Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Antenas vão mostrar onde há desmatamento


MONTEZUMA CRUZ
Agência Amazônia

BRASÍLIA – Das cinco antenas de monitoramento via satélite que o Sistema de Proteção à Amazônia (Sipam) vai instalar na região, a pedido do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), duas ficarão em unidades de conservação no Estado de Rondônia. Assim, o Sipam faz a sua parte na prevenção ao desmatamento, invasões de terras e excesso de criação de bois em algumas áreas que circundam ou estão mesmo dentro das reservas. Não foi divulgado o prazo para a colocação das antenas.

Antenas vão mostrar onde há desmatamento - Gente de Opinião
Minc: falta manejo sustentável nos assentamentos /ABr
Antenas vão mostrar onde há desmatamento - Gente de Opinião
Há manejo sim, responde Hackbart /ABr
Ao anunciar a lista com os cem maiores desmatadores do País, o ministro do meio Ambiente, Carlos Minc, abriu mais uma polêmica em sua curta gestão. Ele atribuiu a seis assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a liderança da lista que implicou multas de R$ 256,6 milhões por danos causados em 223 mil hectares de florestas.  
 
Governo em choque

Imediatamente, o presidente do Incra, Rolf Hackbart, declarou que os assentamentos feitos pela autarquia e que aparecem na lista "são antigos". Segundo ele, foram criados entre 1995 e 2002.

Hackbart queixa-se de que o Ibama tenha multado o Incra com base numa foto feita em 1997. "A maioria das fotos é daquele ano e uma de 2006. Quando é que houve o desmatamento? Até agora não nos informaram", questionou. Disse ainda que os assentamentos possuem planos de manejo desde 2003. "É muito triste o País ficar discutindo reforma agrária como o maior desmatador quando sabemos que quem mais protege o meio ambiente são os assentamentos, os ribeirinhos e os povos indígenas".

Minc procurou acalmar os ânimos no Incra, mas ainda não conseguiu. Ele prometeu 12 ações de combate ao crime ambiental e, diante da reação de Hackbart, não recuou em opinar na atuação dos colegas daquela autarquia: "A impunidade está no cerne desses crimes. É preciso dar mais sustentabilidade ambiental aos assentamentos". Relatório do Tribunal de Contas da União menciona os pequenos agricultores como responsáveis por 18% das derrubadas.

Quem mais derruba

■ Mato Grosso registrou 229 quilômetros quadrados de novas derrubadas. 

■ Rondônia tem apenas 30 quilômetros quadrados de novos desmates e o Amazonas 29 quilômetros quadrados. 

■ Pelo terceiro mês consecutivo o Pará é o estado com o maior índice de desmatamento: 435 quilômetros quadrados, 57% do total. Os dados são de julho.

 Fonte: Montezuma Cruz - A Agênciaamazônia é parceira do Gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A terra treme em Porto Velho

A terra treme em Porto Velho

Já sob a direção do médico baiano Joaquim Augusto Tanajura, em 19 de janeiro de 1922, ano do centenário da Independência do Brasil, o jornal Alto Ma

Este é o patrimônio verde rondoniense em tempos de COP-30

Este é o patrimônio verde rondoniense em tempos de COP-30

Estão em Rondônia dez das 805 Reservas Naturais do Patrimônio Natural (RPPNs) do País. Elas são áreas protegidas, de acordo com o Sistema Nacional d

Já se passam 82 anos, desde o incentivo do Banco da Borracha à presença da VERT

Já se passam 82 anos, desde o incentivo do Banco da Borracha à presença da VERT

Porto Velho ainda pertencia ao Amazonas no final de fevereiro de 1943, quando o diretor do Banco de Crédito da Amazônia), Ruy Medeiros, visitava a Ass

Porto Velho já recuperava locomotivas na década de 1940

Porto Velho já recuperava locomotivas na década de 1940

Porto Velho salva locomotivas desde o início do Território Federal do Guaporé, em 1943. A mecânica com a utilização de mão de obra local vem de long

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)