Quinta-feira, 15 de junho de 2023 - 06h01

RONDÔNIA
1938 – Pela 1ª vez o jornal Alto Madeira publica resultado do Brasil numa Copa do Mundo: vitória de 2x1 sobre a Checoslováquia. A manchete dizia só: “Jogo Internacional de Futebol”.
1949 – Em terreno cedido pelo bispo dom João Batista Costa, está em construção o Dispensário par Tuberculosos, obra proposta pelo Rotary Clube.
1963 – Milhares de pessoas aplaudem os jornalistas Vinícius Danin e Milton Alves, que vão pela BR-29 numa lambreta, a Brasília, pedir ao presidente João Goulart verbas para concluir a obra.
1984 – Lei, assinada pelo prefeito Sebastião Valladares, determina que assessorias de imprensa nos órgãos municipais devem ser ocupadas só por profissionais com registro.
COMEMORA-SE
Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (ONU). Dia do Paleontólogo.
Católicos celebram São Vito, Santa Germana Cousin, beata Albertina Berkenbrock
BRASIL
1962 - O presidente João Goulart assina a LEI No 4.070, criando o Estado do Acre, o 21º do país. 1978 – Morre o instrumentista Adolfo Antônio Nascimento, o Dodô (n. 1978), inventor do Trio Elétrico.
MUNDO
1752 – Benjamin Franklin prova que um relâmpago gera eletricidade.
1924 – Publicado o livro “20 Poemas de Amor e uma Canção Desesperada”, de Pablo Neruda. 1963 – A soviética Valentina Vladimirovna torna-se a primeira mulher a viajar para o espaço. 1994 — Israel e Vaticano estabelecem relações diplomáticas.
FOTO DO DIA
ÚLTIMO DO GUAPORÉ E 1º DE RO
O coronel José Ribamar de Miranda foi o primeiro governador do Território a participar de mudança importante: era o ocupante do cargo no Território do Guaporé quando o presidente JK assinou a lei que tornou Rondon patrono do que, 25 anos depois, o último governador do Território, o coronel Jorge Teixeira, seria também personagem, quando Rondônia passa a Estado.
Em sua administração, José Ribamar de Miranda sugeriu aproveitar as corredeiras de Santo Antônia (Rio Madeira) para a geração de energia (o que aconteceu 55 anos depois), a criação de mais municípios (eram só dois, Porto Velho e Guajará-Mirim) – o que só aconteceria em 1977, identificou área do Belmont (atual aeroporto Governador Jorge Teixeira) para ser o campo de pouso da capital.
Mandou soltar presos políticos, mas enfrentou dificuldades, conforme o historiador Francisco Matias, porque o PSP, liderado “pelo médico Renato Medeiros, era um partido que não reunia elementos necessários para compor um governo austero”.
Já em 1950, como secretário-geral do Território, José Ribamar de Miranda (foto) criou a Associação Guaporeense de Imprensa.
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”
Em 1970 o coronel EB Marques Henriques era o governador de Rondônia e teve de cumprir a portaria 195/70, do ministro das Minas e Energia Dias Leite, p

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda
Cidade pacata, Porto Velho “acordava” com o apito da usina de luz às 5 da manhã e “ia dormir” 22 horas, quando a usina dava um corte rápido no forneci

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem
ESTÁ NA REGRAApesar das reclamações de flamenguistas, a expulsão de Carrascal em seu retorno ao campo, para o início do segundo tempo, está conforme a

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (II) - “Acabar esse aqui vou lá buscar mais”
Com a descoberta da cassiterita no final da década de 1950, primeiro nas terras do seringalista Joaquim Pereira da Rocha, houve uma “corrida” rumo à s
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)