Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

DEVEZEMQUANDARIO: o universo dos paralímpicos vive um escândalo


DEVEZEMQUANDARIO: o universo dos paralímpicos vive um escândalo - Gente de Opinião

VAI PASSAR?

O senador Jaime Bagattoli (PL) protocolou um projeto de lei restringindo a concessão de benefícios penais em casos de reincidência ou conduta criminal habitual. O projeto do senador rondoniense propõe mudanças no Código Penal, no Código de Processo Penal, na Lei de Execução Penal e na Lei dos Juizados Especiais.

EDUCAÇÃO

E com H maiúsculo. Nesta quarta-feira, dia 21, às 15h, o In Foco Podcast recebe Profª Úrsula Maloney, um verdadeiro ícone da educação em Rondônia. Filha de barbadiano que chegou a Porto Velho em 1910 para trabalhar na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Úrsula nasceu em 16 de dezembro de 1936 e foi uma das primeiras professoras formadas no então Território Federal de Rondônia. Atuou com destaque em cargos de direção no setor educacional desde a década de 1960.

POR QUÊ?

Recebi uma pergunta que transfiro para quem deve explicar: “Porque o funcionário público que comete crime perde função e fica sem qualquer benefício. Por que Judiciário e MP mantém a aposentadoria compulsória?

ESCÂNDALO

O universo dos paralímpicos vive um escândalo, com a descoberta de que a atleta do Azerbaijão a judoca Shahana Hajiyeva, ouro na paraolimpíada de Tóquio 2020, categoria -48 kg, para cegos, não seria cega. A descoberta foi num exame médico antes do mundial do esporte previsto para este final de mês em Cazaquistão.

FUTEBOL

O técnico Carlo Ancelotti inicia seu trabalho à frente da Seleção Brasileira na próxima segunda-feira (26). Então o italiano também anunciará os convocados para os compromissos iniciais na Amarelinha. 

JOGOS

Dois jogos ainda pelas eliminatórias da Copa: Dia 5 de junho o adversário é o Paraguai e no dia 10 será a vez do Equador. Depois só em setembro contra Chile e Bolívia.

ÁGUA

Morando há quase meio século na Duque de Caxias, nunca tinha visto faltar água no sistema da Caerd, diariamente. E o verão ainda nem começou para valer.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”

Em 1970 o coronel EB Marques Henriques era o governador de Rondônia e teve de cumprir a portaria 195/70, do ministro das Minas e Energia Dias Leite, p

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda

Cidade pacata, Porto Velho “acordava” com o apito da usina de luz às 5 da manhã e “ia dormir” 22 horas, quando a usina dava um corte rápido no forneci

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem

ESTÁ NA REGRAApesar das reclamações de flamenguistas, a expulsão de Carrascal em seu retorno ao campo, para o início do segundo tempo, está conforme a

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (II) - “Acabar esse aqui vou lá buscar mais”

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (II) - “Acabar esse aqui vou lá buscar mais”

Com a descoberta da cassiterita no final da década de 1950, primeiro nas terras do seringalista Joaquim Pereira da Rocha, houve uma “corrida” rumo à s

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)