Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

ADIÇAO DE FARINHA



Fernando Melo 
comemora convocação 
de audiência pública 
no Senado para  debater 
adição de fécula à farinha de trigo 
      
 
DA AGÊNCIA AMAZÔNIA 
 
BRASÍLIA – A adição de fécula pode reduzir a importação de trigo no País. Senadores vão debater projeto de lei em audiência pública. No final do mês de maio, o deputado Fernando Melo (PT-AC) apelou a todos os senadores para que coloquem em votação o projeto determinando a adição de 10% de fécula à farinha de trigo, cujo consumo anual varia de 7 a 8 milhões de toneladas. "O momento é propício e eu comemora essa decisão", afirmou Melo.

Tramita na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal o Projeto de Lei nº 4.679/2001, do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), aprovado pela Câmara dos Deputados. Ele será transformado no Projeto de Lei Complementar nº 22/07. Dispõe sobre a adição de farinha de mandioca refinada, de farinha de raspa de mandioca ou de fécula de mandioca à farinha de trigo e seus derivados, adquiridos pelo poder público, e estabelece regime tributário especial para a farinha de trigo misturada, e dá outras providências". O projeto já foi aprovado pela Comissão de defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle da Casa.
 
O senador Valter Pereira (PMDB-MS) quer a votação "o quanto antes". O deputado Fernando Melo inseriu uma emenda individual no valor de R$ 200 mil para contemplar o plantio de mandioca de boa variedade no município de Sena Madureira. O dinheiro será destinado à aquisição de equipamentos agrícolas para a Secretaria Municipal de Produção e Agricultura. "Nosso sonho é ver funcionar brevemente o Pólo Mandioqueiro do Purus, com a participação de associações de produtores rurais de toda esta grande região", disse. 

Menos importação

Se a lei for aprovada, conforme prevê o presidente da Câmara Setorial da Mandioca no Ministério da Agricultura, João Eduardo Pasquini, o País poderá reduzir a importação de 800 mil toneladas de trigo por ano. Para o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca, Ivo Pierin Júnior, o benefício não se restringe à redução de gastos com importação. O País importa a cada ano mais de 11 milhões de toneladas de trigo, e sua safra não chega nem a 4 milhões de toneladas.  "Todos vão ganhar na cadeia produtiva da mandioca", diz Júnior.

Senadores apóiam

Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que a audiência pública terá a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes; do presidente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo, João Paulo Koslovski; do presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do paraná (Sistema Ocepar); e do presidente da Organização das Cooperativas dos Rio Grande do Sul, Frederico Perius.

Os senadores Sérgio Guerra (PSDB-PE), Tião Viana (PT-AC), Garibaldi Alves (PMDB-RN) e Flávio Arns (PT-PR) e Demóstenes Torres (DEM-GO) responderam ao apelo de Melo. 

Fonte: Montezuma Cruz - Agênciaamazônia é parceira do Gentedeopinião.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Disputa de poder no Fórum Rui Barbosa põe juízes nas manchetes

Disputa de poder no Fórum Rui Barbosa põe juízes nas manchetes

A disputa de poder no Fórum Rui Barbosa vazou para os jornalistas em julho de 1981. O juiz da 1ª Vara Augusto Alves, de nacionalidade portuguesa, es

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Do “cemitério de processos” à fedentina forense, advogados penavam

Muito antes das modernas sedes do Fórum Criminal de Porto Velho e do Tribunal de Justiça de Rondônia, a história da rotina de atendimento no antigo

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Aplicativo revelará conduta afetiva em casos psicológicos ou de violência

Um aplicativo de fácil acesso popular para o registro de antecedentes de conduta afetiva, em casos de violência de natureza física ou psicológica fo

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Processos sumiam com facilidade no Fórum da Capital

Numa caótica organização judiciária, apenas duas Comarcas funcionavam em meados dos anos 1970. A Comarca de Porto Velho começava no Abunã e terminav

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)