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Lúcio Flávio Pinto

Quem dá prioridade ao ciclista? Em ciclovia e ciclofaixas, Porto Velho fora.


Ciclovia da Avenida Tiradentes, em Porto Velho - Foto Leandro Morais - Gente de Opinião
Ciclovia da Avenida Tiradentes, em Porto Velho - Foto Leandro Morais

O uso de bicicletas em meios urbanos tem se intensificado cada vez mais. Saúde, lazer, economia, comodidade, diversos são os motivos e benefícios que levam a optar por elas. Para que essa escolha seja feita, há um fator fundamental em jogo: a segurança durante a corrida, dada principalmente por ciclovias e ciclofaixas. Por isso, apresentamos um ranking que traz quais capitais brasileiras mais dão prioridade ao ciclista e a qualidade de sua rota, favorecendo a construção de uma cidade melhor através da mobilidade ativa.

O levantamento foi realizado pela Aliança Bike, associação que tem como missão fortalecer a economia da bicicleta e o seu uso em território nacional, e que decidiu manter uma página em constante atualização da quilometragem de ciclovias e ciclofaixas disponíveis nas capitais, baseada no levantamento de dados fornecidos pelas prefeituras de cada município.

De acordo com a última atualização há um total de 4.198,61km de estrutura cicloviária segregada no Brasil, sendo que a média de quilometragem numa capital é de 155,50km e a cada 100 mil habitantes há uma média de 9,91km construída.

As capitais com mais ciclovias e ciclofaixas e suas respectivas quilometragens são:

  1. São Paulo (699,2km)
  2. Brasília  (527,23km)
  3. Rio de Janeiro (450 km)
  4. Fortaleza (411 km)
  5. Salvador (308,59 km)
  6. Curitiba (252,1 km)
  7. Recife (169 km)
  8. Florianópolis (121,56 km)
  9. Belém (116,5 km)
  10. Rio Branco (110 km)

No entanto, se buscamos por aquelas que mais distribuem a infraestrutura de forma proporcional com sua população, o ranking se altera. Neste caso, ficaria assim [Belém fica fora]: 

  1. Rio Branco (26,22 km/100 mil habitantes)
  2. Florianópolis (23,53 km/100 mil habitantes)
  3. Vitória (18,94 km/100 mil habitantes)
  4. Brasília (17,04 km/100 mil habitantes)
  5. Palmas (15,64 km/100 mil habitantes)
  6. Fortaleza (15,20 km/100 mil habitantes)
  7. Curitiba (12,84 km/100 mil habitantes)
  8. Aracaju (12,79 km/100 mil habitantes)
  9. Salvador (10,64 km/100 mil habitantes)
  10. Campo Grande (10,26 km/100 mil habitantes)

Qual a diferença entre ciclovias e ciclofaixas?

Apesar da confusão que muitas pessoas fazem, há uma diferença entre os dois termos. As ciclovias determinam espaços segregados para o fluxo de bicicletas. Ao adotar uma separação física como blocos de concreto, grades ou, até mesmo, as distanciando da pista de automóveis. Sendo assim, elas isolam os ciclistas, os protegendo, e são utilizadas principalmente em locais de tráfego mais intenso. 

As ciclofaixas determinam um espaço para o ciclista na pista de rolamento a partir de faixas pintadas no chão, que podem incluir, ao invés de uma separação física, sinalizações no asfalto como "olho de gato" ou "tartarugas" para limitar o espaço de uso das bicicletas. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

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