Quinta-feira, 26 de junho de 2025 - 07h50

RONDÔNIA
1872 – Engenheiros e trabalhadores desembarcam em Santo Antônio, onde seria o ponto inicial da Madeira-Mamoré. Foi a 1ª tentativa de construir a ferrovia
1919 – Com a procissão em que o andor do Sagrado Coração de Jesus, foi levado por “jovens senhorinhas”, foi encerrada a “kermesse”, cuja arrecadação se destinou à construção da igreja matriz de PVh.
1953 – A equipe da Divisão de Segurança e Guarda vai fiscalizar os preços de gêneros alimentícios, após denúncias de cobranças muito acima da tabela.
1982 – O presidente João Figueiredo sanciona a lei, aprovada pela Câmara Federal, criando a Universidade Federal de Rondônia.
1983 – Para o governador Jorge Teixeira as notícias de uma “limpa” no 1º escalão do governo, são geradas pelo grupo do senador Odacir Soares, vencedores da convenção regional do PDS.
1985 – Acusado por vereadores de “desmando administrativo”, o prefeito Tomás Correia (PMDB) responde: “É extorsão. O que querem é dinheiro e a prefeitura não pode atender”.
1989 – Entra em funcionamento a turbina 1 da hidrelétrica de Samuel, àquela altura ainda no município de Porto Velho.
HOJE É
Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas (ONU). Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura (ONU). Dia Nacional do Diabetes. Dia do Metrologista.
Católicos celebram Santos João e Paulo – mártires, São Josemaría Escrivá de Balaguer.
BRASIL
1862 — Império do Brasil: O Sistema Métrico Francês é adotado no país. 1969 – Circula o semanário “O Pasquim”, em 1991 suja última edição.
MUNDO
1819 – Denis Johnson (1760/1833) patenteia a 1ª bicicleta com semelhança mecânica às atuais. 2000 – Cientistas decifram o genoma humano. 1997 – Lançado o 1º livro da série Harry Potter.
FOTO DO DIA
DA AULA “POLYMÁTICA” À UNIR
Barões da borracha, no primeiro ciclo da “hevea brasiliensis”, em Belém ou Manaus, mandavam os filhos estudar na Europa ou que sua roupa fosse levada para lavar e passar em Paris ou Londres, ou acendiam seus charutos com notas de 100 libras.
Parece lenda, e há registros que não deixam dúvida, mas certamente senhores da borracha na região do Rio Madeira, que mantinham casas comerciais ou residenciais em Belém ou Manaus seguiam essa tendência.
Em 1909 em Manaus já funcionava o embrião de uma universidade, e já em 1916 em Porto Velho se cria o primeiro curso preparatório para cursos superiores, dirigida pelo professor Manoel Afonso dos Santos Júnior. Era a “Aula Polytemática”.
As primeiras turmas de cursos superiores por aqui foram através de convênios do Território com as universidades do Pará e do Acre.
Criada, a Universidade Federal de Rondônia incorporou os cursos oferecidos pela Fundação Centro de Ensino Superior de Rondônia (Fundacentro), instituição municipal de Porto Velho.
Foto: UNIR-centro em Porto Velho.
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”
Em 1970 o coronel EB Marques Henriques era o governador de Rondônia e teve de cumprir a portaria 195/70, do ministro das Minas e Energia Dias Leite, p

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda
Cidade pacata, Porto Velho “acordava” com o apito da usina de luz às 5 da manhã e “ia dormir” 22 horas, quando a usina dava um corte rápido no forneci

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem
ESTÁ NA REGRAApesar das reclamações de flamenguistas, a expulsão de Carrascal em seu retorno ao campo, para o início do segundo tempo, está conforme a

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (II) - “Acabar esse aqui vou lá buscar mais”
Com a descoberta da cassiterita no final da década de 1950, primeiro nas terras do seringalista Joaquim Pereira da Rocha, houve uma “corrida” rumo à s
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)