Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 7 de abril de 2025


O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 7 de abril de 2025 - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1955 – Anunciando o reativamento da entidade, a Associação Galística do Guaporé dá posse a sua nova diretoria.

1954 – O técnico Francisco Pinheiro, representante do Território junto à Spevhea, propõe um programa de incentivo e valorização do setor produtivo rural do Guaporé.

1982 – Dezenas de famílias, retiradas da zona alagadiça na margem do Rio Madeira, aguardam definição para onde vão. A prefeitura já abriu um bairro inteiro, mas ainda precisa de mais locais para os alagados.

1985 – Governador do Território (abril/79 a dezembro/81), daí em diante do Estado, Jorge Teixeira comemora com inaugurações o seu 6º ano à frente de Rondônia.

1988 – Mais de mil servidores da Sesau devem ser demitidos, admitiu o secretário de Saúde Confúcio Moura e enquanto o concurso não é realizado cai muito o nível de atendimento do HB e do João Paulo. 

1990 – Falta carne de boi nos açougues de Porto Velho e alguns setores do serviço público, como Saúde e Educação estão praticamente paralisados.

HOJE É

Dia do Jornalista. Dia Mundial da Saúde. Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. 

Católicos celebram São João Batista de la Salle, São Germano de Paris, 

BRASIL

1831 – O imperador D. Pedro I abdica em benefício de seu filho, D. Pedro de Alcântara, então com 5 anos e que assume o trono s[o 10 anos depois. 2011 – Massacre em escola deixa doze crianças e o atirador mortos (em Realengo, )Rio de Janeiro.

MUNDO

1795 – A convenção francesa estabelece o Sistema Métrico Decimal. 1948 - Criação da Organização Mundial da Saúde.

FOTO DO DIA

ZÉ PEDRO SÁ

No final da década de 1970 no jornal “O Guaporé”, um garoto trabalhava na oficina, e depois passou a fazer matérias esportivas, crescendo em qualidade profissional, até que foi levado pelo Pai, fato que nos abalou, nós que formávamos uma pequena comunidade do jornalismo local.

Como muitos de nós (hoje ainda há alguns) o Pedro Sá aos poucos foi deixando de lado a gráfica do “Guaporé” e cada vez mais atuando no jornalismo, buscando ainda uma melhor formação escolar. O texto a seguir assinado pelo historiador Ilmar Souza (*) lembra fatos do Zé Pedro, que quando faleceu em 1981 cursava Economia no CESUR.

“Naquele ano a Comissão organizadora dos I Jogos Universitários de Rondônia,  denominou a competição "Torneio José Pedro Sá", em homenagem ao jornalista e universitário falecido [...]. Pedro Sá era membro do Conselho Regional de Desportos, ex-atleta de futebol do Moto Clube, trancou a matrícula no Curso de Estudos Sociais do Núcleo da UFPA e cursava economia no CESUR”

José Pedro Sá é patrono do “Ginásio de Esportes” da Escola Rio Branco.”

(*) Saudosismo portovelhense

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”

Em 1970 o coronel EB Marques Henriques era o governador de Rondônia e teve de cumprir a portaria 195/70, do ministro das Minas e Energia Dias Leite, p

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda

Cidade pacata, Porto Velho “acordava” com o apito da usina de luz às 5 da manhã e “ia dormir” 22 horas, quando a usina dava um corte rápido no forneci

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem

ESTÁ NA REGRAApesar das reclamações de flamenguistas, a expulsão de Carrascal em seu retorno ao campo, para o início do segundo tempo, está conforme a

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (II) - “Acabar esse aqui vou lá buscar mais”

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (II) - “Acabar esse aqui vou lá buscar mais”

Com a descoberta da cassiterita no final da década de 1950, primeiro nas terras do seringalista Joaquim Pereira da Rocha, houve uma “corrida” rumo à s

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)