Porto Velho (RO) domingo, 15 de julho de 2018
×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Governador, prazer em conhecê-lo - Por José Carlos Sá




Blog Banzeiros
 

Foi só com a mudança de endereço do escritório de contabilidade que atende a Banzeiros Comunicação é que fui saber da existência do governador Ari Marcos, nome da antiga rua 8, onde foi se instalar o contador.

A primeira pergunta foi: quem é esse cara e porque é nome de rua em Porto Velho?

Gente de Opinião

Governador Ari Marcos da Silva (Foto Internet)

Pedi ajuda ao gúgol e as primeiras três páginas se referiam à rua. Lá adiante é que descobri que Ari Marcos da Silva foi governador do Território de Rondônia de 27 de março de 1963 a 14 de outubro de 1963. Mas era só. A relação de governadores de Rondônia se repetiu em outros saites. A salvação estava na minha biblioteca. Os professores Esron Penha de Menezes, com o seu “Retalhos para a História de Rondônia” e Francisco Matias, com “Formação Histórica e Econômica de Rondônia” me ajudaram.

Gente de Opinião

Cachoeira de Samuel em 1979 (Foto Juscelino Amaral – Saudosismo Portovelhense)

Gente de Opinião

UHE Samuel (Foto Eletronorte/Eletrobras)

Nestes dois livros soube que Ari Marcos Silva é (ou era) capixaba de Vitória, estudou em Minas Gerais, onde se formou em Medicina Veterinária, com especialização em equinos. Exerceu vários cargos públicos e foi nomeado governador pelo presidente da República João Goulart. O seu principal legado a Rondônia foi a determinação para que fossem realizados estudos para o aproveitamento hidrelétrico da cachoeira de Samuel, no rio Jamary, o que viria a ocorrer algumas décadas depois. A UHE Samuel começou a ser construída em 1982 e foi concluída 14 anos depois, devido à falta de recursos orçamentários do Governo Federal.

Muito prazer, governador.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre José Carlos Sá

Pesar - Por José Carlos Sá

Pesar - Por José Carlos Sá

Volto a lamentar mais uma perda importante. Desta vez foi o falecimento do arqueólogo Eurico Theófilo Miller, que foi pioneiro no trabalho arqueológic

Pacote de bondade #SQN - Por José Carlos Sá

Pacote de bondade #SQN - Por José Carlos Sá

E o que mudou no Brasil de 2014 para hoje? Absolutamente nada. É apenas oportunismo para ganhar votos, já que os problemas econômicos aumentaram.

Que MDB é esse?  Por José Carlos Sá

Que MDB é esse? Por José Carlos Sá

Sei que (P)MDB tem histórico em trairagens...

Quer comprar uma casa em Porto Velho?

Quer comprar uma casa em Porto Velho?

Quer comprar uma casa em Porto Velho? Estamos vendendo a casa onde moramos por 10 anos e construímos nosso lar nessa primeira década de vida em comum.