada ao Comando do 9º Distrito Naval, em Manaus, fiscaliza empresas de navegação fluvial que fazem semanalmente o percurso entre os terminais hidroviários de Porto Velho e da Capital amazonense.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 23 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Histórias que a transparência não conta – nem faz questão

Histórias que a transparência não conta – nem faz questão

É por demais conhecida a história mineral rondoniense, mas a sua parte oculta atual segue inalterada. Nunca interessou à Transparência Governamental

Oitavo torneio hoasqueiro da amizade será neste fim de semana, no Aluizão

Oitavo torneio hoasqueiro da amizade será neste fim de semana, no Aluizão

Neste fim de semana, o 8º Torneio da Amizade, de Futebol Society promovido pela Associação Casa da União Novo Horizonte, com apoio da Superintendênc

Hospital São José socorria o povo doente, quase um século atrás

Hospital São José socorria o povo doente, quase um século atrás

Só o Hospital São José tratava 169 casos de paludismo em 1934. A malária, doença infecciosa causada por parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos p

Lodi, mestre das letras, lança “Varadouro”, contando a história de Maria da Onça

Lodi, mestre das letras, lança “Varadouro”, contando a história de Maria da Onça

Ao longo de duas décadas o escritor, jornalista e poeta Edson Lodi Campos Soares vem resgatando notáveis personagens da Amazônia Brasileira, cuja vi

Gente de Opinião Sábado, 23 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)