Porto Velho (RO) sábado, 30 de maio de 2020
×
Gente de Opinião

Lúcio Flávio Pinto

Carajás: inovação que é boa para eles


 Carajás: inovação que é boa para eles - Gente de Opinião

LÚCIO FLÁVIO PINTO
Editor do Jornal Pessoal

A Vale foi a escolhida em Estocolmo, pelo público sueco, para receber o prêmio de aço através do qual, há 16 anos, a Suécia contempla projetos inovadores desenvolvidos com aços de alta resistência ao redor do mundo. A mineradora brasileira foi selecionada por ter criado uma grade pioneira de grelha, feita com aço de alta resistência Hardox 450, “que tornou o fluxo de mineração em Carajás mais eficiente”.
 

O trabalho foi executado entre 2012 e 2013 por uma equipe de engenheiros do complexo minerador de Carajás, que utilizaram aços de alta resistência SSAB. A nova grade impede que grandes rochas de minério de ferro entrem no sistema de britagem e realizem a produção. Como vantagem adicional, de requererem menor manutenção, o que resulta em redução de custos e de impactos no meio ambiente.
 

“Os benefícios para a operação foram grandes. Com apenas três meses de uso, verificamos a redução do tempo de paralisações por obstrução do britador em 92% e a redução de custos com perdas decorrentes dessas interrupções de mais de três vezes o valor investido. Isso significa que, graças à grelha, o projeto foi pago em apenas um mês”, explicou o gerente da usina de tratamento de minério de ferro de Carajás, Herbert Viana, segundo press release da empresa.
 

Com peso em torno de 70 toneladas, considerado leve pelo padrão dos equipamentos atuais na mineração, as grelhas podem suportar até 1,2 mil toneladas métricas de minério de ferro.
 

O projeto custou à Vale R$ 40 milhões e lhe deu um retorno de R$ 200 milhões nos primeiros três meses de implantação, segundo a assessoria da mineradora.
 

Diretamente, não acarretou nenhum benefício para o Estado do Pará. E deverá ajudar a exaurir mais rapidamente as valiosas reservas do melhor minério de ferro do planeta.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lúcio Flávio Pinto

A queimada da Volks

A queimada da Volks

Belém (PA)Hoje, 35 anos depois do incêndio recorde da Volks (que nunca mais voltou a pensar em montar bois), a alteração se aproxima de 20% da superfí

O réquiem do STF

O réquiem do STF

A sessão de ontem foi uma das mais lamentáveis e tristes da história do Supremo Tribunal Federal.

Sinais de intranquilidade

Sinais de intranquilidade

Grande parte da instabilidade que o país vive atualmente decorre de iniciativas do próprio Bolsonaro e dos seus filhos

Chico Mendes: 30 anos do assassinato do líder seringueiro

Chico Mendes: 30 anos do assassinato do líder seringueiro

Chico Mendes está sendo lembrado no mundo inteiro pelos 30 anos do seu assassinato.