Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 - 09h01

LÚCIO FLÁVIO PINTO
Editor do Jornal Pessoal, colunista do Yahoo e colaborador de Amazônias
Henrique Pizzolato, preso na Itália no dia 5, passa a ser o personagem mais interessante do mensalão. Talvez seja a peça chave para reconstituir essa história, não em autos judiciais, onde os processos praticamente se encerraram, mas através dos bastidores do poder.
A primeira coisa que surpreende no enredo, que está sendo tecido com mais fidelidade e rigor graças a informações procedentes da Itália, é ele ter começado a preparar sua fuga do Brasil apenas três meses depois de ter sido declarado réu pelo Supremo Tribunal Federal.
Nessa época, a presunção comum era de que o presidente Lula controlava ou tinha bastante ascendência sobre o STF, por haver indicado vários dos ministros que compunham a corte, como nenhum presidente antes dele (nesse ponto o invariável superlativo estava certo). Nem haviam sido suscitadas as dúvidas que, depois, seriam apontadas, quanto à imparcialidade do Supremo, acusado de fazer julgamento político – e em favor do PSDB.
Ainda assim, Pizzolato começou, em novembro de 2007, a tirar documento de identidade, CPF e título eleitoral em nome de um irmão, Celso, que morreu em 1978. Com esses documentos falsos, conseguiu, em 2008, seu primeiro passaporte, em nome de Celso.
Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Albrás é a maior consumidora de energia elétrica do País
A Albras, a fábrica de alumínio da multinacional norueguesa Norsk Hydro, instalada em Barcarena, é a maior consumidora de energia do Brasil. Sua carga

O enclave de Ludwig na Amazônia no tempo da ditadura
Lendo o seu artigo Carajás: enclave no Pará, me veio em mente uma experiência que fiz com a Jari, quando trabalhava como economista, no fim dos anos

Por que não proteger as castanheiras?
A PA-230, rodovia estadual paraense que liga os municípios de Uruará, na Transamazônica, a Santarém, situada no local de convergência do rio Tapajós c

Publico a seguir a entrevista que Edyr Augusto Proença (foto) concedeu à revista digital Amazônia Latitude, iniciando uma série de entrevistas com esc
Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)