Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Árvore torta tem que ser vista como torta


 

MONTEZUMACRUZ
Amazônias

GUAJARÁ-MIRIM – Pouco depois do encontro das águas dos rios Pakaas-nova e Mamoré existe uma grande árvore torta. Esperamos que algum botânico ou engenheiro florestal identifique-a e mande dizer ao Amazônias de qual espécieÁrvore torta tem que ser vista como torta - Gente de Opinião ela é.

A viagem segue até a primeira praia, destino dos 13 ocupantes do barco Karine, no qual naveguei sábado passado (15/10). Lembrei-me de explicações de sábios a respeito. Uma delas diz:

“Diante de uma velha árvore torta, um pinheiro vergado pelo tempo, o sábio da aldeia ofereceu a sua própria casa como prêmio para aquele que conseguisse ‘enxergar o pinheiro na posição correta’.

Todos os moradores da aldeia se aproximaram e ficaram por longo período pensando em como seria e o que deveriam fazer para ‘enxergar o pinheiro na posição correta’.

Alguns se contorciam, outros se abaixavam, mas no final do dia nenhuma daquelas pessoas conseguiu ‘enxergar o pinheiro na posição correta’. Foi então que o sábio explicou ao povo ansioso:

– Ver esta árvore em sua posição correta é ‘vê-la como uma árvore torta’. Só isso.

Faz parte da natureza de pessoas de bem, querer ‘consertar as coisas e as pessoas’. Mas assim como árvores tortas devem ser enxergadas apenas como árvores tortas, também as pessoas, que segundo nosso ponto de vista precisam melhorar em determinadas áreas, devem ser vistas como seres humanos, que a exemplo de você, eu, e as árvores tortas, também possuem ‘pequenos defeitos’.

Se quisermos pela nossa própria força, endireitar uma árvore torta é bem provável que ela rache, quebre e morra”.

 

Siga Montezuma Cruz no
 Gente de Opinião

 
www.twitter.com/MontezumaCruz


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O menino viu

O menino viu

O garoto que caminhava nos arredores do Centro de Triagem de Migrantes (Cetremi), em Vilhena, não teve dificuldade para ver de perto o cadáver no chão

Direita chama esquerda na USP, e o parto urbanístico de Rondônia saiu muito bem

Direita chama esquerda na USP, e o parto urbanístico de Rondônia saiu muito bem

Saudoso geógrafo Milton Santos, da Universidade de São Paulo (USP), é um personagem pouco conhecido na história de Rondônia. Pudera, ele trabalhava

Da infância à beira do Rio Madeira, Ana Mendes mostra hoje a luta de comunidades tradicionais

Da infância à beira do Rio Madeira, Ana Mendes mostra hoje a luta de comunidades tradicionais

Ana Mendes, filha da jornalista Cristina Ávila e do falecido professor Valter Mendes (do Colégio Carmela Dutra), expõe “Quem é pra ser já nasce”, co

Bons ares para 2026 se devem a modelo  que deu certo na Biblioteca Francisco Meirelles

Bons ares para 2026 se devem a modelo que deu certo na Biblioteca Francisco Meirelles

A equipe da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles ingressou com muito ânimo em 2026. Apesar do avanço voraz das tecnologias digitais, ainda prosp

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)