Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 - 07h20
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando ele foi nomeado governador do então Território eu já morava aqui há quatro anos e nem me convidou nem, tampouco, pedi para trabalhar com ele.
Meu relacionamento com ele sempre foi profissional: era uma boa fonte de notícias, mas, talvez porque nunca fui de pajear ninguém, nunca nos aproximamos, apesar de várias vezes nos termos encontrado em situações diversas, lá e aqui.
Numa das vezes, quando ele seguia como “governo itinerante”, pouco antes da instalação do Estado, aconteceu: Na prefeitura de Pimenta Bueno eu e outros repórteres estávamos “cobrindo” uma reunião dele com seus secretários e os prefeitos da região.
Como sempre fiz, procurei ficar em ponto discreto para observar bem e ouvir melhor. E não fazendo, como muitos, folhas e mais folhas de anotações. Fazem já algumas décadas que procurou mentalizar, anotando apenas o que considero importante. Estou nisso quando o Teixeira grita de lá:
- Lúcio, vê lá o que vais escrever.
Dei o troco na hora: “Governador, eu nunca vou ensinar ao senhor seu ofício. Também não aceito que o senhor queira ensinar o meu”. Acabou o “itinerante” e eu viajei a Brasília.
No retorno, dias depois, ao sair da pista para receber a mala encontro um assessor bem próximo a Teixeira diz, em alto e bom som que “O coronel está zangado contigo”.
Só para encher a paciência dele perguntei “Qual coronel? O do BEC, o da Polícia Militar, o da Brigada?”. Aí ele disse, “Não, é o Teixeira”. Aí eu decidi fazer uma gozação.
“Cara, se fosse dona Fátima zangada comigo aí eu iria me preocupar, mas o Teixeira? Pode deixar que com ele me entendo”.
Quanto ao Teixeira, no dia seguinte nos encontramos e ele lembrou do tempo em que era péssimo jogador de voleibol e reclamava que eu não deixava (na época eu era árbitro) que ele puxasse a rede para baixo para bloquear.
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 de abril de 2025
RONDÔNIA1949 – Além de ordenar a instalação de 10 estações telegráficas nas vilas no Rio Guaporé e Mamoré, o governador Araújo Lima confirmou a inaugu
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 28 de abril de 2025
RONDÔNIA1878 – Com 500 toneladas de carga e centenas de trabalhadores para a 2ª tentativa de construção da EFMM, o navio “Metrópolis” sai de Filadelf
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 27 de abril de 2025
RONDÔNIA1918 – O juiz Juventino Themundo, da comarca de Porto Velho, informa: A única seção eleitoral do município vai funcionar na sede da Superinten
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 26 de abril de 2025
RONDÔNIA1925 -Começam as aulas do curso médio no Instituto “Paulo Saldanha”, em Guajará-Mirim.1942 -O seringalista Otávio Reis, da região de Abunã, pr