Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

José Carlos Sá

Banzeiros em verde e amarelo


Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia  


FRASE
"Independência ou briga!" Manchete do Alto Madeira de hoje, analisando a indicação do deputado estadual Chico Paraíba para vaga no TCE-RO. Há muito eu não via uma assunto provocar tanta polêmica na cidade. Onde você chega o assunto pauta as conversas.

++++
BRADO RETUMBANTE

"SEU JUZÉ! Dom Pedro já deu o grito do Ipiranga e o senhor ainda está dormindo?" Meu (muy) amigo Hokney fazendo a alvorada para mim, às 7hs30 desta madrugada de sexta-feira, feriado nacional.

++++
FÁCIL

O presidente e a diretoria da Ceron, junto com a cúpula da Secretaria de Segurança, torram os miolos pensando numa estratégia para prevenir o roubo de cabos elétricos. Não precisa ir longe. Basta "acunhar", como dizem no Nordeste, os compradores de metais. É o receptador quem faz o mercado.

++++
FEIJOADA

Todos convidados para a feijoada do Calixto, neste sábado a partir de 12 horas. O bar do Calixto fica ali na esquina das ruas Brasília e Jaci-Paraná. O "investimento" é de R$ 10 por cabeça e a animação é da turma do samba do bairro Santa Bárbara.

++++
CRÔNICA DE UMA NOITE DE QUINTA-FEIRA

Convidado para uma cerveja, em um bar com vista para o Rio Madeira, fiquei aguardando a confirmação do endereço que não veio. Apelei para o plano B. Não havia Plano B. Após o meu compromisso semanal, sai na noite sem rumo.

++++
CRÔNICA DE UMA NOITE DE QUINTA-FEIRA – 2

Parei em uma lanchonete e pedi uma Skoll, já que estava predisposto a beber uma cerveja. Meus pensamentos vagavam como cachorro sem dono. Eis que atravessa a rua uma mulher, com sacolas nas mãos, sorrindo e vindo em minha direção. Minha memória fisionômica é péssima e fiquei aguardando. Ela disse: "Oi, tudo bom?" "Tudo, e você?" "Indo. Posso sentar com você?" O sinal vermelho acendeu lá no subsolo do cérebro. "Me desculpe, mas já estou indo embora. A cerveja já acabou (verdade)". "Que pena. Você hoje está num daqueles dias." "Hein? Não entendi". "Olhou, comeu. Tchau". "Tchau".

++++
CRÔNICA DE UMA NOITE DE QUINTA-FEIRA – 3

Saí dali em direção a minha casa. Ao passar pela Alexandre Guimarães vi movimento no bar do Antônio Chulé – agora sob administração da dona Alina e sócias -, canto das ruas Joaquim Nabuco e Bolívia. Fui dar uma olhada. O alto comando da Escola de Samba "Asfaltão" promovia a já tradicional "Quinta da Santa". Fiquei por lá. A gentileza do pessoal fez com que eu fosse convidado a desfilar pela escola, já que sou da comunidade, moro no antigo bairro da Favela, adjacente ao Santa Bárbara. Declinei do convite. Em futebol e samba eu não me meto, para alegria de quem gosta das duas coisas bem feitas.

++++
CRÔNICA DE UMA NOITE DE QUINTA-FEIRA – 4

Mas convido a todos que apreciam música sem moderação a comparecerem no dia 28 de setembro, no bar do Antônio Chulé, quando haverá a escolha do samba para o carnaval 2008, que tem como enredo: "Fé, Misticismo, Samba e Boemia – o Asfaltão Canta seu Trabalho". Já existem quatro concorrentes, inclusive um samba da ala de compositoras da Escola, "As Pastoras do Asfaltão".  

++++
CRÔNICA DE UMA NOITE DE QUINTA-FEIRA – FINAL

Antes de ir para casa, fui "batizado" com um banho de cerveja e cachaça. O meu vizinho de mesa foi protestar pelo garçom ter levado o 'isopor' que ele usava e derrubou tudo sobre mim. Assim foi o final de uma quinta-feira, véspera de feriado, que terminou como começou. Sem futuro. 

 ++++
RENUNCIA?

Os noticiários da noite de ontem e da manhã de hoje apontam uma possível renúncia do senador Renan Calheiros às presidências do Senado e do Congresso Nacional. Os analistas políticos dizem que ele já consultou seus aliados e o presidente Lula tem o nome do senador José Sarney na ponta da língua, para indicar como sucessor.

++++
REELEIÇÃO

Uma PEC do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), em tramitação no Senado, propõe alteração na Constituição brasileira, impondo a necessidade de licença ao chefe do poder Executivo ou quem o houver sucedido ou substituído, de se licenciar até seis meses antes das eleições, caso queira concorrer à reeleição. Não entendi se esta licença é definitiva ou se após o pleito, o presidente, governador ou prefeito, pode voltar ao cargo.

++++
É HORA DA PARADA.
[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Turismo ampliado

Turismo ampliado

Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe

Um partido envelhecido precocemente

Um partido envelhecido precocemente

Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB

Bebendo veneno

Bebendo veneno

Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos

A tristeza da miséria humana

A tristeza da miséria humana

Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)