Porto Velho (RO) segunda-feira, 11 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Governador, prazer em conhecê-lo - Por José Carlos Sá




Blog Banzeiros
 

Foi só com a mudança de endereço do escritório de contabilidade que atende a Banzeiros Comunicação é que fui saber da existência do governador Ari Marcos, nome da antiga rua 8, onde foi se instalar o contador.

A primeira pergunta foi: quem é esse cara e porque é nome de rua em Porto Velho?

Gente de Opinião

Governador Ari Marcos da Silva (Foto Internet)

Pedi ajuda ao gúgol e as primeiras três páginas se referiam à rua. Lá adiante é que descobri que Ari Marcos da Silva foi governador do Território de Rondônia de 27 de março de 1963 a 14 de outubro de 1963. Mas era só. A relação de governadores de Rondônia se repetiu em outros saites. A salvação estava na minha biblioteca. Os professores Esron Penha de Menezes, com o seu “Retalhos para a História de Rondônia” e Francisco Matias, com “Formação Histórica e Econômica de Rondônia” me ajudaram.

Gente de Opinião

Cachoeira de Samuel em 1979 (Foto Juscelino Amaral – Saudosismo Portovelhense)

Gente de Opinião

UHE Samuel (Foto Eletronorte/Eletrobras)

Nestes dois livros soube que Ari Marcos Silva é (ou era) capixaba de Vitória, estudou em Minas Gerais, onde se formou em Medicina Veterinária, com especialização em equinos. Exerceu vários cargos públicos e foi nomeado governador pelo presidente da República João Goulart. O seu principal legado a Rondônia foi a determinação para que fossem realizados estudos para o aproveitamento hidrelétrico da cachoeira de Samuel, no rio Jamary, o que viria a ocorrer algumas décadas depois. A UHE Samuel começou a ser construída em 1982 e foi concluída 14 anos depois, devido à falta de recursos orçamentários do Governo Federal.

Muito prazer, governador.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre José Carlos Sá

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho