Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Humaitaenses são diplomados em solenidade de destaque na Academia de Letras, Ciências e Cultura da Amazônia


Humaitaenses são diplomados em solenidade de destaque na Academia de Letras, Ciências e Cultura da Amazônia - Gente de Opinião

No dia 27 de março de 2026, a cidade de Manaus foi palco de uma cerimônia marcada por reconhecimento, cultura e valorização da identidade amazônica. O auditório da Escola Superior de Magistratura do Amazonas (ESMAM) recebeu a solenidade de Diplomação e Posse dos novos Acadêmicos Titulares da Academia de Letras, Ciências e Cultura da Amazônia (ALCAMA).

A honraria é concedida a personalidades que se destacam pelo compromisso com a sociedade, pela valorização da cultura e pelo amor à Amazônia. Mais do que títulos, os novos acadêmicos representam vozes ativas na construção de um futuro melhor, por meio da produção intelectual, ações sociais e defesa das raízes amazônicas. O lema da academia, “Tempus Futurum Pro Defensione” (Tempo futuro para defender), reforça esse propósito.

E Humaitá esteve muito bem representada.

Quatro nomes ilustres do município foram diplomados: Alcenor Moreira, Daniel Gomes de Sá, Encielmo Pereira Pessoa e Raimundo Benarós. Profissionais que carregam em suas trajetórias o compromisso com a história, a cultura e o desenvolvimento da região.

Entre historiadores, escritores, poetas e estudiosos, os homenageados têm em comum o papel de guardiões da memória e promotores da cultura amazônica — valores que fortalecem não apenas Humaitá, mas toda a identidade regional.

A conquista reforça o protagonismo de Humaitá no cenário cultural do Amazonas e evidencia que, mesmo distante dos grandes centros, o município segue formando grandes nomes que fazem a diferença.

Uma noite de honra, reconhecimento e orgulho para Humaitá.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (VI) – O ANO DA COPA EM RO

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (VI) – O ANO DA COPA EM RO

Em abril de 1974 o ex-governador Marques Henriques assumiu, até maio de 1975, pela segunda vez, o governo do Território e, fanático por futebol, conse

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE?  (Veja respostas no final)

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)

1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a  Espanha, campeã só em 2010,  ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24  horas an

Gente de Opinião Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)