Sábado, 23 de abril de 2022 - 06h05

COMEMORA-SE
Dia Mundial do Escoteiro. Dia Nacional da Educação de Surdos Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor. Dia Nacional do Choro, Dia Nacional do Choro.
Católicos lembram São Jorge, Santa Maria Gabriela Saghedou, São Adalberto.
RONDÔNIA
1964 – Último dia do capitão Anachreonte, autoproclamado “agente da revolução”, no governo do Território, desde 1 de abril.
BRASIL
1811 – D. João VI cria a Academia Real Militar do Rio de Janeiro, núcleo inicial da Academia Militar de Agulhas Negras, a Aman. 1897 - Nasceu o flautista, saxofonista, arranjador, compositor e maestro Pixinguinha, patrono do Dia do Choro. 2014 — Entra em vigor a lei que regula o uso da Internet no Brasil. 2017 — Morre Jerry Adriani, ator e cantor, um dos ícones da “Jovem Guarda”.
MUNDO
303 — Morre Jorge da Capadócia, depois São Jorge . 1516 — A Lei da Pureza da Cerveja é promulgada pelo duque Guilherme IV da Baviera em Ingolstadt. 1616 - Morrem os escritores inglês William Shakespeare, considerado um dos maiores escritores de todos tempos e o espanhol Miguel de Cervantes.
FOTO DO DIA
Autointitulado “Agente da Revolução”, de 1964, no Território Federal de Rondônia, o capitão Anacrheonte Koury, que dia 1 de abril tomou as rédeas do Território, cumpriu 23 de abril daquele ano seu último dia no Palácio Presidente Vargas e, como fizera quando se identificou na noite de 31 de março, desapareceu. Na lista de governadores do Território seu nome não consta e nem sua foto na galeria dos que ocuparam a função desde 1944. Costumava visitar as escolas e, quando faltava professor, conforme narrava o historiador Abnael Machado de Lima, Anachreonte dava aula falando sobre civismo. Oficial da Engenharia do Exército, era considerado um bom professor de Matemática. O “homem das sombras” foi encontrado morto em seu apartamento do Rio de Janeiro, supostamente por um parceiro.
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
NO MUNDO DOS ESPORTES - A VENDA DA VAGA
Em 2013 o então diretor de competições da Federação de Futebol de Rondônia, jornalista João Dalmo impediu que o Vilhena, que como campeão rondoniense

NO MUNDO DOS ESPORTES - UNIÃO CACOALENSE
O time da “capital do café”, representante Rondônia na Copinha /2026, inicia amanhã, 4, na cidade de São Carlos, sua participação na competição realiz

NO MUNDO DOS ESPORTES - BOAS NOVAS
Os times do grupo A do campeonato rondoniense de futebol 2026, cuja competição começa dia 17 de janeiro, têm bons atrativos para tornar a disputa mais

Até poucos anos a Arler, Associação que reunia jornalistas da área esportivas de Rondônia, era bem ativa. Na foto posse de uma das diretorias da en
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)