Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Léo Ladeia

RECEITA DO CLUBE DO COICE: VOTE NUM MÉDICO...


 RECEITA DO CLUBE DO COICE: VOTE NUM MÉDICO... - Gente de Opinião

Frase do dia:

Para resolver os problemas de saúde de Porto Velho, na próxima eleição vote num médico para prefeito".  – Beni Andrade, num coice meio de trivela, cheio de veneno. 

1-Fechando a porteira

“Se correr o bicho pega e se ficar você já sabe”. O prefeito Mauro Nazif está ouvindo a cotia assoviar e tem 10 dias para responder ao MPF que providências irá tomar com relação às recomendações do MPF, que o orientou a não efetuar pagamentos a três empresas – Castilho, Enpa e Madecon – que estão na mira das investigações por supostas irregularidades com a Prefeitura de Porto Velho. Para variar o MPF suspeita de trambiques da gestão anterior e recomenda – e é melhor tomar o purgante prescrito – que o prefeito faça uma auditoria num prazo 90 dias em todos os contratos firmados.

2-Sonhos

Juntando os cacos que sobraram do incêndio, o MPF descobriu que duas das empresas citadas foram contribuintes de peso para a campanha do ex-prefeito Roberto Sobrinho, o que não fere a legislação eleitoral vigente. Ocorre que as três empresas juntas amealharam nada menos que R$59 milhões em obras licitadas pela prefeitura, o que também não seria nada demais, caso não houvesse suspeitas de que tais licitações não fossem viciadas, o que parece existir. Ontem comentei que Roberto Sobrinho sonha com uma cadeira em Brasília. Pelo visto o MPF será o seu pesadelo até a possível eleição.

RECEITA DO CLUBE DO COICE: VOTE NUM MÉDICO... - Gente de Opinião

3-Forças armadas sucateadas

Tomei ao pé da letra parte do discurso do Senador Valdir Raupp para tecer alguns comentários: “Não dá para tolerar mais o narcotráfico. Chegou a hora das Forças Armadas Brasileiras, da Polícia Federal. Não temos nenhuma guerra iminente, nenhuma guerra no continente sul-americano. Então que as Forças Armadas, a Marinha, a Aeronáutica e o Exército sejam usados para combater o narcotráfico no nosso país e nas nossas fronteiras.” A idéia é boa merece o apoio de todos e seria plausível não fosse o estado lastimável em que se encontram. Vamos por partes como diria Jack, o estripador.

4-Marinha...

Nossa frota naval na Amazônia é só um simulacro. Sem verbas e sucateada, canibaliza velhos navios para manter a Esquadra de forma precária, ainda que tenha centros de excelência em pesquisa para a construção e operação de submarinos e grandes navios em funcionamento. A Marinha do Brasil tem um retrato ambulante singrando os mares: é o porta aviões São Paulo, construído pela França em 1957 e sem os antigos e em fase de modernização AF-1/1A Skyhawk baseados. Vamos em frente.

5-Aeronáutica

Apesar de determos tecnologia de ponta para a fabricação de aeronaves, somente agora, quando os velhos Mirage foram desativados é que o governo decidiu com base em critérios não bem explicados adquirir novos aviões de caça, o que nos deixa vulneráveis em termos de vigia do espaço aéreo. Por sorte esse pedaço de mundo chamado América do Sul é pacífico e não há sequer indícios de qualquer tipo de beligerâncias. Mas, a falta de combustível e manutenção acabam comprometendo algo que é vital para a aviação que é o treinamento. Em meio a isso há um nó: a militarização dos controladores.

6-Exército

De todas é a arma mais exposta e por isso aquela cujas mazelas ou excelências saltam aos olhos. Bem treinada, fruto das missões de paz internacionais, parte do nosso Exército vive noutro mundo onde é respeitada e admirada, mas aqui na terra brasilis sofre com a falta de equipamento, armamento e até de definição sobre o seu real tamanho. Um exército profissionalizado ou um exército de conscritos? A ideia de termos as Forças Armadas sendo destinadas ao policiamento de fronteiras, junto com a PF é algo que convence a qualquer um. O problema é que na pratica a teoria é política e joga contra.

7-Fechando o círculo

Como não há guerra e nem indícios, o Brasil não se arma e nem se prepara. E com essa política de um Itamaraty “mui amigo” vamos levando chapuletadas dos Evos Morales da vida e entregando os anéis para preservamos os dedos. O triste é que gerações de militares de formação passarão pela caserna sem deixar legados de conhecimento para o futuro. Vale lembrar que as academias militares não se restringem a ensinar ordem unida e fazer continência. Nos seus centros de excelência estão homens com conhecimento por exemplo da fissão nuclear e de moderníssimos sistemas de comunicação.   

8-E o narcotráfico?

O que rege o mundo do narcotráfico é dinheiro e muito. O combate ao traficante tanto nas ruas ou fronteiras não surtiu efeito e acabou por trazer para a sociedade a violência de que o senador Raupp tratou noutra parte do seu pronunciamento: “A grande maioria dos presos, hoje, e a grande maioria dos crimes que são cometidos no Brasil têm uma ligação com o narcotráfico, têm uma ligação com entorpecentes. E entre os jovens a situação é pior.” Como se pode ver não é só na fronteira. O buraco é mais embaixo. Para ser mais exato, bem abaixo da linha da pobreza. Mas gostei da ideia senador. 


 

RECEITA DO CLUBE DO COICE: VOTE NUM MÉDICO... - Gente de Opinião

9-Quebra de decoro

Um certo cidadão, detentor de mandato eletivo na Câmara dos Deputados foi de uma indelicadeza com um seu visitante que constrangeu a quem viu, assistiu ou soube da bravata. O bobalhão aliás tem mesmo cara de bobalhão aproveitou a abertura do ano legislativo para provocar o presidente do STF, Joaquim Barbosa, que estava sentado a seu lado no Congresso. Durante a solenidade, o aloprado reproduziu o gesto dos dois condenados no momento em que chegavam à penitenciária para pagar as contas com a justiça depois de terem sido condenados pelo STF que é presidido pelo ministro.     


 

10-Pois é...

Dilma quase manda Lobão pro raio que o parta ao saber que o apagão foi causado por um raio.

RECEITA DO CLUBE DO COICE: VOTE NUM MÉDICO... - Gente de Opinião

[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Léo Ladeia

Política & Murupi - Quando o patrão manda abrir a porteira é porque a boiada foi vendida e o dono já é outro

Política & Murupi - Quando o patrão manda abrir a porteira é porque a boiada foi vendida e o dono já é outro

Recomendo vigorosamente àqueles que gostam das entranhas da vida partidária a leitura do livro “COMO MORREM AS DEMOCRACIAS”, um mergulho profundo no

Política & Murupi - Não, o Brasil do pobre faminto não é uma invenção da pandemia e não nasceu hoje

Política & Murupi - Não, o Brasil do pobre faminto não é uma invenção da pandemia e não nasceu hoje

As reportagens sobre pessoas em busca de restos de comida no lixo ou comprando ossos estão proliferando pelas TVS e redes de internet como algo novo

Política & Murupi - Quando tentei entender como funciona o “face”

Política & Murupi - Quando tentei entender como funciona o “face”

Começo com a frase muito difundida no mundo cibernético: se você acha que é um cliente que recebe um produto de graça via internet, acredite: você é

Política & Murupi - O setor da construção civil fechou maio com 2,43 milhões de trabalhadores com carteira assinada

Política & Murupi - O setor da construção civil fechou maio com 2,43 milhões de trabalhadores com carteira assinada

Disse o presidente da poderosa CBIC-Câmara Brasileira da Construção Civil que o setor está operando “como se fosse uma Ferrari andando com o freio d