Sábado, 15 de setembro de 2018 - 12h15
Blog Banzeiros - Começaram há algumas semanas o trabalho de elevação da rodovia BR-364, próximo à antiga vila de Mutum-Paraná, na altura do km 855 a 875. Esta obra e outra semelhante próximo a Jacy-Paraná, já estavam previstas no projeto original da construção dasuzina do rio Madeira, assunto que ficou no banho-maria, mas que a cheia histórica de 2014 mostrou que a elevação do greide (“perfil longitudinal de uma estrada de rodagem ou de ferro, que dá as alturas dos diversos pontos do seu eixo”) é necessário. A região de Mutum-Paraná já ficava alagada com as cheias anuais, com o rio Madeira represando o rio Mutum-Paraná. Em matéria especial para o Portal Gente de Opinião e para a revista Momento Brasil, escrevi sobre o assunto em outubro de 2007.
Reveja reportagem 14 de abr de 2009 dos jornalistas
José Carlos Sá e Léo Ladeia, no Gente de Opinião.
A elevação perto de Mutum-Paraná é custeada com recursos de mitigação da
concessionária Energia Sustentável de Brasil, responsável pela geração
dasuzina de Jirau. O amigo, repórter-fotográfico Cléris Muniz, passou
ontem (14/09) pelo trecho em obras e narra ao Banzeiros o que
presenciou:
“Quem estiver trafegando ou com intenção de trafegar
neste percurso tem que se preparar para ficar esperando por quase duas
horas, se pegar a sua faixa fechada. Esse trecho de 20 quilômetros ,
onde acontece a obra, fica fechado em meia pista, sendo liberado
conforme a fila se forma de ambos os lados, além disso existem os
apressados e sem paciência, que desobedecem a precedência da fila e
invadem o trecho sem a devida liberação, colocando em risco quem está no
momento de preferência para atravessar. Em determinados pontos não
existe espaço para dois automóveis passar um por outro, o que torna esse
risco, ocasionado pelos desobedientes, um perigo. Informando que existe
preferência e não restrição para ambulâncias e viaturas policiais”.
Vamos às fotos do Cléris Muniz no trecho em elevação:
Galeria de Imagens
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