Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Rondônia é só Porto Velho?


Lúcio Albuquerque - Gente de Opinião
Lúcio Albuquerque

Não foi a primeira vez que ouvi ou li sobre Rondônia: “Rondônia é só Porto Velho?”. Em 1943 quando constituído o Território, o Guaporé ficou com quatro municípios, a partir de 1945 com dois, Porto Velho e Guajará-Mirim.

Recentemente coube a louvável ideia, de homenagear mulheres pioneiras em suas várias atividades profissionais, ao Judiciário, laureando as que muito fizeram, essas senhoras, algumas delas por minha profissão de repórter as entrevistei, ri das histórias que contavam e com elas aprendi muito.

O título do texto explicativo distribuído pelo TJ foi “Galeria “Primeira Mulher de Rondônia no TJRO emociona pioneiras do Estado”. Aí li a lista. Nela creio há reparos a fazer.

1) a primeira mulher eleita em Rondônia foi a senhora Aliete Mata Morhy (1972) também a primeira reeleita (1976), ambas as vezes na Câmara Municipal de Guajará-Mirim – a lista do TJ cita a professora Marise Castiel (1976) como “Primeira mulher vereadora de Porto Velho”. 

Mas não estamos tratando do Estado? Por que “de Porto Velho”? Vamos em frente.

2) A lista consta que “Odaísa Fernandes - 1ª Mulher deputada estadual de Rondônia”. Minha amiga de quase meio século foi da primeira bancada feminina da Assembleia Legislativa, mas a primeira eleita (dentre todos os 24 eleitos) foi a costureira Joselita Araújo, de Ouro Preto. Odaísa, se alguém a quisesse laurear, poderia ter lembrado que ela foi a primeira mulher a  presidir o Poder Legislativo.

Odaísa ainda tem a seu favor ter sido a única mulher a assinar uma Constituição rondoniense (a de 1983 não tinha presença feminina), em 1989 – a outra componente da bancada feminina, Joselita Araújo, renunciou ao mandato parlamentar por ter sido eleita prefeita de Ouro Preto do Oeste e assumido no início daquele ano.  

Senti falta, por exemplo, de homenagem à professora Aurélia Banfield, primeira negra a lecionar Português por aqui. Alguém poderá alegar que a veneranda mestra não tinha ligação com  o Judiciário, mas a senhora Labibe Bartolo, pelo que eu saiba, também não.


FUTEBOL

A Conmebol divulgou em comunicado, terça-feira (1), que a regra anticera será utilizada na Libertadores e Sul-Americana de 2025. Caso o goleiro segure a bola com as mãos por mais de oito segundos, o árbitro deverá marcar escanteio para o adversário. Os cinco segundos finais da contagem serão sinalizados.


MEDO DA FOTOGRAFIA

Numa turma que todas as manhãs tomam café na padaria “Pão Recife”, o comentário nesta quarta-feira era a queixa, atribuída por um dos participantes ao senador Confúcio Moura, reclamando de não ter sido convidado para uma inauguração em Ariquemes.

Conforme um conhecido jornalista, o não convite teria sido por temor, dos políticos ariquemenses, de aparecer na fotografia com o senador. Só não explicou o motivo do temor.


BOM EXEMPLO

A Academia Guajaramirense de Letras, em parceria com a Unir e a prefeitura do município, realiza dia 8 no auditório da Unir uma sessão especial sobre  aniversário da “Pérola do Mamoré”.


PARTIDO DO VOLEIBOL

Este causo se passou em 1978.

Estou almoçando no extinto Café Santos e conhecida figura do jornalismo local, que fazia questão de se identificar como 'agente do SNI', senta e puxa conversa.

Era aí pelo final da década de 70, havia uma ebulição para criação de novos partidos políticos. O cara começa dizendo que gostaria de participar de um e pergunta se eu faço parte de algum.

Eu, que nunca fui filiado a qualquer deles (e continuo assim em 2025), digo que estamos montando um e que contava com um oficial comandante de guarnição militar federal, professores, desportistas e até o então secretário municipal Chiquilito Erse.

O cara se ouriçou, disse que queria também participar, anotou tudo e quis mais detalhes. Dentre estes 'qual o nome do partido?'. E eu: 'É o PV'. E o cara, insistindo: 'Que PV?".

E eu: 'Partido do Voleibol, aliás, acabamos de criar a Federação Rondoniense de Voleibol'. O camarada levantou da mesa, rasgou as anotações e foi embora, não sem antes dizer que o meu nome no SNI estava 'numa lista vermelha', o que se assemelharia a estar visado pelos 'homens'.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”

Em 1970 o coronel EB Marques Henriques era o governador de Rondônia e teve de cumprir a portaria 195/70, do ministro das Minas e Energia Dias Leite, p

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda

Cidade pacata, Porto Velho “acordava” com o apito da usina de luz às 5 da manhã e “ia dormir” 22 horas, quando a usina dava um corte rápido no forneci

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem

ESTÁ NA REGRAApesar das reclamações de flamenguistas, a expulsão de Carrascal em seu retorno ao campo, para o início do segundo tempo, está conforme a

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (II) - “Acabar esse aqui vou lá buscar mais”

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (II) - “Acabar esse aqui vou lá buscar mais”

Com a descoberta da cassiterita no final da década de 1950, primeiro nas terras do seringalista Joaquim Pereira da Rocha, houve uma “corrida” rumo à s

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)