Sexta-feira, 28 de janeiro de 2022 - 06h00

COMEMORA-SE
Dia Mundial dos Corais da Amazônia. Dia Nacional do Auditor-Fiscal do Trabalho, Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, Dia Internacional da Proteção de Dados, Dia do Portuário.
Católicos lembram São Tomás de Aquino
RONDÔNIA
1983 – Criadas 5 comissões na Assembleia Estadual Constituinte, para elaborar a 1ª Carta Estadual.
BRASIL
1808 — Seis dias depois de chegar ao Brasial fugindo da invasão francesa a Portugal, D. João VI decreta a abertura dos portos brasileiros às nações amigas. 1942- O Brasil rompe relações com a Alemanha, Japão e Itália. 1943 – Na Conferência de Natal (RN) os presidentes Getúlio Vargas e Franklin Roosevelt (EUA) detalham a criação da Força Expedicionária |Brasileira que iria guerrear na Itália.
MUNDO
• 1521 — Começa a Dieta de Worms para jul,gar o padre alemão Martinho Lutero e suas 95 teses, movimento que gerou o protestantismo. 1887 — Colocada a 1ª pedra da Torre Eiffel (Paris), projetada por Gustave Eiffel. Quando inaugurada em 1889, era construção mais alta do mundo, com 300 metros de altura. 1986- Seis astronautas e uma professora são mortos após a explosão da espaçonave Challenger (EUA). 2016 — A Organização Mundial da Saúde admite um surto do vírus da zica.
FOTO DO DIA
Até a década de 1990 filas enormes se formavam na porta da Telecomunicações de Rondônia, Teleron, por pessoas dormindo nas filas em busca de comprar uma linha telefônica (fixa) o que, segundo Ilmar Esteves, administrador do grupo “Saudosismo Portovelhense” (foto), custava “uma nota, que excluía parcelas significativas de famílias que sonhavam ter um telefone residencial. Além de enfrentar enormes filas para comprar uma linha na Teleron, a seguir ia a uma loja adquirir o aparelho, e o fato de ter um telefone em casa fazia a família ser paparicada por vizinhos, amigos e desconhecidos. Só na primeira metade da década de 1990 surgiriam no mercado portovelhense os primeiros modelos – o original em 1983 pesava quase um quilo. Quem precisasse telefonar tinha de usar o orelhão mais próximo al[em de ter disponível a respectiva ficha para usar o equipamento. O prédio da foto ficava na esquina da D. Pedro II com a Presidente Dutra, foi derrubado e o terreno abandonado.
Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA - Ninho de campeões espera a melhor oferta
“A quadra do Flamengo está à venda”. Ontem pela manhã o grande nome do vôlei rondoniense, que liderou a primeira conquista nacional do esporte do entã

NO MUNDO DOS ESPORTES - Hoje tem Fera da Zona da Mata x Jaconeros
GUAPORÉ (RO) X JUVENTUDE (RS)O Guaporé (de Rolim de Moura), depois de eliminar o Galvez (AC), vai ter um “osso duro de roer” nesta quinta-feira contra

NO MUNDO DOS ESPORTES - 24 times disputam vaga na Copa do Brasil 2027
COPA VERDEDividida em Copas Norte e Centro Oeste, a CBF sorteia nesta terça-feira os jogos que apontarão o campeão da Copa Verde. Os clubes da Copa No

NO MUNDO DOS ESPORTES - Fifa com novas regras na Copa
SERÁ QUE VAI?Sábado, 28, a Fifa anunciou cinco mexidas nas regras até agora vigentes no futebol, todas em vigor na Copa deste ano. Veja aí: 1ª - Conta
Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)