Porto Velho (RO) sexta-feira, 5 de junho de 2020
×
Gente de Opinião

Lúcio Flávio Pinto

A Colômbia do Pará


A Colômbia do Pará - Gente de Opinião

LÚCIO FLÁVIO PINTO
De Belém (PA)

A 50 quilômetros de Belém, na enseada que fica na foz do rio Pará, ponto estratégico de passagem para o rio Amazonas, dois municípios podem ser chamados de Colômbia paraense. Mais antigo com esse título, Abaetetuba sempre foi rota intermediária do contrabando. O que vinha do interior do Estado (cacau e café principalmente) e o que era importado através da Guiana Francesa e Paramaribo (antiga Guiana Holandesa), desde automóvel americano até perfume francês ou sandália japonesa.
 

Esse tipo de contrabando ainda é praticado, mas diminuiu bastante desde que foi combatido com maior intensidade pelos militares com o golpe de 1964. O contrabando era a principal fonte de renda clandestina e de recursos para o caixa dois dos políticos. Em especial os do PSD, liderados pelo caudilho “tenenetista” Magalhães Barata, a maior fonte de poder durante 30 anos até a entronização dos coronéis Jarbas Passarinho e Alacid Nunes no topo do mando. Para quebrar essa estrutura, os “novos turcos” quebraram sua espinha dorsal; o fluxo de dinheiro “não contabilizado”.
 

Leia o texto completo no blog
A Agenda Amazônica de um jornalismo de combate


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lúcio Flávio Pinto

A queimada da Volks

A queimada da Volks

Belém (PA)Hoje, 35 anos depois do incêndio recorde da Volks (que nunca mais voltou a pensar em montar bois), a alteração se aproxima de 20% da superfí

O réquiem do STF

O réquiem do STF

A sessão de ontem foi uma das mais lamentáveis e tristes da história do Supremo Tribunal Federal.

Sinais de intranquilidade

Sinais de intranquilidade

Grande parte da instabilidade que o país vive atualmente decorre de iniciativas do próprio Bolsonaro e dos seus filhos

Chico Mendes: 30 anos do assassinato do líder seringueiro

Chico Mendes: 30 anos do assassinato do líder seringueiro

Chico Mendes está sendo lembrado no mundo inteiro pelos 30 anos do seu assassinato.