Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Uma fake news mudou a História do Brasil


Uma fake news mudou a História do Brasil - Gente de Opinião

Hoje estamos comemorando os 129 anos da Proclamação da República, em 1889, pelo marechal Manoel Deodoro da Fonseca. Conta a história que Deodoro era monarquista e que foi meio que forçado liderar o movimento republicano, que já saía dos quartéis. Coube ao então alferes-aluno Cândido Mariano Rondon levar o comunicado da Proclamação da República à Marinha.

 

Outro fato pitoresco desta data histórica é contada pelo jornalista e escritor Laurentino Gomes, autor da trilogia 1808, 1822 e 1889, e que esteve em Porto Velho em duas ocasiões, em 2008, lançando o “1808” e em 2011, lançando o “1822”, a convite do amigo Fred Perillo, no saudoso “Sempre um Papo”:



 Major Sólon, patrono da fake news (Ilustra Laurentino Gomes/Facebook)


“O fenômeno da moda nesta campanha eleitoral são as fake news, ou seja, boatos e informações falsas disseminadas pelas redes sociais com propósitos políticos. O que pouco gente sabe é que esse tipo de prática não é tão novo assim na politica brasileira. A Proclamação da República, em 1889, por exemplo, foi precipitada por uma fake news.

 

No dia 14 de novembro de 1889 uma série de rumores foram plantados de forma proposital na Rua do Ouvidor – que na época funcionaria como uma espécie de Facebook, Twitter ou Whatsapp de hoje – por uma das lideranças do golpe em andamento, o major Frederico Sólon de Sampaio Ribeiro, futuro sogro do escritor Euclides da Cunha.

 

Os boatos diziam que o governo do Visconde de Ouro Preto (primeiro ministro do imperador D. Pedro II) decidira prender o marechal Deodoro da Fonseca e as principais lideranças do movimento republicano. O objetivo, obviamente, era indispor os militares contra as autoridades imperiais. E, de fato, foi o que aconteceu. Da rua do Ouvidor o boato rapidamente chegou aos quartéis e colocou em andamento a máquina da revolução na madrugada do dia 15”. O texto é de 13 de outubro de 2018, publicado no perfil de Laurentino Gomes no Facebook.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)