Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

A FOTO DO FATO: É preciso ouvir Lavoisier


 A FOTO DO FATO: É preciso ouvir Lavoisier - Gente de Opinião

MONTEZUMA CRUZ
 

Essa queima de restos de madeira foi fotografada por Jurandir Costa em Vista Alegre do Abunã. Um desperdício, pois há pedaços de madeira que ainda poderiam ser reaproveitados.

Outra perda inaceitável é o pó de serra das serrarias da região, e isso ocorre também nos vizinhos estados do Acre e Amazonas. Compactada, a serragem se transforma em briquetes, carvão ecológico, substituto da lenha.

Para obtê-lo, basta secar e prensar resíduos de madeira. Na sequência, com alto poder calorífico, o briquete é o combustível natural para caldeiras industriais, fornos, cerâmicas e outros.

Em 1777, o químico francês Antoine Laurent Lavoisier demonstrava que a massa dos produtos da reação era igual aos que deram origem a ela. Era o princípio da conservação de massas.

A combustão e outros processos relativos (a calcinação de metais por exemplo) resultava da combinação do oxigênio com outros elementos. Então, ele dizia: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Rondônia ainda tem tempo para acreditar nessa máxima.

Repórter na Secom-RO. Colaborador dos sites Gente de Opinião e Expressão Rondônia. Trabalhou nos extintos jornais A Tribuna, O Guaporé, O Imparcial, O Parceleiro, e na sucursal da Empresa Brasileira de Notícias (EBN). Foi correspondente regional da Folha de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil. Colaborou com o Alto Madeira.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A maneira como os anúncios atraíam a freguesia, um século atrás

A maneira como os anúncios atraíam a freguesia, um século atrás

Passados 105 anos, vamos conhecer um pouco da publicidade da década de 1920 por aqui? Os anúncios eram detalhados, algo que veio se repetindo nas dé

A terra treme em Porto Velho

A terra treme em Porto Velho

Já sob a direção do médico baiano Joaquim Augusto Tanajura, em 19 de janeiro de 1922, ano do centenário da Independência do Brasil, o jornal Alto Ma

Este é o patrimônio verde rondoniense em tempos de COP-30

Este é o patrimônio verde rondoniense em tempos de COP-30

Estão em Rondônia dez das 805 Reservas Naturais do Patrimônio Natural (RPPNs) do País. Elas são áreas protegidas, de acordo com o Sistema Nacional d

Já se passam 82 anos, desde o incentivo do Banco da Borracha à presença da VERT

Já se passam 82 anos, desde o incentivo do Banco da Borracha à presença da VERT

Porto Velho ainda pertencia ao Amazonas no final de fevereiro de 1943, quando o diretor do Banco de Crédito da Amazônia), Ruy Medeiros, visitava a Ass

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)