Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 de maio de 2025


O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 de maio de 2025 - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1920 – Na vitória por 2x0 sobre o União, os atletas do Ypiranga foram animados pelos “gárrulos de 13 gentis torcedoras” e a partida foi pela 1ª vez contada a cada minuto no jornal Alto Madeira.

1948 – Ameaçado o serviço de radiotelegrafia do DCT no Território: os telegrafistas pediram demissão para ganhar mais no governo do Guaporé. 

1950 – Lista dos “radiófilos” que anunciaram a fundação da Rádio Cayari:  Humberto Correia, Humberto Amorim, Moacyr de Miranda, Mac D. Rivero, Marco A. Guzman, Balduino Lira, Odelio Serpa, Hilarino Cunha e Artur Marques. 

1985 – Seis anos e 35 dias após assumir o governo do então Território de Rondônia, Jorge Teixeira deixa o Estado que ajudou a criar.

1986 – O deputado estadual Zuca Marcolino, ex-PDS e agora PSB, confirmou ser candidato a governador na primeira disputa estadual, este ano.

1989 – Decisão do STF garante a Rondônia a posse da Ponta do Abunã (distritos de Extrema e Nova Califórnia), que fora ocupada pelo governo do Acre. 

1991 - De autoria do deputado Isaac Bennesby, a Assembleia Legislativa aprovou projeto que concede financiamento, via Beron, para produtores rurais construírem suas casas.

HOJE É

Dia do Gari. Dia Internacional da Luz. Dia Internacional da Convivência em Paz. Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca. 

Católicos celebram Santa Margarida de Cortona, Santo Alexandre, Santo Ubaldo, Santo André Bobola, Santo Simão Stock, São João Nepomuceno, 

BRASIL

1978 – Um adepto de uma denominação protestante, destrói a imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional, depois recuperada. 2012 — Entra em vigor Lei de Acesso à Informação, regula o direito à informação pública.

MUNDO

1929 — O filme “Asas” é o ganhador da 1ª edição do Oscar em Hollywood. 1975 – A alpinista japonesa Junko Tabei torna-se a 1ª mulher a escalar o Monte Everest.

FOTO DO DIA

MUSEU INTERNACIONAL DO PRESÉPIO

Funcionando desde agosto de 1998, na igreja paróquia São Tiago Maior, zona Leste/PVh, o Museu Internacional do Presépio “Padre Enzo Guarino”, passou em 2006 a um novo endereço. 

A mudança foi em razão de, naquele ano, ter sido instalado naquele templo o santuário de Nossa Senhora Aparecida em Porto Velho, constituído por decreto do arcebispo dom Moacir Greechi, mudança que se efetivou em 2008. 

Em suas novas instalações o museu foi reinaugurado na Vila de Nazaré, na Associação São Tiago Maior, situado na rua Mané Garrincha, nº 3154, no bairro Socialista, de 4ª a domingo das 14 às 20 horas.

Com obras de artistas brasileiros e de outras 50 nacionalidades, o local abriga também o maior Museu Monumental Permanente do Brasil, sendo o segundo maior do mundo. O primeiro é o Museu Monumental Permanente de Caltagirone, na Itália.

Cerca de mil presépios e outras 2,8 mil peças de arte contam a história de Jesus, desde seu nascimento menino Jesus por meio de encenações e esculturas doadas por artistas brasileiros e de várias nacionalidades.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”

Em 1970 o coronel EB Marques Henriques era o governador de Rondônia e teve de cumprir a portaria 195/70, do ministro das Minas e Energia Dias Leite, p

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda

Cidade pacata, Porto Velho “acordava” com o apito da usina de luz às 5 da manhã e “ia dormir” 22 horas, quando a usina dava um corte rápido no forneci

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem

ESTÁ NA REGRAApesar das reclamações de flamenguistas, a expulsão de Carrascal em seu retorno ao campo, para o início do segundo tempo, está conforme a

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (II) - “Acabar esse aqui vou lá buscar mais”

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (II) - “Acabar esse aqui vou lá buscar mais”

Com a descoberta da cassiterita no final da década de 1950, primeiro nas terras do seringalista Joaquim Pereira da Rocha, houve uma “corrida” rumo à s

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)