Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Prefeito-Fantasma Por José Carlos Sá


Blog Banzeiros - Ouvi hoje pela manhã que a praça das Caixas D’Água havia sido interditada. Mas era barrigada de quem deu a notícia. A Defesa Civil do Município interditou apenas uma das três estruturas, justamente a mais idosa, que foi montada no local em 1910. A caixa d’água, em ferro, tem sua base corroída pela oxidação natural do desgaste do material, apressado pelas centenas de litros de urina derramados no local por brincantes do Carnaval na Praça, que era promovido no local desde a primeira administração do prefeito Chiquilito Erse (1989/1992), mas foi interrompida no governo José Guedes (1993/1996). No entanto, outras festas foram realizadas no local e os mijões continuavam vertendo nos pés das caixas d’água.

Fake-prefeito - Gente de Opinião
Fake-prefeito

Para traçar estas considerações acima e tendo meus livros sobre história regional já encaixotados, resolvi consultar o professor Google. Logo na primeira linha da resposta, informações da Wikipedia. Sei que o site não é confiável, mas mesmo assim rolei a tela e encontrei uma informação incrível: o 39º prefeito de Porto Velho teria sido o empresário e político Reditário Cassol – pai do senador Ivo Cassol, do ex-prefeito de Santa Luzia e Rolim de Moura César Cassol e da deputada federal eleita Jaqueline Cassol. O mandato dele teria sido de 10 de abril de 1979 a 15 de maio de 1985. “Prefeito nomeado pelo governador Jorge Teixeira”.

Plágio? - Gente de Opinião
Plágio?

Me considero um razoável conhecedor da história de Rondônia e de Porto Velho. Pensei. Será que pulei esse capítulo? Sabia que Reditário Cassol foi madeireiro e criador de várias cidades no centro do Estado, eleito deputado estadual, depois federal e suplente de senador, mas prefeito de Porto Velho, nunca tinha ouvido falar – o que não quer dizer nada. Fui pesquisar no site da Prefeitura de Porto Velho e lá tem a mesma informação do Wikipedia. Alguém plagiou alguém.

Meus consultores para assuntos históricos Anísio Gorayeb e Lúcio Albuquerque foram unânimes em afirmar: “Reditário Cassol nunca foi prefeito de Porto Velho”, assegurou Anisinho. Lúcio foi mais enfático: “O pior que o site da Prefeitura inclui a mesma besteira. Tudo da Wikipedia”.

Porto Velho teve como prefeitos no período atribuído a Reditário Cassol: 1977/1979 Luiz Gonzaga Farias Ferreira;  1979/1981 Francisco Lopes de Paiva; 1981/1985 Sebastião Assef Valladares; 1985/1987 José Alves Vieira Guedes.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre José Carlos Sá

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho