Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

CBF e acreanos criam Copa que já existiu




MONTEZUMA CRUZ
Agência Amazônia

 
BRASÍLIA – Os moldes podem ser outros, mas a Copa da Amazônia que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação de Futebol do Acre anunciaram neste final de ano não é inédita. Ela foi criada em meados dos anos 1970, com apoio governamental, prefeituras, empresários e companhias aéreas.

Reunido com as federações de futebol dos estados e territórios federais amazônicos – Rondônia, Amapá e Roraima ainda estavam nessa condição –  o jornalista paraense Vinícius Danin, já falecido, foi um dos principais articuladores da competição. Tirou dinheiro do bolso para viabilizá-la. Danin foi editor do Alto Madeira, A Tribuna e assessor parlamentar na Assembléia Legislativa. Era apaixonado por futebol.

Considerar a "nova copa" novidade é puro marketing, embora se reconheça a participação de equipes sul-americanas nessa nova fase. Segundo o Governo do Estado do Acre, a "nova competição" será importante para o norte do País".

Anuncia-se agora que o torneio poderá ser disputado por oito equipes: uma do Pará, uma do Amazonas, uma do Acre e uma de Rondônia ou Roraima mais equipes estrangeiras da Bolívia, Peru, Colômbia e Equador, países que também possuem trechos da Floresta Amazônica em seus territórios.

Em maio deste ano, durante um intervalo do Congresso Nacional dos Cronistas Esportivos, ocorrido em Manaus (AM), discutiu-se a possibilidade da volta do Copão. Entre 1975 e 1977, os times amazônicos pontificaram. O Moto Clube, de Porto Velho, por exemplo, fez um jogo preliminar no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.

O cronista Zeca Soares defende a participação de outros estados, entre os quais o Maranhão e o Piauí. Ele acredita num esforço coletivo das emissoras de TV e de rádio desses estados na cobertura do torneio. "Afinal, ele comenta, é a oportunidade de o norte se destacar, revelando estádios, atletas e bom futebol".

CBF e acreanos criam Copa que já existiu - Gente de Opinião
 Estádio Vivaldo Lima, em Manaus,sediou jogos do Copão nos anos 1970 / GOV.AMAZONAS

 
Amapaenses, os melhores
 
O torneio interestadual do norte deixou de ser disputado ainda nos anos 1980. Não deu certo a tentativa de reeditá-lo em 2003. O  Trem Desportivo Clube, de Macapá, foi o maior campeão: conquistou a taça cinco vezes seguidas.

De acordo com o blog Acre Esportivo, a LDU, vice-campeã mundial, poderá ser a representante equatoriana. A competição ocorrerá entre os dias 25 de abril e 7 de maio de 2009. Torcedores do Rio Branco (AC), única equipe confirmada no torneio até agora e dona da casa, estão esperançosos em que o torneio dê certo.

Os jogos da equipe serão disputados no Estádio Arena da Floresta, modernizado pelo governo com vistas à possibilidade de o Acre receber jogos da seleção brasileira na Copa Mundial de 2014. Nesse aspecto, o Acre enfrenta a poderosa concorrência do Amazonas, que saiu na frente na disputa e deu publicidade aos atrativos turísticos e ecológicos da região.

Para o e estudante Geison Almeida, ouvido pelo blog, a Copa da Amazônia tem grande importância. "Nela podem se revelar mais jogadores para os clubes da região". Almeida acredita que o apoio financeiro existirá, "desde que os empresários dêem suporte".

O blog também informa que  os organizadores do evento já procuram contatos com emissoras de televisão, a fim de angariar parcerias para transmissões dos jogos.

Fonte: Montezuma Cruz - A Agênciaamazônia é parceira do Gentedeopinião.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Amadeu Machado fez com o lendário Capitão Sílvio a 1ª licitação de terras públicas do País

Amadeu Machado fez com o lendário Capitão Sílvio a 1ª licitação de terras públicas do País

Gaúcho de Santa Rosa, o advogado Amadeu Matzenbacher Machado estudou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e veio para Rondônia em 1973. Foi

Disputa de poder no Fórum Rui Barbosa põe juízes nas manchetes

Disputa de poder no Fórum Rui Barbosa põe juízes nas manchetes

A disputa de poder no Fórum Rui Barbosa vazou para os jornalistas em julho de 1981. O juiz da 1ª Vara Augusto Alves, de nacionalidade portuguesa, es

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)